sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Quer ser um bom técnico de computadores?


Game ensina macetes da profissão. Aprenda brincando!

Quer virar um bom técnico de computadores? Então se liga nesse joguinho. O objetivo dele é ensinar sobre manutenção de PCs de uma forma bem divertida e didática. O game é um simulador de erros no computador e você precisa descobrir como consertar o problema. Quanto mais rápido o defeito for identificado, mais pontos você ganha, ele é produzido pela INTEL então imagine a qualidade do jogo.

Quer um exemplo? O primeiro defeito apresentado para mim foi o seguinte: o computador não liga. Aí, cabe ao jogador descobrir em que parte da máquina está o problema. Mau contato, fonte queimada... as possibilidades são várias. O legal é que se você escolhe uma alternativa errada, ele não te penaliza mas explica a real função daquele equipamento. Assim, você vai aprendendo não só com os acertos, mas também com os erros.

O simulador é ideal para quem está começando ou tem vontade de começar nessa profissão. Para jogar, é fácil. Basta clicar no link que está abaixo desse texto, e baixar o programa, eu testei diversas vezes e o legal que ele alterna as perguntas e não fica aquela coisa chata! e confesso todos os defeitos apresentados neste jogo são reais e vivenciei todos eles nos meus 15 anos de profissão.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

MSN Messenger 2009: resolva seus problemas

COMO INSTALAR O MSN SEM INTERNET?

A nova versão do mensageiro agora é obrigatória, mas como contornar os erros recorrentes do Windows Live Messenger 2009?
Com o anunciado fim da versão 8.5 do Windows Live Messenger, o download da versão 2009 parece é a solução mais recorrente, mas acontece que o comunicador pode apresentar alguns inconvenientes. A Microsoft se precipitou na implementação de um programa que não está correspondendo à expectativa dos usuários, seja por complicações nos recursos ou pela aparição de novos erros. Seja qual for a sua dúvida, aqui vai um tutorial para ajudar você com a versão 2009 do MSN.Não deveriam, mas os erros e bugs do Messenger existem e são reconhecidos pela própria Microsoft. A empresa declarou estar correndo atrás de uma solução definitiva para o problema, mas enquanto este dia não chega, o melhor a fazer é arregaçar as mangas e partir ao trabalho. Dirija-se direto ao ponto caso você reconheça sua dificuldade, caso contrário, siga todos os passos até seu MSN voltar ao normal.

Se não funcionou, desinstale!


Caso você tenha sido uma das vítimas de bugs no novo MSN, deletar o programa é uma alternativa mais eficaz do que ficar chorando sobre a mensagem de erro. Não tenha piedade, desinstale o programa “Windows Live Essencials” do seu computador e, caso ainda exista, também as versões anteriores do seu MSN. Você poderá fazê-lo através da ferramenta Adicionar ou Remover Programas do Painel de Controle ou com a ajuda de um desinstalador.


Instalador Online?


O primeiro e mais criticado ponto da instalação ou atualização do MSN é justamente a sua instalação. No mesmo pacote do MSN são oferecidos diversos outros programas e, para não tornar o arquivo desnecessariamente grande, foi adotado um instalador online. Ele funciona bem em conexões banda larga, embora o mesmo não ocorra em internet discada ou de baixa conectividade.Pensando em minimizar os erros de instalação em bandas limitadas, a Microsoft também disponibiliza o download do arquivo completo. Vale lembrar que o programa possui 136 MB e o download pode demorar, para retomar o processo sem corromper o arquivo, utilize um gerenciador de downloads. como por exemplo (Orbit Downloader ou Download Accelerator Plus).




segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O que é Criptografia?







Desde a antigüidade o homem teve grande interesse em enviar mensagens protegidas por códigos. São inúmeros os relatos de criptografia entre os egípcios, gregos e romanos em técnicas tanto inteligentes quanto criativas que preveniam que a informação caísse em mãos erradas. Os tempos são outros, mas o problema é o mesmo, o envio de mensagens força a tecnologia a utilizar meios de codificar o conteúdo a fim de aumentar a segurança dos usuários. Descubra agora no que se baseia a criptografia na computação.
A Chave do ProblemaAssim como em outras áreas, o conceito e o objetivo da criptografia são os mesmos: codificar mensagens para assegurar que a integridade da informação. A diferença está nos meios, ao invés de utilizar recursos exóticos, emprega-se a tecnologia a favor da segurança.










Basicamente o que define a segurança de uma criptografia computacional é a quantidade de bits aplicados a ela. Por exemplo, uma chave de 8 bits gera apenas 256 combinações diferentes, pois este é o resultado de 2 elevado a 8. Isto prova que a criptografia de 8 bits não é de fato segura pois qualquer um que contar com tempo suficiente é capaz de resolvê-la. Imagine agora quantas combinações diferentes existem para uma chave de 128 bits, para quebrar uma chave destas no método da tentativa e erro seria necessária uma década e centenas de milhares de computadores.Chave SimétricaA mais comum das chaves de criptografia, a simetria do nome se refere à relação entre o emissor e o receptor. Desta maneira ambos possuem a mesma chave, assim o emissor codifica a mensagem e o receptor a traduz, mas pouco importa qual deles envia e recebe. A chave é exatamente a mesma, ela é capaz tanto de codificar quanto de traduzir as mensagens. Este é o método aplicado no envio de e-mails, qualquer um pode enviar e receber mensagens legíveis, mas caso ela for interceptada não passará de um monte de caracteres confusos.Chave AssimétricaA chave assimétrica utiliza na verdade utiliza duas chaves distintas, uma chave pública e uma chave privada. Como o nome define, a pública é distribuída livremente, mas esta somente é capaz de codificar a mensagem. A única capaz de traduzir a informação é a chave privada, desta maneira somente o receptor é capaz de traduzir o que qualquer um pode codificar. Este é o método aplicado às senhas de cartão de crédito por exemplo.A criptografia é essencial para a troca de informações através da internet, mas mesmo com tanta segurança, ela jamais será capaz de garantir absoluta integridade do conteúdo. Sempre vão existir pessoas capazes de desenvolver técnicas para quebrar estas chaves, por este motivo é que novas técnicas são criadas a cada dia e as existentes aperfeiçoadas. Todos utilizam a criptografia, a diferença é que na computação ela é aplicada sem que você se dê conta disso.

Como escolher a melhor impressora para a sua casa?



Veja algumas dicas importantes na hora de escolher o equipamento
Elas são companheiras quase inseparáveis dos computadores. E, aqui, acontece algo curioso, que todos já notaram: os aparelhos até que não são tão caros. O problema está nas tintas e nos toners, que vêm depois. Aí, sim, a coisa complica...
Assim como outros aparelhos ligados à informática, no caso das impressoras é super importante você pensar no tipo de uso que você dará ao equipamento, antes de comprar.Dividimos o mercado em 4 tipos básicos de impressoras: as jato de tinta com qualidade fotográfica, as jato de tinta normais, as multifuncionais e as impressoras laser.As multifuncionais fazem muito sucesso, especialmente em ambientes domésticos. E não sem razão: afinal, juntam, num só aparelho, fax, scanner e impressora. Antes de comprar, preste atenção nos cartuchos. Há impressoras que trazem apenas dois cartuchos – um preto e outro para todas as cores. Outras, trazem vários deles, cada um para uma cor. Achamos que essa divisão de cores é mais interessante, porque, assim, você compra apenas aquela cor que acabou. E há cores que a gente usa muito mais que outras, não é? O mesmo cuidado vale para as impressoras jato de tinta normais e fotográficas. Outra coisa importante é a velocidade. Procure saber quantas páginas elas imprimem por minuto. Afinal, nada mais chato que impressora lenta, não é?Saindo do mundo das jato de tinta, nós somos adeptos das impressoras laser – mesmo para casa. E são duas as explicações. A primeira é a qualidade da impressão – geralmente muito mais precisa que nas jato de tinta. A segunda explicação está no bolso. As impressoras laser são mais caras – se forem coloridas, então, muito mais caras. Porém, quando você faz as contas, no longo prazo, acabam saindo mais baratas, porque o custo para imprimir cada página é menor. Como os toners duram muito mais que os cartuchos, acabam saindo mais baratos.Aí a gente volta lá no começo desse guia: o tipo de uso que você vai dar ao seu equipamento. Se você é do tipo que imprime bastante, não tenha dúvidas: as impressoras laser sairão mais baratas para você. Se você imprime menos e gosta de colocar no papel fotografias, por exemplo, as jato de tinta ainda levam a melhor.Agora, fique atento, a indústria anda prometendo baixar os preços das impressoras laser coloridas. E, quando isso acontecer, pode ser que o laser ganhe a dianteira, definitivamente, relação ao jato de tinta
(Fonte Olhar Digital)

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O recurso Execução automática ou o recurso Reprodução automática não funciona.


Ao inserir um CD-ROM na unidade de CD-ROM, o recurso Reprodução automática ou o recurso Execução automática pode não funcionar ou não estar disponível. Entretanto, a unidade de CD-ROM poderá funcionar corretamente de outra maneira.
Esse problema pode ocorrer se uma ou mais das seguintes condições forem verdadeiras:
· Uma versão do Easy CD Creator da Roxio mais antiga que a versão 5.02d está instalada no computador.
· O recurso Reprodução automática está desativado no Registro.
· A unidade de CD-ROM está usando um driver desatualizado.
· O driver de CD-ROM não é compatível com o Windows XP.
· A opção de segurança Acesso para CD-ROM restrito apenas para usuário conectado localmente está ativada.
Para resolver esse problema, execute as seguintes etapas:
1. Se o Easy CD Creator não estiver instalado no computador, vá para a etapa 3. Se estiver instalado no computador, remova-o.
2. Faça um teste para verificar se o problema foi resolvido. Se ele foi resolvido, não conclua as etapas restantes. Se o problema não estiver resolvido, vá para a etapa 3.
3. Verifique se o recurso Reprodução automática está ativado. Para fazer isso, execute as seguintes etapas:Aviso O uso incorreto do Editor do Registro pode causar sérios problemas que talvez exijam a reinstalação do sistema operacional. A Microsoft não garante que os problemas resultantes do uso incorreto do Editor do Registro possam ser solucionados. O uso do Editor do Registro é de sua responsabilidade.
a. Clique em Iniciar e em Executar.
b. Digite regedit e clique em OK.
c. Localize e clique na seguinte subchave do Registro:
HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\CDRom
d. Execute um dos seguintes procedimentos:
§ Se o valor para Autorun for 1, vá para a etapa 3-e.
§ Se o valor para Autorun for 0, clique com o botão direito do mouse em Autorun e clique em Modificar. Na caixa Dados do valor, digite 1 e clique em OK.
e. Localize e clique na seguinte subchave do Registro:
HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer
f. Observe o valor da entrada NoDriveTypeAutoRun. Um valor de 0xb5 desativa o recurso Execução automática para CD-ROMs. Para ativar o recurso Execução automática, clique com o botão direito do mouse em NoDriveTypeAutoRun, clique em Modificar, digite 91 na caixa Dados do valor, selecione Hexadecimal e clique em OK.
g. Feche o Editor do Registro.
4. Verifique se a opção Acesso para CD-ROM restrito apenas para usuário conectado localmente está ativada.
. Clique em Iniciar, em Executar na caixa Abrir, digite regedit e clique em OK.
a. Localize e clique na seguinte subchave do Registro:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon
b. No painel à direita, em Dados, se o valor para allocatecdroms for 0, vá para a estapa 5.
c. No painel à direita, em Dados, se o valor para allocatecdroms for 1, clique com o botão direito do mouse em allocatecdroms e clique em Modificar.
d. Na caixa Dados do valor, digite 0 e clique em OK.
e. Feche o Editor do Registro.


(Fonte: Site da MICROSOFT. www.microsoft.com.br)