segunda-feira, 28 de junho de 2010

Particionar o HD sem Formatar o sistema Operacional?


Você sabia que é possível parcionar seu Hard disk sem precisar formatar tudo, e dentro do próprio Windows? isto é muito últil para mim que tenho que sempre estar fazendo Backup nos computadores dos meus clientes e nunca tem espaço suficiente. Mostrarei agora como usar passo a passo o programa PARTITION MAGIC. Como o próprio nome já diz é MAGICA.. Valos lá então.

LINK do Programa

1. Criando partições
Antes de tudo: Uma boa dica para particionar o HD sem problemas é desfragmentar antes a partição da qual será retirado espaço para tanto. No menu esquerdo do Partition Magic, Pick a Task, tem uma opção chamada "Create a New Partition", clique nela e vamos começar a criar uma nova partição:















1.1 Clique Next (avançar) na primeira guia que aparecer.
1.2 Escolha o local da nova partição, existe o recomendado, e não existe problema nenhum em seguí-lo, porém vamos aos esclarecimentos:



















Olhando na Imagem podemos perceber as inscrições "After C:" (antes de C), "After Swapspace2 but before D: ARQUIVOS" (depois da swap porém antes de D:).
Ou seja, você deve escolher em que parte do HD a partição deverá ficar. Isto é útil muitas vezes para que se possa juntar partições de mesmas funções em determinados locais, como neste caso, primeiramente uma de Windows, depois uma linux e uma swap e por fim uma somente para os arquivos.
1.3 Escolha de qual partição quer tirar o espaço para a nova. Basta selecionar os HDs dos quais serão retirados clicando à frente.


















1.4 Partiton Properties
o Size: Escolha o tamanho da sua nova partição (Lembre-se que está em MB e que 1024 MB são iguais a 1GB) *.
o Label: O nome da partição. Exemplo: Arquivos.
o Create as: Escolha partição lógica que é a recomendada.
o File System Type: Escolha sistema de arquivos (Windows Xp: NTFS, outros: FAT 32)
o Driver letter: Escolha a letra de sua nova partição.
Obs: Ao lado existe as orientações de tamanho máximo e mínimo da partição a ser criada, quanto menos espaço você possuir mais limitada ela será pelo programa.
1.5 Confirm choices: Aqui basta conferir se está tudo ok e clicar em Finish (observe que o programa dá um gráfico, o que facilita a compreensão).
1.6 Após clicar em Finish você vai ver uma nova partição na tela do Partition Magic, porém para realmente aplicá-la você deve confirmar clicando sobre o botão Apply no canto inferior da barra de menu esquerda, o botão Undo cancela a operação e também será exibida uma lista de todos os processos que ocorrerão.
















É bem provável que o programa reinicie o computador, a não ser que a partição a ser criada seja muito pequena.
2. Convertendo Partições
Se você possui uma partição em NTFS por exemplo e deseja convertê-la para FAT32 por exemplo faça o seguinte:
2.1 Clique com o botão direito sobre a partição que deseja criar e clique em Convert Partition (Converter Partição). Também pode ser feito pelo menu esquerdo do programa.















2.2 Escolha o sitema de arquivos e clique em OK, para facilitar o processo deixe a partição sem label e desfragmentada.
Lembrem-se de que o melhor a se fazer é escolher bem o sistema de arquivos na criação da partição pois existem grandes possibilidades de erros durante a conversão de sitema de arquivos.
3. Alterar letras das partições
Este é bem simples, mas caso queiram alterar antes a letra das unidades removíveis façam o seguinte:
3.1 Clique com o botão direito sobre o meu computador e selecione gerenciar.
3.2 Vá até armazenamento removível e altere a letra das unidades.
3.3 Para alterar a letra de uma partição, dentro do partition magic clique sobre a desejada e escolha Advanced/Change driver letter.
3.4 Escolha a nova letra, clique em ok e em seguida Apply. Sempre que for executar uma ação no partition magic, deve-se ativá-la pelo botão Apply, tal fato serve para evitar ações erroneas, caso o usuário escolha sem intenção algo que possa prejudicar o PC, ele tem esta chance antes.
4. Redimensionando partições
Para redimensionar as partições, clique sobre a unidade que deseja redimensionar (no programa)e escolha resize/move e escolha o quanto deseja tirar da partição.Para se aumentar a partição você deve ter espaço livre. Caso não tenha, antes você terá que diminuir uma partição para depois aumentar esta. Caso tenha diminuído uma partição e esteja com um espaço livre, escolha a opção Redistribute free space para redistribuir o espaço, pois ela exibe um modo gráfico junto com a operação tornando mais fácil e segura a ação.
5. Excluir partição
Para se desfazer das partições você pode simplesmente clicar em delete partition no menu esquerdo e depois de aplicada a opção, redistribua o espaço e tenha seu HD normal.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Bips do Computador, você sabe o que significam

Você sabe o que significam os bips que seu computador faz as vezes, aqui eu disponibilizei alguns para você se orientar ok..





1 Bip Curto:

Post Executado com sucesso: Este é um Bip feliz emitido pelo BIOS quando o POST é executado com sucesso. Caso o seu sistema esteja inicializando normalmente e você não esteja ouvindo este Bip , verifique se o speaker está ligado à placa mãe corretamente.

1 Bip longo:

Falha no Refresh (refresh Failure) : O circuito de refresh da placa mãe está com problemas, isto pode ser causado por danos na placa mãe ou falhas nos módulos de memória RAM

1 Bip longo e 2 bips curtos:

1 Bip longo e 3 bips curtos:

Falha no Vídeo: Problemas com o BIOS da placa de vídeo. Tente retirar a placa, passar borracha de vinil em seus contatos e recolocá-la, talvez em outro slot. Na maioria das vezes este problema é causado por mau contato.

2 bips curtos:

Falha Geral: Não foi possível iniciar o computador. Este problema é causado por uma falha grave em algum componente, que o BIOS não foi capaz de identificar. Em geral o problema é na placa mãe ou nos módulos de memória

2 Bips longos:

Erro de paridade: Durante o POST, foi detectado um erro de paridade na memória RAM. Este problema pode ser tanto nos módulos de memória quanto nos próprios circuitos de paridade. Para determinar a causa do problema, basta fazer um teste com outros pentes de memória. Caso esteja utilizando pentes de memória sem o Bit de paridade você deve desativar a opção "Parity Check" encontrada no Setup.

3 Bips longos:

Falha nos primeiros 64 KB da memória RAM (Base 64k memory failure) > Foi detectado um problema grave nos primeiros 64 KB da memória RAM. Isto pode ser causado por um defeito nas memórias ou na própria placa mãe. Outra possibilidade é o problema estar sendo causado por um simples mal contato. Experimente antes de mais nada retirar os pentes de memória, limpar seus contatos usando uma borracha de vinil (aquelas borrachas plásticas de escola) e recoloca-los com cuidado.

4 Bips Longos:

Timer não operacional: O Timer 1 não está operacional ou não está conseguindo encontrar a memória RAM. O problema pode estar na placa mãe (mais provável) ou nos módulos de memória.

5 Bips:

Erro no processador: O processador está danificado, ou mal encaixado. Verifique se o processador está bem encaixado, e se por descuido você não esqueceu de baixar a alavanca do soquete Zif (acontece nas melhores famílias :-)

6 Bips:

Falha no Gate 20 (8042 - Gate A20 failure): O gate 20 é um sinal gerado pelo chip 8042, responsável por colocar o processador em modo protegido. Neste caso, o problema poderia ser algum dano no processador ou mesmo problemas relacionados com o chip 8042 localizado na placa mãe

7 Bips:

Processor exception (interrupt error): O processador gerou uma interrupção de exceção. Significa que o processador está apresentando um comportamento errático. Isso acontece às vezes no caso de um overclock mal sucedido. Se o problema for persistente, experimente baixar a freqüência de operação do processador. Caso não dê certo, considere uma troca.

8 Bips:

Erro na memória da placa de vídeo (display memory error) : Problemas com a placa de vídeo, que podem estar sendo causados também por mal contato. Experimente, como no caso das memórias, retirar a placa de vídeo, passar borracha em seus contatos e recolocar cuidadosamente no slot. Caso não resolva, provavelmente a placa de vídeo está danificada.

9 Bips:

Erro na memória ROM (rom checksum error): Problemas com a memória Flash, onde está gravado o BIOS. Isto pode ser causado por um dano físico no chip do BIOS, por um upgrade de BIOS mal sucedido ou mesmo pela ação de um vírus da linhagem do Chernobil.

10 Bips:

Falha no CMOS shutdown register (CMOS shutdown register error): O chamado de shutdown register enviado pelo CMOS apresentou erro. Este problema é causado por algum defeito no CMOS. Nesse caso será um problema físico do chip, não restando outra opção senão trocar a placa mãe.

11 Bips:

Problemas com a memória cache (cache memory bad): Foi detectado um erro na memória cache. Geralmente quando isso acontece, o BIOS consegue inicializar o sistema normalmente, desabilitando a memória cache. Mas, claro, isso não é desejável, pois deteriora muito o desempenho do sistema. Uma coisa a ser tentada é entrar no Setup e aumentar os tempos de espera da memória cache. Muitas vezes com esse "refresco" conseguimos que ela volte a funcionar normalmente.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

HDs externos: qual é o melhor?


Houve um tempo em que espaço em disco era artigo de luxo. As tecnologias de armazenamento de dados não eram lá as melhores, e por consequência disso, o custo por gigabyte em disco também era elevado.
Com o surgimento dos discos de estado sólido (SSD), o preço dos HDs convencionais vem caindo bastante nos últimos 4 anos, e ficar sem espaço para armazenar vídeos e músicas hoje em dia já não é tanto uma questão financeira.
Contudo, de nada adianta você ter um disco gigante que comporte todos os seus arquivos, se você não se preocupar em montar uma unidade de backup. Numa situação dessas, uma chuvinha de verão já seria o suficiente para provocar uma descarga elétrica no seu computador, e de quebra danificar todos os seus arquivos. Aí é tarde para pensar: "eu deveria ter feito um backup!".

Levamos para a bancada quatro modelos de HDs externos que combinam o melhor da performance com o melhor do design. Todos são segurança garantida para que você não corra o risco de passar pelo pesadelo de ficar sem seus preciosos arquivos.

Eis os modelos:
Samsung S2 Portable
iomega eGo Desktop
iomega BlackBelt
Seagate Free Agent XTreme

Armazenamento e Conectividade

Os discos testados possuem a capacidade de armazenamento de 500GB. Com excessão do Seagate Extreme, que possui um disco de 1TB. Todos se conectam ao computador através da interface USB 2.0. O modelo da Seagate ainda oferece duas interfaces adicionais: eSATA e Firewire.

Os drives da Seagate e o iomega Desktop são equipados com HDs convencionais (de desktop). Esses HDs possuem uma performance superior, mas exigem que o drive seja plugado também na tomada. Já os modelos eGo BlackBelt da iomega e o S2 Portable da Samsung utilizam HDs portáteis (de notebook), por isso dispensam um cabo extra para energia elétrica (utilizam o próprio cabo USB), e ainda possuem um tamanho bastante reduzido, podendo até serem carregados no bolso da calça.
Aqui quem leva a melhor é o drive da Seagate, por possuir o dobro de espaço e suportar interfaces de conexão mais rápidas.

Design

O fato de o Samsung S2 Portable e o iomega eGo BlackBelt utilizarem HDs de notebooks, faz com que eles sejam menores e visualmente mais atraentes. Sem falar que eles só precisam de cabo USB para funcionar, e isso implica em menos bagunça na sua mesa. Ponto para os dois no quesito design!

O BlackBelt ainda vem com uma "alça" de borracha removível, que dá uma proteção adicional ao disco em caso de batidas. Segundo o fabricante, com essa alça o drive pode ser derrubado de até 2,10 metros de altura sem ser danificado! Se é verdade eu não sei e achei melhor não colocar a vida dele em risco.
O modelo da Seagate também não deixa a desejar. Apesar de ser um pouco grande e necessitar de dois fios para funcionar, o drive até que tem um visual ajeitado, e suas luzes frontais provocam um efeito legal quando HD está em funcionamento. No pacote estão inclusas quatro borrachinhas e um suporte vertical, que te permitem posicionar o drive na sua mesa da maneira que você achar melhor.
Já o iomega eGo Desktop não impressionou nem um pouquinho. Seu design é rústico grande e quadradão.
Com quatro opções de cores e o menor tamanho entre os testados, o modelo da Samsung levou a melhor no quesito design.

Performance


Como era de se esperar, os drives com HDs de desktop foram destaque no teste de performance. O Seagate XTreme se destacou ainda mais, quando testamos a velocidade dele utilizando a interface Firewire, que é bem superior ao USB 2.0.
Os modelos eGo BlackBelt da iomega e o S2 Portable da Samsung apresentaram resultados parecidos nos testes de leitura, mas nos testes de escrita o drive da Samsung deixou a desejar, apresentando a pior performance de todos.
Nesta categoria, ponto para o Seagate XTreme e suas conexões de alta velocidade.

Preço

Os preços dos discos variam de acordo com seus recursos. De todos os testados, o modelo da Samsung é o mais caro, saindo da fábrica com um preço sugerido de R$899,00. No entanto, em nossa pesquisa por lojas especializadas encontramos ele sendo vendido por até 250 reais. Uma diferença e tanto, não?
Em segundo no ranking dos mais caros, ficou o modelo da Seagate, por um preço sugerido de 599 reais. Mas encontramos ele sendo vendido por até R$490,00.
Os modelos da iomega foram os mais baratos na média de preços sugeridos. O eGo BlackBelt sai por 549 reais ou por até 400 reais se você pesquisar bem. Já o eGo Desktop tem um preço sugerido de R$349,00, mas a iomega nos informou que este modelo não estará disponível no mercado brasileiro. A versão de 1TB tomará seu lugar, custando R$599,00.
Se formos considerar o custo por gigabyte de cada disco, levando em conta os preços sugeridos pelo fabricante, o ranking dos mais baratos ficaria da seguinte forma:

1. Seagate - R$0,59/GB;
2. eGo Desktop - R$0,69/GB;
3. eGo BlackBelt - R$1,09/GB;
4. Samsung - R$1,79/GB;

Software

Dos modelos testados, a Samsung é a única que não disponibiliza nenhum software de backup junto com o drive. No modelo da Seagate, o software de backup veio salvo no próprio HD.
Já a iomega inclui na caixa dos produtos, um encarte com uma url com alguns softwares legais. Os aplicativos só podem ser baixados por compradores de drives da iomega, já que pedem um código de usuário antes de liberar o link de download.
Ter um software de gerenciamento de backups é interessante em alguns casos, mas não é essencial. Na internet você encontra várias opções de softwares gratuitos, por isso não pesarei este quesito na hora de selecionar o nosso escolhido.

O escolhido

Como testamos modelos com características bem diferentes, fica difícil dar um resultado geral. Geralmente o melhor modelo varia de acordo com a necessidade de cada usuário, por isso faremos duas sugestões.
Se você precisa de velocidade e bastante espaço em disco, o modelo da Seagate é o melhor para você. Veja que mesmo com o preço sugerido pelo fabricante, ele ainda é o que tem o melhor custo por GB, e de quebra você ainda leva um drive com interface Firewire e eSATA.
Agora, se pra você o mais importante mesmo é a portabilidade, então o modelo da Samsung é melhor. Mas fique atento, o drive não vale o valor sugerido pelo fabricante. Só opte por este modelo caso você encontre ele por um preço mais em conta. Nós encontramos o S2 Portable por até 250 reais - neste caso o investimento vale a pena.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Teclas "F" do Teclado Para que servem?


Você sabe para que servem as teclas F (F1, F2, F3, etc) que aparecem no teclado do seu computador? Eu reuni algumas funções importantes executadas por essas teclas que, para muitos, continuam sendo um mistério.


Tecla F1: Abre a ajuda do programa que estiver sendo executado
Tecla F2: Quando tem um arquivo selecionado e a tecla é apertada, é possível renomear este arquivo
Tecla F3: Em navegadores como o Internet Explorer e o Mozilla Firefox, a tecla F3 substitui o Ctrl +F, que localiza termos em uma página
Shift + F3: Ao selecionar um texto no Word e executar este comando, as letras que eram maiúsculas viram minúsculas e vice-versa
Tecla F4:No Internet Explorer, seleciona a barra de endereços. No Word, repete a última ação
Alt + F4: Fechar um programa ou desligar o computador
Ctrl + F4: Fecha a janela de um programa. Exemplo: se há vários documentos abertos no Word, ele fecha o que estiver sendo usado
Tecla F5: Atualiza uma página. Essencial na vida dos ansiosos, quando eles aguardam a chegada de um e-mail, por exemplo
Tecla F6: Circula pelos elementos da tela na área de trabalho do Windows. No Mozilla Firefox, seleciona a barra de endereços
Tecla F7: O Word faz a verificação ortográfica do texto digitado no programa
Shift + F7: Abre o dicionário de sinônimos do Word
Tecla F8: Assim que passa a tela de boot na inicialização do computador, ao pressionar F8, o PC com sistema Windows entra em modo de segurança
Tecla F10: É uma alternativa à tecla Alt. Ao apertar F10, o usuário seleciona o menu de um programa. Por exemplo, no Firefox, ao usar a tecla, o menu Arquivo é selecionado
Shift + F10: "Substituto" do botão direito do mouse
Tecla F11: Habilita o modo tela cheia dos programas
Tecla F12: No Word, é um atalho para a opção Salvar como
Ctrl + F12: Atalho para abrir arquivo no Word