sexta-feira, 30 de março de 2012

É tudo grátis: cinco ferramentas para proteger seu PC

Proteja-se contra vírus e malware, mantenha seus aplicativos atualizados e organize suas senhas. E sem gastar nenhum tostão!


Continuo vasculhando a web para encontrar os melhores utilitários para facilitar o seu dia-a-dia no PC. Hoje vou mostrar cinco ferramentas para deixá-lo mais seguro, seja protegendo contra vírus e ataques ou organizando as senhas para seus sites favoritos. Aproveite, é tudo grátis!

Segurança simplificada: ficamos impressionados quando analisamos uma versão beta do Microsoft Security Essentials 2 no início deste ano, e agora que o produto final está disponível para download, nossa admiração só cresceu. Com proteção anti-vírus e anti-spyware e firewall integrado, o Security Essentials provê proteção sólida contra as ameaças mais comuns sem prejudicar o desempenho de seu PC ou incomodá-lo com lembretes de atualização.

Mantenha o software em dia: agora que quase qualquer aplicativo em um PC pode acessar a Internet, há dezenas de furos de segurança em potencial em nossos sistemas. O Secunia Personal Software Inspector (PSI) ajuda a reduzir os riscos procurando por atualizações de segurança em todos os programas instalados em seu computador. Quando o executei, o PSI encontrou sete programas desatualizados em minha máquina e me indicou onde baixar as atualizações necessárias. Me sinto muito mais seguro.

Exterminador de arquivos: quando você “apaga” um arquivo de seu computador, o sistema operacional apenas marca o espaço ocupado por ele como “vazio” e eventualmente o reutiliza. Mas há ferramentas que podem recuperar estes arquivos “apagados”, o que pode expor informações se seu computador cair nas mãos de pessoas mal-intencionadas. Para apagar realmente os arquivos use o Eraser, um utilitário que usa técnicas aprovadas pelo departamento de defesa dos EUA para se fazer a tarefa, sobrescrevendo os dados sucessivamente até que estejam irreconhecíveis e irrecuperáveis.

USB seguro: você confia naquele pendrive que seu amigo quer plugar no seu PC? Se você usa o Panda USB Vaccine, não precisa se preocupar: este utilitário neutraliza ameaças comuns que chegam através de pendrives e discos removíveis, e impede que o malware “pule” para seu HD.

Guardião das senhas: você quer usar seus sites favoritos sem ter de ficar lembrando uma dúzia de senhas diferentes por dia? Em vez de usar a mesma senha em todos eles (o que é um tremendo risco de segurança) experimente o LastPass, um utilitário que armazena as senhas de todos os seus sites favoritos protegidos por uma “senha mestra” de sua escolha.

Ele se integra ao Internet Explorer, Chrome, Firefox e Safari, pode preencher formulários de login para você e tem uma ferramenta para geração automática de senhas seguras. Usuários da versão Premium (que custa apenas US$ 1 por mês) também tem acesso a aplicativos para Android, iOS, Symbian, Windows Phone e Blackberry. É essencial.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Anonymous pretende desligar a internet no próximo sábado.

Segundo especialistas em segurança virtual, ataque programado pelo grupo não vai ter as consequências esperadas.


O notório grupo de hackers identificado como Anonymous pretende interromper as atividades de toda a internet no próximo sábado (31 de março). O ato seria uma forma de protestar contra projetos como o SOPA e se posicionar contra os “líderes mundiais irresponsáveis e os bancários que estão arruinando o mundo enquanto satisfazem seus desejos egoístas”.

Um documento publicado no site Pastebin, supostamente escrito por membros da coligação hacker, afirma que a intenção não é matar a rede mundial de computadores, mas sim atacar as grandes corporações, de maneira que provoque a maior quantidade possível de danos. A Operação Blecaute 2012 pretende atacar os servidores DNS que servem como base para o funcionamento da internet, o que tornaria a maior parte dos sites inacessíveis.

A ação faz parte da operação "Março Negro", que prometia um mês inteiro de protestos contra propostas como o SOPA, ACTA e o PIPA. Embora até o momento o grupo não tenha realizado nenhuma grande ação durante este mês, a derrubada de toda a internet deve ser o suficiente para chamar a atenção das autoridades.

A opinião dos especialistas em segurança

Caso você esteja preocupado e já esteja começando a pensar em quais atividades realizar no próximo fim de semana, procure se acalmar. Empresas especializadas em segurança virtual afirmam que um ataque do tipo não teria as consequências esperadas, e é muito provável que o blecaute prometido não aconteça.

“Os hackers do Anonymous podem causar interrupções, mas elas vão ficar restritas às redes das quais as máquinas visadas fazem parte”, afirma Robert Graham, da Errata Security. “É improvável que eles consigam tirar todas elas do ar, ao menos por um período significativo de tempo. No dia do Blecaute Global, é possível que muitas pessoas nem notem o que está acontecendo”, complementa.

Apesar de estar certo da ineficiência de um ataque do tipo, Graham mostra certa cautela ao falar sobre o assunto. “Só porque eu digo que o Anonymous não pode derrubar a internet, não significa que isso não pode ser feito”, afirma o especialista em segurança no blog oficial da empresa.


Fonte: Tecmundo.

Anderson Silva Consultor – Parte 1 e 2


terça-feira, 27 de março de 2012

Aprenda a limpar monitores LCD e de plasma sem estragá-los!

Essa dica foi sugerida pelo meu aluno e grande amigo Jeferson Nunes. então vai para ele os creditos!


O que pode? O que não pode? Acabe com suas dúvidas na hora de limpar a tela.


Não existe segredo para limpar monitores de LCD (Liquid Crystal Display), ou cristal líquido. Mas é importante tomar alguns cuidados simples ensinados por fabricantes para garantir a conservação do equipamento. A Philips, por exemplo, recomenda que não se use produtos à base de acetona, tolueno ou álcool para limpar a superfície da tela. Segundo a fabricante, estes produtos químicos causarão danos ao equipamento, como por exemplo, o desbotamento das cores.

Outra dica importante da Philips é, caso espirre acidentalmente algum líquido na tela, limpe-a imediatamente. Não deixe secar porque o tempo de exposição a líquidos pode causar deformações na superfície. Os fabricantes também alertam para prestar atenção a mudanças bruscas de temperatura que podem causar estragos aos monitores. O ar pode condensar na tela e umedecê-la. Isso resulta em danos como manchas ou marcas, além de prejudicar componentes elétricos.

Mais então como eu limpo a minha tela?

Limpeza básica

Para começar, é recomendável desligar o seu monitor. Assim, você pode observar a condição da tela e identificar os focos de sujeira. Se você perceber que há alguma sujeira mais sólida, remova-a antes de esfregar para evitar riscos. Use um pincel macio (cerdas duras podem danificar a tela) ou então ar comprimido para isso.

Se o monitor não apresenta manchas de dedos e gorduras, e você quer apenas se livrar da poeira que normalmente se acumula, um simples pano seco e macio deve dar conta do recado. A principal dica aqui é nunca fazer pressão sobre uma tela de LCD. Apenas passe o pano macio com movimentos leves e a poeira deve sair sem esforço.

Pingos e respingos de líquidos diretamente na tela do monitor ocorrem com certa frequência. Limpe-os imediatamente, de preferência com um pano ou algodão seco, pois, caso sequem, poderão deformar a tela.

Limpeza mais pesada

Marcas de dedo são comuns em monitores, praticamente inevitáveis. Se o pano seco não for suficiente, a melhor dica é utilizar produtos específicos para limpezas de telas desse tipo. Eles são facilmente encontrados em lojas de informática. Diversas fabricantes consagradas têm produtos específicos para limpeza de monitores. Há também soluções para limpeza de eletrônicos, também recomendadas, pois evaporam rapidamente e não grudam na tela. Nesse caso, procure por produtos que tenham componente antiestático, assim a poeira não gruda com tanta facilidade. Um solução caseira também pode ser usada, uma, apenas uma gota de detergente NEUTRO em um pouco d´agua, passe com um algodão em centido circular, e romova imadiatamente com um pano macio e SECO.

Apenas lembre-se sempre de nunca espirrar a solução de limpeza diretamente na tela, pois ele pode escorrer para os componentes internos do monitor e você vai tomar um baita choque. Use o spray no pano para, então, passá-lo na tela. Não é necessário exagerar na quantidade do produto.

Sempre que utilizar produtos líquidos para limpar uma tela, lembre-se de remover o excesso com um pano macio seco. Também não se esqueça de ligar o monitor somente quando ele estiver completamente seco.

E para limpar telas de plasma?

Os cuidados a serem tomados com monitores de plasma são os mesmo indicados para o caso de LCD, já que as duas tecnologias são similares. A diferença fundamental entre os dois tipos de tela é que as de plasma emitem luz individualmente em cada ponto da tela, graças a ?células? de gás neon e xenônio. Já o LCD depende do backlight, fonte de iluminação posicionada atrás da tela, para emitir luz.




Pause vídeos do YouTube e continue a assistir depois

Pause for Later permite pausar e retomar seus clipes favoritos do ponto onde você parou, e também traz um gerenciador de vídeos integrado.


Antes limitados a apenas 10 minutos de duração, os vídeos do YouTube estão ficando cada vez maiores. Em alguns países é possível até assistir filmes completos, graças à integração com o serviço Google Play. Portanto, uma ferramenta que permita marcar sua posição num vídeo faz cada vez mais falta. O que acontece se você é interrompido no meio de um clipe e tem de fechar o navegador ou reiniciar o PC? Sem perder tempo clicando e buscando, como voltar ao ponto onde você estava?

O Pause for Later promete resolver este problema. Esta extensão para seu navegador marca sua posição nos vídeos do YouTube e permite que você retome rapidamente a sessão mais tarde. Ele também mantém um histórico dos vídeos assistidos (ou que você pretende assistir), evitando que você tenha de adicioná-los aos favoritos ou encontrá-los novamente no YouTube.

Para começar, vá ao site do Pause for Later, crie uma conta gratuita e instale a extensão em seu navegador (há versões para o Chrome, Firefox, Internet Explorer, Opera e Safari). Agora, sempre que quiser “pausar” um vídeo para continuar depois, basta clicar no botão de pause na barra de ferramentas do navegador. Isso irá adicioná-lo à lista de vídeos “pausados” no site do Pause for Later. Basta um clique em qualquer vídeo da lista para retomá-lo de onde parou.

Também há um botão “Ação” (Action) ao lado de cada vídeo, que você pode usar para assistir o vídeo do início, marcá-lo como não-visto, copiar um link para ele para a área de trabalho e mais. Com certeza é uma forma prática de gerenciar conteúdo do YouTube, e muito menos complicado e confuso que o gerenciador de vídeos do site.

Em resumo, se alguma vez você já desejou uma forma de pausar um vídeo no YouTube para continuar a assistir depois, seu desejo foi realizado. Experimente!

segunda-feira, 26 de março de 2012

Como desligar o PC sem instalar as atualizações do Windows

Tome as rédeas da situação e não fique esperando para desligar o micro. Basta usar dois atalhos de teclado!

Isso já aconteceu com você? Você está trabalhando em seu notebook quando de repente olha o relógio e nota que está em cima da hora para um compromisso. Então você clica em Iniciar/Desligar... e vê uma mensagem dizendo que antes é necessário instalar "algumas" atualizações de sistema. Dez minutos depois você ainda está esperando a instalação terminar, e na prática se tornou um refém de seu sistema operacional.

Isso, meus amigos, é um incômodo com I maiúsculo. É tão difícil para a Microsoft adicionar uma opção de “instalar atualizações mais tarde” ou “não agora”? Toda essa história de forçar uma atualização durante o desligamento é praticamente um insulto!

Felizmente existe um meio de desligar o PC sem instalar as atualizações. Ele só não é fácil de encontrar. Veja como:

1. Tecle Win + D para ir ao desktop
2. Tecle Alt+F4
3. Uma janela irá aparecer na tela. Selecione a opção Desligar no menu e clique em OK



Pronto! o Windows será desligado imediatamente, sem instalar as atualizações. Só não se esqueça de fazer um desligamento “normal” quando tiver um tempinho para que elas sejam corretamente instaladas. Afinal, um PC desatualizado é um PC desprotegido.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Como liberar 20% de sua banda de rede/Internet:

Há um recurso no Windows XP, chamado "Agendador de pacotes QoS", que reserva 20% da banda disponível de rede e Internet para uso próprio. Para desabilitá−lo é necessário estar logado como Administrador e executar os seguintes passos: Vá em Iniciar / Executar e digite gpedit.msc e pressione OK. Após isso, vá em Configuração do computador / Modelos Administrativos / Rede e selecione na janela da esquerda Agendador de pacotes QoS. Na janela da direita, dê duplo−clique em Limite de reserva de banda. Depois, vá na aba Configuração e selecione Ativado. Na linha Limitar % da banda, digite 0 (zero). Clique em Aplicar e em OK. Agora vá ao Painel de Controle /Conexões de Rede, clique com o botão direito na conexão existente e selecione Propriedades. Na aba Geral, habilite o Agendador de Pacotes QoS.

Se já estiver habilitado, deixe−o assim. O último passo é reiniciar o computador. Se houver mais de um computador em rede, é preciso seguir este procedimento em todos para que haja um real benefício desta dica.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Meu PC não liga e agora?

Veja várias dicas e procedimentos para realizar quando o computador não dá sinal de vida.


Computadores são máquinas muito misteriosas, tanto que várias vezes fica muito difícil descobrir quais as causas de alguns erros do computador. O pior problema é justamente quanto o computador nem sequer liga, porque aí você não tem a mínima ideia do que fazer. Justamente para isso hoje você vai aprender quais procedimentos tomar nesta hora de desespero.



Cabos externos

Primeiramente cheque se os cabos de energia estão devidamente conectados e se houver uma barra de tomadas ou um estabilizador, verifique se ele está realmente funcionando. A luz desses aparelhos estar acesa nem sempre significa que ele está passando energia para as tomadas. Portanto, teste o computador diretamente numa tomada. Caso seu computador ainda não tenha ligado, tente utilizar outro cabo de energia. Feito isso, verifique se sua fonte não possui uma chave de liga/desliga e confirme se ela está na posição correta.



Hora de abrir o computador

Ao instalar novos componentes de hardware é muito comum que ocorram problemas com as peças de hardware. As placas-mãe são equipadas para não ligar quando alguma placa está mal encaixada, quando a memória não está devidamente posicionada ou até mesmo caso algum componente que necessite de energia (como placas de vídeo mais modernas) não esteja com o cabo de alimentação conectado.


Então vamos lá, verifique se os cabos da fonte estão bem encaixados. A placa-mãe possui um conector direto da fonte, os discos rígidos e às vezes até a placa de vídeo. Após conferir isso, verifique se as placas estão bem encaixadas nos slots e se as memórias estão bem posicionadas (note que as placas-mãe possuem uma trava para a memória, se esta trava não estiver na posição trancada, significa que elas estão fora de posição).

Talvez seja ideal fazer o processo contrário, retirar todas as placas e tentar ligar. Muitas vezes o PC volta a ligar, daí é só ir colocando placa por placa e descobrir qual está gerando problemas.

Raios e quedas de energia podem danificar seu hardware

Muitas vezes você nem percebeu, mas quando a energia caiu há alguns dias atrás, um dos componentes do seu computador sofreu graves consequências. Pois bem, agora o problema é um pouco mais complicado, porque se alguma coisa queimou, você terá de testar utilizando outros componentes de hardware. O primeiro item a ser verificado é a fonte de alimentação, porque na maioria das vezes ela é a pobre coitada que segura os raios e protege o restante do PC.


A grande vantagem da fonte de alimentação é justamente isso, normalmente ela nem chega a queimar, somente um fusível dela sofre danos e detém a corrente elétrica que queimaria todo o resto do seu hardware. Talvez nesta hora fique um pouco difícil para você, portanto chame aquele seu amigo que manja de informática ou consulte um técnico para ver se o fusível está realmente queimado.

Caso você tenha certeza que sua fonte está normal, talvez seja hora de checar as placas offboard. Ao testar suas placas em outro computador, você já tem como ter certeza que determinado item de hardware não é culpado.

O PC liga, porém não há imagem na tela

Muitas vezes você percebe que o computador está ligando, pois os leds frontais acendem, a fonte está fazendo o barulho normal, contudo você ouve barulhos diferentes vindo da placa-mãe. A maioria das placas-mãe utilizam uns apitos bem agudos para mostrar se está tudo funcionando perfeitamente ou se algo está errado. Evidentemente cada placa-mãe utiliza um aviso sonoro diferente, portanto consulte o manual da sua placa para verificar qual o barulho certo e o que significa outros apitos.


Isso geralmente também ocorre com placas de vídeo offboard que necessitem de alimentação, porque não tendo a devida energia necessária para que a placa funcione, ela não enviará imagem alguma para o monitor. Certas montadoras de placas de vídeo usam um led (ou um barulho irritante) para mostrar que o cabo de energia não está conectado. Para solucionar o problema, você deve apenas conectar o cabo na placa de vídeo e então ligar o PC normalmente.

Jumpers na placa-mãe

Essa etapa exige certo conhecimento do usuário, sendo que você jamais deve sair mudando os jumpers da placa-mãe sem saber o que está fazendo. Portanto, antes de alterar qualquer coisa, leia bem o manual da placa-mãe e localize onde está o jumper para “resetar” a bios. Após ter feito isso, tente ligar o computador. Caso não obtenha resultados positivos, chame um técnico para ver o que exatamente sua máquina tem de errado.


Tecmundo

BackUp antes de formatar seu computador.


Uma das coisas mais chatas e demoradas na hora de formatar seu computador, de algum parente, amigo ou cliente é fazer o backup dos dados que estão lá antes de "zerar tudo". E a dúvida é a seguinte, o que devemos salvar?

Fiz essa relação com as coisas que as vezes podem ser esquecidas e depois acabam sendo perdidas pois, fica difícil ou até mesmo impossível de se recuperar.

E você deve imagina a dor de cabeça que é perder aquivos de algum cliente não é mesmo? pense em como você ficaria chateado (a) se algum profissional perdesse algum arquivo seu.


  • Ajustes de programas e alguma configuração especial
  • Favoritos Mozilla e Internet Explorer
  • Músicas
  • Fotos (Lembre-se: É antiético ficar olhando as fotos de qualquer cliente, ainda mais que você pode acabar vendo coisas que você não queria ver....)
  • Filmes e videos (O mesmo vale para aqui sobre a questão acima)
  • Documentos ( Word, Excell, PDF Etc...)
  • “Meus Lugares” do Google Earth
  • e-mails, lista de contatos, calendário, regras e remetentes confiáveis do Outlook
  • Drivers
  • Os números de registro ou de série dos seus softwares e do próprio Windows.
  • Seus feeds RSS
  • Drivers dos dispositivos instalados, caso não tenha mais os CD´s em mãos.

Caso tenha se esquecido de alguma senha, recomendo o freeware Revelation, que consegue ler alguns campos de senha onde ela já tenha sido gravada e apareça protegida por asteriscos.

Outro freeware interessante é o Magical Jelly Bean Keyfinder, que identifica e relaciona os números de registro ou Seriais de alguns softwares instalados para posterior re-instalação.

Para salvar os drivers, use o Driver Max ou Driver Genius.

Já formatou, esqueceu dos drivers e não consegue todas informações para identificar aquele dispositivo? Saiba o nome, modelo, fabricante e muitas informações de todo hardware e de vários softwares instalados no seu PC com o Everest Ultimate Edition, é uma versão de teste e está limitada a dias de uso.

O ideal é fazer um backup dos seus dados, com uma certa frequência, pois já pensou se você perde todos esses seus dados de uma vez, seja por qualquer motivo? Só quem já pedeu sabe como é, então eu faço regularmente backup em um HD externo.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Instalar impressora Epson LX-300 no Windows 7 64 bits


Como instalar em um computador com Windows 7 64 bits, uma impressora Epson LX-300 que está na rede, instalada em outro computador com o Windows XP.





1° – Vá em Dispositivos e Impressoras.

2° – Adicionar uma impressora.

3° – Adicionar uma impressora Local.

4° – Usar uma porta existente (LPT1) e clique avançar.

5° – Nessa tela você clica em Windows Update (tem que estar conectado à internet) e aguarde. Ele vai baixar novos Drivers de Impressoras.

6° – Quando terminar, vá no fabricante e escolha Epson e depois vai em impressoras e escolha o modelo que você quer LX-300, avance e siga as configurações como: selecionar como padrão, imprimir pagina de testes etc.

7° – Após tudo instalado, mesmo a impressora não estando ligada no pc pois você vai usar na rede, vá de novo em dispositivos e impressoras e clique com o direito do mouse na matricial que voce instalou e escolha “Propriedade da impressora” (nao é a ultima opção não)

8° – Feito isso vá na aba Portas e clique em Adicionar Porta e selecione Local Port (Porta Local) e clique em “Nova Porta” ai ele vai pedir “Digite o nome da porta” (esse que é o segredo) nesse campo você vai colocar o caminha da rede da sua matricial com o nome dela no compartilhamento da seguinte forma:

\\nomedocomputadornarede\impressoracompartilhada – por exemplo: \\farmacia\LX-300

Pronto problema resolvido, agora verifique se está selecionada a impressora com essa nova porta criada e mande imprimir alguma coisa, aqui deu certo e testei com uma LX 300 instalada na Rede com Windows XP e eu usando o win 7 ultimate 64bits.

Resgatar a aba ou janela que foi fechada no FIREFOX

DICA DA HORA!
Quando estamos navegando na Internet, as vezes deixamos muitas abas ou janelas abertas em nosso navegador, e acidentalmente podemos fecha-las.
Para quem usa o Firefox tem um recurso muito interessante que é poder resgatar a aba ou janela que foi fechada.


Para reabrir uma aba que foi fechada use o comando:
CTRL + SHIFT + T

e para reabrir uma janela use:
CTRL + SHIFT + N
E sua aba ou janela aparecerá novamente.

terça-feira, 13 de março de 2012

Desativar o Logon do windows XP!

Quando o PC ou Notebook é ligado e o Windows XP inicia, às vezes aparece uma tela para entrar com nome de usuário e senha. Essa tela está configurada para aparecer depois que se instala o Microsoft Framework ou quando o próprio usuário configura para isso. Se você está cansado dessa tela e quer iniciar sempre sem que ela apareça, a dica é bem fácil:


1- Vá no Menu Iniciar> Executar

2- Digite control userpasswords2 e dê ENTER

3- Desmarque a opção: "Os usuários devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar este computador" e clique em OK

4- Irá aparecer uma tela de "Fazer logon automaticamente" pedindo nome de usuário e senha. Informe o usuário padrão e digite uma senha.

5- Após isso, vá em Iniciar / Configurações / Painel de Controle / Contas de Usuário, clique em "Alterar a maneira como usuários fazem logon ou logoff" e desmarque os itens Use a tela de boas-vindas e Use a Troca Rápida de Usuário.

Agora a tela de logon não irá aparecer e o logon será feito automaticamente.

segunda-feira, 12 de março de 2012

A imagem de seu monitor ficou de ponta-cabeça? Veja como consertar

“Problema” é na verdade um recurso do Windows que pode ser útil em alguns casos, mas no geral assusta os usuários


Acontece com todo mundo: você está empolgado digitando um e-mail e aperta uma sequência de teclas errada, ou seu gato pula no teclado, e subitamente a imagem na tela de seu computador fica de ponta-cabeça. Sem saber o que aconteceu, você entra em pânico: “Meu Deus, o computador quebrou!” Tenho que chamar um técnico, e é claro que o profissional vai cobrar para resolver isso mais...

Não se preocupe, não há nada de errado com seu micro. Você (ou seu gato) simplesmente pressionou uma combinação de teclas que ativa o recurso de rotação da imagem na tela. Isso pode ser útil em alguns casos, como para exibir imagens em um projetor montado “de ponta cabeça” no teto, ou para quem gosta de usar o monitor em modo retrato, mas na maioria das vezes só serve para dar um susto nos usuários.

A solução é simples: tecle Ctrl+Alt+Seta pra Cima. Isso vai “endireitar” a imagem na maioria dos desktops e notebooks, que tem um chipset de vídeo da Intel. As outras direções também funcionam: Ctrl+Alt+Seta pra Baixo coloca a imagem de ponta cabeça, Ctrl+Alt+Seta Esquerda tomba ela para a esquerda e Ctrl+Alt+Seta Direita tomba para a direita.


Se seu computador tem uma placa de vídeo da Nvidia, o atalho não vai funcionar. Nesse caso clique com o botão direito do mouse em qualquer canto do desktop e selecione o item Nvidia Control Panel no menu. Na janela que surge, clique em Display na lista de opções no canto esquerdo e em Rotate display. Em Choose the orientation escolha Landscape.

Outra alternativa é usar o painel de controle do Windows. Pressione a tecla Windows, digite resolu e tecle Enter. Uma janela do Painel de Controle com as propriedades de vídeo irá surgir. Em Orientação escolha Paisagem, clique em Aplicar e em Manter Alterações.

Pronto! Não importa o método, seu monitor estará de volta ao normal.

Memória para netbooks: não compre gato por lebre


Memória de notebook pode ser utilizada em netbook? Vendedores online não fornecem informações precisas e co
nfundem o consumidor.


Quem não é técnico - caso da imensa maioria dos usuários de computadores - sabe como é difícil o processo de compra de componentes para fazer upgrade em um PC.

É importante ficar atento às especificações técnicas para não correr o risco de adquirir uma peça que, além de incompatível com o equipamento que se tem, pode até mesmo danificar o sistema.

Vários são os componentes que podem ser atualizados e cuja instalação melhoram consideravelmente o desempenho do PC.

Um HD mais espaçoso, uma placa de vídeo dedicada, um monitor, um drive de Blue-ray e, claro, o compomente mais comumente comprado, módulos de memória.

Se já é complexo definir que tipo de memória comprar, a crescente popularização dos netbooks só fez engrossar o caldo pois, se muitos usuários têm dificuldade para diferenciar um notebook de um netbook, que não dizer então, de seus componentes.

Quem procura a ajuda de uma loja especializada não terá dificuldadas. Entretando, é cada vez mais comum que usuários pesquizem o preço do que desejam em sites de comércio eletrônico antes de efetivar a compra, que tanto pode ser online ou realizada em lojas físicas.

Só que muitos vendedores online não oferecem informações completas sobre o componente e o pior, praticam preços bem mais altos aproveitando-se da falta de conhecimento do comprador. É o caso dos módulos de memória para netbooks.

Uma pequena explicação técnica
Na imensa maioria dos casos, o tipo de memória utilizada hoje pela indústria de netbooks é exatamente o mesmo adotado por boa parte dos notebooks, ou seja, o padrão DDR2, mais popular e, por isso mesmo, mais barata.

Alguns modelos mais recentes de notebooks adotaram o padrão de memória RAM DDR3, mais rápido e com melhor eficiência energética (menor consumo de energia, item importante em se tratando de computadores portáteis). Mas isso ainda é exceção.

Em caso de dúvida, confira o manual do seu equipamento ou verifique nas informações do sistema o tipo de memória instalada. Pode-se também contar com o apoio de aplicativos que fazem esse tipo de serviço, como o CPU-Z.

Ao deixar de passar todas as informações para o consumidor, os sites de venda pela web podem passar a falsa impressão de que a memória utilizada pelos netbooks é diferente daquele usada pela maioria dos notebooks, o que poderia justificar o preço maior.

Numa rápida busca na web encontramos diversos vendedores online que oferecem módulos de memória como sendo para netbooks - e de fato são -, mas sem dizer que o componente também serve para notebooks.

quinta-feira, 8 de março de 2012

7 dicas para o Internet Explorer 9


Veja como navegar anonimamente e acelerar o desempenho do navegador da Microsoft

Lançado em março de 2011, a versão final do Internet Explorer 9 chegou ao mercado seguindo a tendência de interface minimalista do Google Chrome. O campo de busca foi finalmente integrado à barra de endereço e a barra de menu agora fica por padrão oculta. O resultado disso é mais área na tela para mostrar o conteúdo dos sites. A seguir, sete dicas para usar melhor o Internet Explorer 9.

1– Navegação anônima

Navegue na internet com o recurso InPrivate para que o navegador não guarde nenhum dado (sites visitados,cookies, informações de formulários etc.). Quando ativado, este recurso mostra um retângulo azul com a palavra InPrivate do lado esquerdo da barra de endereço. Para usá-lo faça o seguinte:

1. Clique no ícone "Ferramentas" no canto direito superior;

2. Selecione "Segurança";

3. Clique em "Navegação InPrivate";

4. Uma nova janela se abrirá já com o modo ativado. Ou simplesmente a qualquer hora tecle CRTL+SHIFT+P para ativar o InPrivate.

2 – Modo tela cheia

Muitas pessoas gostam de ter o máximo de área da tela para suas navegações na internet. Por meio da tecla F11 é possível alternar para o modo tela cheia do Internet Explorer 9. Mas quem quer que o navegador já inicie em tela cheia pode fazer o seguinte:

1. Tecle CTRL+R;

2. Digite "regedit";

3. Vá para o seguinte local "HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Internet Explorer\Main";

4. Na coluna direita, localize o valor "Fullscreen" e clique duas vezes;

5. Mude o valor para "yes";

6. Clique "OK"

3 – Criação de atalhos para sites

Tem o costume de acessar frequentemente um ou mais sites? Coloque-o(s) então na barra de tarefas do Windows junto com os aplicativos frequentemente utilizados.

Este recurso se torna ainda mais útil para aqueles que utilizam serviços como o Google Docs ou Office Live Web. Basta arrastar a guia desejada para a barra de tarefas do Windows e pronto, o atalho está criado e fixo.

4 – Inicialização mais rápida

À medida que usamos o Internet Explorer 9, podem ocorrer diversas solicitações de instalação de complementos. Além disso, alguns programas do Windows instalam barras complementares no IE. Esses fatos podem fazer com que o navegador fique mais lento.

Se perceber que seu Internet Explorer demora para abrir ou trava ocasionalmente, desabilite algum dos complementos. Mas só faça isto se souber exatamente do que se trata cada um. Para acessar a lista de complementos instalados e desabilitá-los faça o seguinte:

1. Clique no ícone "Ferramentas" no canto direito superior;

2. Clique em "Gerenciar complementos";

3. Selecione "Barras de Ferramentas e Extensões" na coluna esquerda "Tipos de complementos";

4. Nesta mesma coluna clique na opção "Mostrar" para que seja escolhido o tipo de lista a ser mostrado.

4.1. Todos os complementos - exibe a lista completa de tudo que foi instalado;

4.2. Complementos carregados - exibe os complementos utilizados pela página atual ou exibida recentemente;

4.3. Executar sem permissão - exibe os complementos certificados pela Microsoft e que não precisam de aprovação do usuário para serem instalados;

5. Para habilitar/desabilitar um complemento basta selecioná-lo na lista e clicar no botão correspondente à ação desejada no canto inferior direito. Caso queira realizar a mesma ação em vários complementos, basta selecioná-los através do uso do CTRL ou SHIFT como outra seleção qualquer.

5 – Correção de travamentos

Se o IE 9 insiste em travar mesmo depois da desativação dos complementos, opte por restaurar as configurações originais. Para fazer isso siga as instruções abaixo:

1. Clique no ícone "Ferramentas" no canto direito superior;

2. Selecione "Opções de Internet";

3. Na aba "Avançado", clique em "Redefinir";

4. Marque a caixa de seleção "Redefinir as Configurações do Internet Explorer" e clique em "Redefinir";

5. Clique OK e em seguida OK novamente;

6. Feche todas as instâncias do Internet Explorer e reinicie-o.

6 – Desinstalação do Internet Explorer 9

Não se acostumou com a nova interface? O novo IE ficou muito lento num micro antigo? Seja qual for a razão, se o IE não agradou é possível voltar para a versão anteriormente instalada no Windows. Para realizar esse procedimento siga os passos abaixo:

1. Vá para o "Painel de Controle";

2. Clique em "Programas e Recursos";

3. Selecione "Exibir atualizações instaladas" no canto esquerdo;

4. Clique com o botão direito do mouse em cima de "Windows Internet Explorer 9" e selecione "Uninstall".

7 – Atalhos do teclado no Internet Explorer 9

Como quase todo aplicativo, o Internet Explorer é repleto de atalhos no teclado que agilizam seu uso no dia-a-dia. Confira abaixo algum deles:

ALT - mostra a barra de menu. Após a escolha de uma função esta volta a ficar oculta;

ALT+C - mostra os favoritos, histórico de navegação e feeds;

CTRL+D - salva a página atual nos favoritos;

CTRL+B - gerencia os favoritos;

ALT+HOME - Vai para a página inicial;

CTRL+J - abre a página de gerenciamento de downloads;

CTRL+L - seleciona o texto da barra de endereço;

segunda-feira, 5 de março de 2012

Aprenda a fazer e restaurar backups com o Windows 7


Fazer um backup de seus arquivos é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para salvaguardar os dados que você cria e armazena em seu computador. Por isso a Microsoft incluiu no Windows 7 um utilitário capaz de fazer e restaurar um backup completo de seu PC. Veja como ele funciona.



Fazendo o backup

Para abrir o utilitário de Backup e Restauração do Windows clique em Iniciar / Painel de Controle / Sistema e Segurança / Backup e Restauração. Se você nunca usou esta ferramenta antes, deve ver uma mensagem que diz O Backup do Windows não foi configurado. Clique no link Configurar backup logo em frente a esta mensagem.

Agora você deve escolher o local onde o backup será armazenado. O Windows não permite que você utilize o HD principal (C:) como destino para o backup, então você precisará de um outro HD interno ou externo (nossa recomendação). Selecione o disco e clique em Avançar.

Agora você precisa escolher o que incluir no backup. A opção padrão é Deixar o Windows escolher. Nesse caso o backup irá incluir o sistema operacional, arquivos da área de trabalho e os armazenados nas pastas padrão (Downloads, Imagens, Documentos, Vídeos, Músicas, Jogos Salvos) de cada usuário. Se tiver outras coisas que deseja incluir no backup marque a opção Deixar que eu escolha e indique-as manualmente.



Depois que tiver escolhido o que incluir no backup e onde armazená-lo, o programa irá mostrar um sumário com todas as opções selecionadas. Antes de clicar em Salvar configurações e executar backup confira em Agendamento a data e hora que o Windows selecionou para futuros backups: seu PC precisará estar ligado nesta hora, ou o backup não será feito. Você pode mudar o agendamento clicando na opção Alterar agendamento.

Por fim clique em Salvar configurações e executar backup. O primeiro backup será mais demorado mas os seguintes serão mais rápidos, já que apenas os arquivos que foram modificados ou criados depois do último backup serão copiados.

Restaurando a partir de um backup

Restaurar arquivos a partir de um backup é simples. Primeiro abra o Backup e Restauração do Windows e decida se você quer restaurar todos os seus arquivos ou apenas arquivos específicos que eventualmente tenham sido apagados ou danificados.

Para restaurar todos os arquivos clique em Restaurar meus arquivos e depois em Procurar pastas. Na lista na lateral esquerda da janela procure a pasta com o nome de seu backup. Clique nessa pasta e em Adicionar pasta. Depois de adicionar a pasta à lista de restauração, clique em Avançar e decida se quer que os arquivos sejam restaurados para seu local de origem ou um novo local. Por fim clique em Restaurar para trazer de volta todos os seus dados.

Para restaurar arquivos específicos clique em Restaurar meus arquivos e em Procurar arquivos. Navegue até sua pasta de backup e escolha os arquivos que deseja restaurar. O programa irá perguntar se você quer que os arquivos sejam restaurados para seu local de origem ou um novo local. Decida e clique em Restaurar para recuperar os dados que selecionou.

Não sabe o nome exato do arquivo que procura? Clique em Restaurar meus arquivos e use o botão Pesquisar... para fazer uma busca por palavras-chave. Localize os arquivos que quer nos resultados da busca e restaure-os como indicado anteriormente.

Atualização de Drivers do Computador é Muito importante.


Precisando atualizar os drivers do PC? Deixe que um software simples e leve indique os links para você.

3DP Chip permite a atualização dos drivers do computador de uma forma rápida e descomplicada. Ele indica os links para que você realize o download dos softwares que dão as diretrizes para os componentes de hardware do PC.

Este software não precisa ser instalado e possui um arquivo executável muito leve, podendo ser transportado facilmente em qualquer pendrive, por exemplo. Sua interface simples permite que qualquer pessoa utilize seus recursos sem complicações.

Pare de esquentar a cabeça vasculhando a internet atrás de atualizações para os drivers do seu PC. Deixe que o 3DP Chip faça esse trabalho para você!




A importância dos drivers atualizados

A maioria dos usuários não se preocupa com a atualização dos drivers. Todavia, se você deseja usufruir dos periféricos, softwares e jogos mais recentes, é essencial ter esses componentes sempre atualizados.

Isso porque os drivers são responsáveis por facilitar o intercâmbio das informações entre as peças de hardware e o sistema operacional. Em uma analogia, eles trabalham como tradutores, permitindo que o máximo de desempenho seja obtido da placa-mãe, das placas de som e vídeo e do processador, entre outros dispositivos.

Alguns modelos dessas peças de hardware possuem gerenciadores que indicam quando um novo driver está disponível. Entretanto, esse fato não é uma regra para todos os dispositivos. Nesse contexto, o 3DP Chip é a garantia de que toda a sua máquina estará atualizada e tinindo para oferecer o máximo de desempenho possível.

Basta abrir o aplicativo para visualizar algumas informações do PC, como a frequência do processador, a quantidade de memória RAM e a versão do sistema operacional. Tais dados são de suma importância para que você saiba quais drivers são os mais adequados para o seu computador.

Como atualizar os drivers

Ao executar o 3DP Chip, na aba “Home”, você visualiza uma lista com os principais drivers do computador. Entre eles estão os da placa de rede, mouse, placa de som, placa-mãe e chipset gráfico.


Para conferir se algum deles precisa ser atualizado, clique sobre o ícone do dispositivo desejado. Ao realizar essa ação, você é redirecionado para uma página que informará se o componente possui alguma nova versão. Se esse for o caso, existirá um link para que você faça o download do driver em questão. Após tê-lo baixado, instale-o e fique tranquilo!

Tecmundo

sexta-feira, 2 de março de 2012

5 dicas para acelerar o Windows

O Windows conhecido por ficar cada vez mais lento com o tempo de uso. Isso se dá principalmente por erros de registro causados por aplicativos que são instalados e desinstalados. Mas outros fatores podem causar a lentidão, como serviços que rodam em segundo plano e excesso de efeitos visuais ativados.

O Windows 7 tem desempenho melhor do que seus antecessores (XP e Vista). E alguns ajustes podem aprimorar ainda mais sua performance. A seguir, o iG traz cinco dicas para melhorar o desempenho de qualquer versão do Windows. Confira.

1 – Desabilite efeitos visuais

Todas as versões do Windows vêm configuradas com diversos efeitos visuais ativos (esmaecer ao arrastar janela, miniaturas das tarefas abertas com pré-visualização, janelas transparentes no Vista, sombras no ponteiro do mouse e outros).

Isso tudo consome recursos do processador e, em um computador básico, pode contribuir para a lentidão do sistema. Para deixar seu Windows o mais simples possível visualmente faça o seguinte:

1. Vá ao “Painel de Controle” e clique em Sistema. No Windows Vista/7 clique em “Configurações avançadas do sistema” no menu lateral e no Windows XP vá direto ao próximo passo;

2. Selecione a aba “Avançado”;

3. Clique em “Configurações” na área Desempenho;

4. Na aba “Efeitos Visuais” selecione “Personalizar” e desmarque todas as caixas de seleção exceto “Usar estilos visuais em janelas e botões”;

5. Clique OK.

2 – Desative o som de entrada e saída do Windows

Toda vez que o Windows é iniciado ou desligado ouve-se uma melodia. Essas melodias são mais um processo a ser executado pelo sistema e atrasam o início do Windows em computadores básicos e avançados.

Resumidamente, nos PCs básicos o som é mais uma tarefa a ser realizada, e nos mais rápidos o computador fica aguardando o término da execução do som para dar continuidade ao procedimento escolhido. Para os sons, faça o seguinte:

Windows XP

1.

Vá ao “Painel de Controle”;

2. Clique em “Sons e dispositivos de áudio” e selecione a aba “Sons”;

3. Na lista de eventos do programa selecione “Iniciar o Windows”;

4. Na lista de sons selecione “(Nenhum)”;

5. Repita os passos 3 e 4 para o evento do programa “Sair do Windows”;

6. Clique em OK.

Windows Vista/7

1. Vá ao “Painel de Controle” e no canto superior direito mude “Exibir por” para ícones grandes ou pequenos caso esteja selecionado “Categoria”;

2. Clique em “Som” e selecione a aba “Sons”;

3. Desmarque a caixa de seleção “Tocar som de Inicialização do Windows”;

4. Na lista dos eventos de progrma de sons clique em “Sair do Windows”;

5. Na lista abaixo selecione “(Nenhum)”;

6. Clique em OK.

3 – Interrompa a troca rápida de usuário

Quando um computador possui dois ou mais perfis de usuário, o Windows pode alternar entre eles por dois métodos. O método de troca de usuário rápido é o que vem, geralmente, configurado por padrão nos micros.

A vantagem o próprio nome já diz. A desvantagem é que este método não finaliza programas abertos numa conta de usuário e quando se alterna para outro perfil estes aplicativos continuam consumindo recursos do sistema. Para mudar para o método de Logoff completo do Windows faça o seguinte:

Windows XP

1. Vá ao “Painel de Controle”;

2. Clique em “Contas de usuário”;

3. Clique em “Alternar a maneira como os usuários fazem logon ou logoff”

4. Desmarque a caixa de seleção “Use a Troca rápida de usuário”;

5. Clique em “Aplicar opções”.

Windows Vista/7

Infelizmente somente o Windows XP dispõe de uma maneira simples de desabilitar a troca rápida de usuário. Nos outros sistemas o procedimento é o seguinte:

1. Tecle o símbolo do Windows + R;

2. Digite gpedit.msc;

3. Navegue na coluna esquerda até chegar no diretório “Diretiva Computador Local > Configuração do Computador > Modelos administrativos > Sistema > Logon”;

4. Selecione na coluna direita com o botão direito do mouse “Ocultar pontos de entrada para troca rápida de usuário”;

5. Clique em “Editar” e selecione “Habilitado”;

6. Clique em OK.

4 – Desabilite a desfragmentação agendada

Desfragmentar o disco rígido a cada três meses é uma ótima maneira de garantir um bom desempenho do seu computador. Mas se esta tarefa for executada constantemente de forma automática na hora em que o computador está sendo usado, isso pode pode causar significativa perda de performance. Por isso, desabilite a desfragmentação agendada da seguinte maneira:

Windows XP

Não vem por padrão com este recurso ativo, mas não custa verificar se não foi habilitado por alguém.

1. Vá ao “Painel de Controle”;

2. Clique em “Tarefas Agendadas”;

3. Caso apareça na lista “Desfragmentador de disco” clique com o botão direito do mouse em cima e selecione “Excluir”.

Windows Vista/7

1. Abra o “Computador” no menu “Iniciar” ou tecle o símbolo do Windows + E;

2. Localize o disco rígido C: e clique com o botão direito do mouse;

3. Clique em “Propriedades” e selecione a aba “Ferramentas”;

4. Clique em “Desfragmentar agora”;

5. Clique em “Configurar agendamento”;

6. Desmarque a caixa de seleção “Executar Seguindo um Agendamento”;

7. Clique em OK.

5- CCleaner

Nosso computador possui uma série de arquivos que são registrados diariamente para armazenar informações de sistema, cookies de navegação, registros de programas instalados/desinstalados, dados de backup, históricos de mensageiros instantâneos etc. Portanto, é provável que uma hora o PC fique lento e demore para iniciar e/ou carregar seus softwares prediletos.

É importante ressaltar que muitos dados desnecessários são guardados em nossa máquina e isso diminui muito o desempenho dela. Haveria alguma forma de apagar esses arquivos para que o computador voltasse a sua forma original?

Mas é claro que sim, e de maneira muito mais prática e simples do que você imagina. O CCleaner é um programa totalmente gratuito que otimiza o sistema e remove os arquivos não necessários do computador, tornando o Sistema Operacional muito mais rápido; e como consequência, recuperando espaço no seu disco rígido. Ele possui suporte completo em português, e isto facilita muito o uso!

O que significa CCleaner?

O nome do programa é uma abreviação de "Crap Cleaner", ou seja, limpador de porcarias. Com ele, você efetua uma limpeza completa no seu PC, apagando arquivos desnecessários e ganhando mais privacidade ao eliminar os pacotes que armazenam suas atividades. E mais importante ainda: melhora o desempenho da sua máquina.

Como funciona?

Depois de instalado, execute-o, selecione os itens que deseja remover do computador — na opção “Limpeza” — e clique em “Analisar”. Imediatamente, o software faz uma busca por todo o sistema e retorna o que pode ser apagado, com o respectivo tamanho em disco que você pode recuperar.

Feito isso, clique em “Executar Limpeza” para que o conteúdo seja apagado definitivamente do

Windows. Lembre de efetuar esta tarefa com todos os outros programas fechados, uma vez que o CCleaner irá procurar arquivos e registros temporários (que podem estar em uso por algum dos aplicativos em execução).



quinta-feira, 1 de março de 2012

Saiba o que são e pra quê servem as memórias RAM, HD e mais

A palavra "memória" é usada frequentemente no mundo da tecnologia. Sua origem neste setor data dos anos 1940. Nesta época, pequenas quantidades de bytes eram armazenados em válvulas a vácuo para que cálculos matemáticos bem simples fossem efetuados nos computadores de então. Com o advento do circuito impresso as memórias tiveram um grande avanço que perdura até hoje, tanto em capacidade de armazenamento como na velocidade de acesso aos dados.

Nas décadas de 1980 e 1990 o termo memória era mais usado para identificar um tipo específico de memória, a famosa RAM. Anos mais tarde, com a chegada das câmeras digitais o termo "cartão de memória" também se popularizou. No entanto, existem diversos outros tipos de memória que estão presentes em nosso dia-a-dia. Uma delas é o famoso disco rígido(HD).

O iG elaborou uma lista com os tipos de memórias mais presentes nos dispositivos e computadores atuais e suas funções. Confira:

1 – Memória RAM (Random Access Memory)

O significado do nome RAM é “memória de acesso aleatório”. Isto quer dizer que qualquer parte da memória pode ser solicitada pelo processador a qualquer momento, seja para leitura ou gravação de dados. A RAM é considerada uma memória volátil, pois tudo que está guardado nela é apagado assim que o equipamento é desligado.

Atualmente, notebooks e PCs básicos costumam vir com 2 GB de RAM. É um valor adequado para rodar o Windows 7 e alguns programas básicos. Quem quiser um desempenho melhor deve optar por um computador com 4 GB ou mais de memória RAM.

A principal função da memória RAM é evitar um gargalo de desempenho entre o processador e a memória de armazenamento (disco rígido, unidades de CD/DVD, entre outras). Quando o usuário liga o PC, o sistema operacional ocupa uma parte da RAM. Cada novo programa aberto ocupa mais um pouco. Quando a memória RAM está “cheia”, o computador fica lento e é necessário fechar programas (e, em casos mais graves, reiniciar o computador) para liberar memória.

Um disco rígido convencional, como veremos adiante, é extremamente lento para acessar dados quando comparado à memória RAM. Por isso, o sistema operacional e os programas e arquivos usados no momento são carregados na memória RAM, mais veloz.

Impressoras também têm memória RAM. Ela é usada para armazenar temporariamente e processar arquivos enviados por computadores. Nos smartphones, a memória RAM tem a mesma função da desempenhada em computadores. Ela permite que vários aplicativos instalados rodem ao mesmo tempo e se alternem de maneira veloz, conforme solicitado pelo usuário.

Os pentes de memória RAM variam de tamanho. Por exemplo, um pente do tipo DDR1 para desktop não encaixará num soquete de uma placa-mãe para DDR3 de outro desktop e vice-versa.Além disso, existem diferenças na velocidade em que um pente de memória acessa a placa-mãe. Por isso, na hora de fazer um upgrade, verifique qual o soquete e barramento da placa-mãe que seu micro suporta antes de adquirir um pente de memória RAM.

Uma dica importante: nunca compre uma memória em que o vendedor tenha colocado os dedos nos chips na hora de mostrar o pente. O correto é segurá-la somente pelos cantos.

A eletricidade estática que carregamos em nossos corpos pode danificar os componentes de um pente de memória. Por isso, sempre exija que sua memória esteja lacrada, seja num envelope anti-estático (saquinho de cor metálica) ou numa embalagem de plástico rígido do fabricante.

2 – Disco rígido (HD)

Os discos rígidos são um tipo de memória que tem como principal função armazenar grandes quantidades de dados. São neles que geralmente estão localizados seus documentos, vídeos caseiros, fotos, músicas baixadas da internet e aplicativos/jogos instalados no computador.

Atualmente, notebooks básicos costumam ter discos com cerca de 300 GB (igual a 300.000 MB) de espaço. Com esse espaço, dá pra guardar com folga milhares de músicas, que costumam ter por volta de 5 MB. No caso dos arquivos de vídeo, um arquivo de um filme de duas horas pode ter 1 GB ou mais, dependendo da qualidade.

Para funcionar, um HD usa uma agulha para gravar dados no disco magnético. A velocidade de gravação na maioria dos HDs do mercado está entre 5.400 e 7.200 RPM (rotações por minuto).

Além da memória para armazenamento, os discos rígidos também possuem uma memória de acesso rápido, para informações muito solicitadas pelo sistema. Ela é chamada de buffer e costuma ter 16 MB.

Na hora de adquirir um HD, dê preferência sempre aos com maior velocidade de rotação (7200 RPM). Caso o vendedor tenha somente os mais lentos (5400 RPM), opte por um modelo que tenha um buffer maior, mesmo que a capacidade de armazenamento seja um pouco menor (por, exemplo, 250 GB com 16 MB de buffer em vez de 320 GB com 4 MB), principalmente se for o disco rígido onde o sistema operacional será instalado.

Atualmente já existem discos rígidos híbridos, que de forma inteligente colocam os arquivos mais acessados numa memória Flash integrada que simula um SSD (por exemplo, o Seagate Momentus XT 750GB + 8GB).

3 – SSD (Solid State Drive)

Muitos notebooks mais modernos, incluindo vários modelos de ultrabooks, começam a substituir HDs convencionais por memórias do tipo SSD (Solid State Disk). Na prática, esse tipo de memória funciona como um pen drive, e não tem partes móveis.

Essa característica resulta em um acesso mais veloz à memória, além de maior resistência a quedas e trepidações. A única desvantagem no momento é o custo, já que o valor por megabyte ainda é muito mais alto que o de um disco rígido tradicional. Contudo, esta diferença de preço tende a cair rapidamente nos próximos anos.

4 – Memória Flash

É o tipo de memória usado em pen drives e cartões de memória para celulares, câmeras digitais e tablets. Os formatos mais populares em cartões de memória são SD (Secure Digital), Compact Flash, SmartMedia, e MemoryStick.A memória Flash pode atuar como um disco rígido ou como uma memória RAM. Assim, em algumas situações ela é usada para armazenar grande quantidade de dados, enquanto em outros casos é usada para acelerar o sistema. A memória Flash tem como características principais não ser volátil (ou seja, o conteúdo não é apagado automaticamente), ser regravável e de estado sólido (sem partes móveis).

5 - Mídias ópticas

Todas as mídias ópticas (gravadores de CD/DVD e Blu-ray) também são consideradas um tipo de memória, já que é possível guardar e ler dados. A capacidade de armazenamento varia de 650MB (CDs convencionais) até 128 GB (Blu-ray BDXL).

A velocidade de acesso e gravação deste tipo de memória é bem lenta se comparado a outros tipos de memória. E, com o barateamento dos HDs e a popularização dos serviços em nuvem, a mídia óptica vem perdendo espaço para guardar grandes quantidades de dados. No entanto, seu baixo custo de produção ainda é um grande atrativo para que ela permaneça no mercado.

6 – ROM (Read-only memory)

Esse tipo de memória é usado principalmente em cartuchos de jogos para videogames portáteis, como o Nintendo 3DS. Nos anos 1980 e 1990 a memória ROM era usada também em videogames de mesa, como Atari, NES e Super NES. Mas foi gradualmente substituída por CDs, DVDs e discos Blu-ray.

A memória ROM se diferencia da RAM principalmente por ser não-volátil (os dados permanecem armazenados após o desligamento), por não alcançar taxas tão altas de velocidade de transferência de dados e por essencialmente armazenar dados que são usados automaticamente pelo sistema, sem que o usuário os tenha solicitado diretamente.

Tradicionalmente, a memória ROM não permite alteração de dados. Mas, alguns tipos de memória ROM permitem gravar ou alterar os dados armazenados.

Os tipos mais conhecidos são: EPROM (Erasable Programmable) e EEPROM (Electrically Erasable Programmable). Estas se diferenciam na forma de como os dados podem ser alterados. A primeira pode ser alterada apenas por remoção física e colocação do chip num dispositivo especial de leitura/gravação. A segunda pode ser alterada diretamente do circuito onde está conectada.

7 – Memória cache

O cache é uma memória que tem a finalidade de fornecer, de forma rápida e sempre que necessário, pequenas instruções de uso constante de um componente (por exemplo, um processador). Este tipo de memória é um atalho de acesso aos dados contidos em um tipo de memória mais lenta (ex.: RAM).

Os processadores básicos geralmente contam com somente uma camada de memória cache (level 1). Já os intermediários modernos e mesmo os topo de linha mais antigos podem conter duas ou três camadas (level 2 e 3). O tamanho destas memórias pode variar de 64 KB (AMD Duron 750) até 12 MB (Intel i7 980) e sua característica principal é sua altíssima velocidade.

A memória virtual (pagefile) do Windows e o cache de navegadores da internet podem ser considerados memórias cache. A diferença é que ambos usam espaço livre no disco rígido para alocar os dados a serem constantemente acessados, em vez de contarem com uma memória física dedicada somente para suas atividades.

IGTecnologia