sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ferramentas gratuitas para apagar seus discos com segurança

 Veja como apagar corretamente os dados de um HD, SSD ou pendrive, sem custo algum

O HD de seu PC está lotado com suas informações pessoais. Portanto, antes de vender ou doar sua máquina, você deve apagar permanentemente os dados para que não haja chance de que sejam recuperados. Se os discos estão criptografados e você confia no protocolo usado (sistemas de criptografam todo o disco são bastante seguros) então basta apagar as chaves. Mas se o disco não está criptografado, ou você quer dar um passo além e evitar o roubo de dados no futuro, precisará usar algumas ferramentas simples e gratuitas, projetadas para apagar de vez tudo o que está sem seus HDs, SSDs ou Pendrives.
Apagar um arquivo usando o comando “Excluir” no Windows não o remove do disco. Essa operação simplesmente remove o “ponteiro” que indica a localização do arquivo no disco, ou seja, ele ainda está lá mas não pode ser encontrado. É por isso que um aplicativo de recuperação de dados, que ignora os ponteiros e analisa a estrutura do disco em busca dos dados, consegue recuperar um arquivo apagado: ele nunca deixou de existir, só mudou de endereço e não avisou a ninguém. Para se livrar dos dados permanentemente é necessário um programa que escreva zeros e uns, literal ou figurativamente, sobre eles.
Mas atenção: antes de usar um destes programas num disco conectado a um notebook, ligue o notebook à tomada. Se a bateria acabar no meio da operação, é provável que o HD seja corrompido e fique inutilisável.
Diferentes tipos de discos usam diferentes métodos para armazenar os dados, portanto você precisará de ferramentas diferentes para cada um deles. Discos de estado sólido, por exemplo, se comportam de forma bem diferente dos pendrives, HDs híbridos (que combinam um disco magnético com um cache em memória flash) ou HDs comuns. Isto é um reflexo da forma única como os SSDs escrevem os dados no disco, usando algoritmos para distribuí-los de forma igual por todas as células de memória, aumentando a vida útil da unidade.


Para apagar um HD tradicional, experimente o Darik’s Boot and Nuke (DBAN), um disco de boot com um utilitário que apaga os dados sobrescrevendo cada setor do disco com dados aleatórios várias vezes. Entretanto, como foi projetado para trabalhar com HDs tradicionais, o DBAN por vezes não consegue apagar completamente discos baseados em memória flash, como pendrives e SSDs. Ele também pode não funcionar corretamente em um HD híbrido.
Apagando pra valer
Se seu computador tem um HD híbrido ou unidade SSD, baixe uma cópia gratuita do utilitário Secure Erase, do Center for Magnetic Recording Research. Este app, que segue as Normas para Saneamento de Mídia definidas pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA, executa o comando Secure Erase embutido no firmware de todos os HDs Serial ATA (SATA) e Parallel ATA (PATA) recentes, que diz ao disco para sobrescrever todos os dados com “lixo”. Para usá-lo, copie o arquivo HDDerase.exe para um CD ou Pendrive e dê boot em seu PC a partir deste disco. Digite hdderase no prompt do DOS e tecle Enter. O processo pode levar várias horas para completar.
Se você quer reduzir o risco de que alguém extraia dados de um de seus pendrives, baixe uma cópia do utilitário gratuito Roadkil's Disk Wipe e rode-o com o pendrive plugado ao PC. Escolha o disco que quer apagar no menu, decida se quer preenchê-lo com dados aleatórios ou não e quantas vezes o programa deve fazer isso (escolha 3, para ter certeza) e deixe o programa trabalhar.
Para ter certeza absoluta de que ninguém NUNCA irá recuperar dados de seus discos, a única solução é uma marreta e um maçarico. Mas se não for possível, as opções acima são uma boa alternativa.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Google Drive é oficialmente lançado com 5GB gratuitos para armazenamento

O Google acaba de lançar oficialmente seu novo serviço de armazenamento de arquivos em nuvem, o Google Drive.

Os usuários começarão a utilizar o serviço com os 5GB de espaço para armazenamento de forma gratuita. Também há possibilidade de expansão da capacidade para até 100GB, mas o usuário terá que colocar a mão no bolso e pagar pelo espaço adicional.
Mesmo com integração total com o Docs, também do Google, a empresa caracteriza o novo serviço como a "evolução" da ferramenta de documentos, já que o Drive trabalhará em conjunto com o Docs, na mesma página. No momento, serão lançados aplicativos para PC, Mac e Android. Já os usuários de iOS ainda precisarão esperar.

O Drive também terá integração total com o Gmail, serviço de e-mails do Google. Não será mais preciso enviar os arquivos em anexo, já que o Drive dá a possibilidade de o usuário enviar links através do e-mail.

As ferramentas de busca do serviço também ganharam atenção redobrada. Será possível fazer pesquisas por tipo, dono e até atividade do documento. Haverá reconhecimento de conteúdo usando a tecnologia OCR, que "lê" imagens: por exemplo, se você baixar uma imagem escaneada de um recorte de jornal velho, poderá pesquisá-la usando uma das palavras citadas no artigo.

O Google Drive também terá suporte para mais de 30 tipos de documentos, como vídeos em HD, arquivos do Photoshop e outros. Além disso, também terá 99,9% de uptime, ou seja, garantia de quase todo o tempo em atividade.

Para acessar o Google Drive e começar a utilizar o serviço, basta clicar aqui. Veja abaixo o vídeo de lançamento da ferramenta:

terça-feira, 24 de abril de 2012

Esqueceu a senha do Windows? Veja como resetá-la!

 Se você ficou “trancado” fora do sistema, não se preocupe: existe um jeito fácil de redefinir a senha de seu usuário no Windows. Você só precisa do DVD de instalação do sistema.

Você esqueceu a senha do Windows e agora não consegue acessar o sistema? Não se envergonhe, isso pode acontecer com qualquer um. Siga estes passos para definir uma nova senha, mesmo que você não tenha criado um disco para recuperação de senha. Esta dica foi testada no Windows 7.
1) Inicie o PC usando um disco de instalação do Windows. O que veio com seu computador deve servir. Espere o instalador carregar, selecione um idioma para a instalação e clique em Avançar.
2) Clique em Reparar seu computador, selecione o OS a reparar e tome nota da letra do drive onde o sistema está instalado. Clique em Avançar. Na lista de ferramentas de recuperação, clique em Prompt de Comando.
Nos próximos passos nos referimos ao drive com o sistema operacional como o drive C:. Se em seu PC o sistema estiver em outro drive, substitua o C: nos comandos abaixo pela letra do drive correspondente.
3) No prompt de comando digite: copy c:\windows\system32\sethc.exe  c:\ e tecle Enter
4) Agora digite copy /y c:\windows\system32\cmd.exe c:\windows\system32\sethc.exe e tecle Enter
5) Saia do Prompt de Comando (digite exit e tecle Enter) e reinicie o PC. Na tela de login, tecle Shift cinco vezes seguidas. Isso fará com que um prompt de comando apareça na tela.
Depois de conseguir acesso a um prompt, basta um comando para mudar a senha
6) No Prompt digite o comando net user username password, substituindo username pelo seu nome de usuário no Windows e password pela nova senha que você quer definir, e tecle Enter. Se você não se lembra do seu nome de usuário, digite apenas net user (seguido de Enter) para ver uma lista com todos os usuários do sistema.
7) Saia do Prompt de Comando e faça login com a nova senha. Problema resolvido!
Agora você precisa desfazer as mudanças anteriores para impedir que alguém explore o mesmo truque e mude sua senha. Repita os passos 1 e 2 acima, e no Prompt de Comando digite copy /y c:\sethc.exe c:\windows\system32\sethc.exe e tecle Enter. Saia do prompt de comando e reinicie o computador.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

3 motivos pelos quais você deve sempre limpar o seu teclado!

Confira algumas razões que podem fazer com que você veja a relação teclado/sujeira com outros olhos.

Ficar muito tempo no computador já é algo comum para várias pessoas. Consequentemente, algumas ações rotineiras — como comer e beber — também se tornaram corriqueiras na frente do monitor e, especialmente, em cima do teclado.

Mãos sujas, alimentos, espirros, tosses e poeira. Tudo isso — somado aos pequenos e úmidos espaços entre as teclas — pode ter resultados mais desastrosos do que se imagina. Não é de hoje que cientistas alertam para os riscos dos germes nos teclados e, com o passar do tempo, mais pesquisas tornam evidentes os malefícios de um teclado sujo.

Acompanhando esse quadro, o Tecmundo listou alguns bons motivos para você criar o hábito de limpeza com as teclas, tornando o seu relacionamento com o teclado muito mais saudável. Confira:

1 - O teclado pode agregar mais bactérias que um vaso sanitário

Se você já ouviu que um teclado sujo poderia causar doenças, mas nem levava isso tão a sério, uma descoberta no Reino Unido poderá fazer com que você reveja seus conceitos: segundo um estudo, as teclas podem chegar a ter mais sujeira — e, consequentemente, mais germes — que um vaso sanitário.


O grupo de biólogos ingleses responsáveis por esta pesquisa avaliaram 33 teclados e os hábitos de higiene dos respectivos usuários. O resultado apontou que, entre os 33, 4 apresentavam riscos elevados à saúde humana — podendo causar, por exemplo, intoxicação alimentar.

Mais foi um quinto teclado o que mais chamou a atenção para os perigos da sujeira entre as teclas: ele estava tão imundo que um microbiologista ordenou sua remoção imediata da mesa do computador, deixando-o na quarentena para passar por uma boa limpeza.

Todas essas atitudes foram tomadas pelo fato do teclado ter ultrapassado mais de 150 vezes o limite de bactérias recomendado, deixando-o cinco vezes mais sujo que um vaso sanitário — também testado na ocasião.

2 - Seu teclado pode atrair bichos pouco desejados

As migalhas de alimentos que caem entre as teclas são um bom aperitivo para animais que, comumente, não são “queridos” pelos humanos. É o caso das baratas e ratos, que além de serem classificados pela maioria como bichos asquerosos, ainda podem transmitir bactérias e enfermidades.


 Recentemente, segundo publicado pelo Daily Mail, a Royal Society of Chemistry, em Londres, mostrou evidências do que todos já suspeitavam por lá: ratos estão visitando os teclados dos escritórios londrinos à noite, em busca de uma boa refeição.

Com isso, eles também deixam excrementos como “lembranças” aos donos dos computadores. Em Londres, essa situação é um problema crescente e, por isso, a Royal Society of Chemistry está lançando um concurso pela busca do teclado mais sujo da Grã-Bretanha.

O objetivo é publicar as imagens no site do instituto e chamar a atenção para a higiene do computador, com o foco de melhorar a área da saúde na sociedade.

3 - Um teclado sujo pode não funcionar corretamente

Ao clicar em uma tecla, ela fica presa para baixo e se recusa a subir? Ela trava e fica repetindo incontáveis vezes a mesma ação, mesmo que você tenha a apertado apenas uma vez? Ou, em certos casos, é justamente necessário pressioná-la com muita força para que ela entenda o comando?



 Se essas situações são comuns para você, a boa notícia é que há uma grande probabilidade de que não seja necessário comprar outro teclado: ele pode estar apenas sujo. A poeira e outros tipos de sujeira, quando muito acumulados, causam o mau funcionamento das teclas e, consequentemente, a irritação do dono do computador pelos comandos não estarem funcionando corretamente.

Uma boa atitude para evitar o teclado sujo está quanto a não beber na frente do computador: aparelhos eletrônicos e líquidos não se misturam. E, caso você derrube o café entre as teclas e elas continuem a funcionar, uma boa dica é realizar a limpeza imediata para evitar possíveis falhas nos comandos.

Salve-se dos germes!

Como é possível notar, existem boas razões para se preocupar com as consequências da junção “teclados+germes”. Na área científica, a preocupação é tão grande que, nos Estados Unidos, um teclado autolimpante será produzido especialmente para ser empregado em hospitais. 



Mas você não precisa esperar o lançamento de um teclado assim no Brasil ou gastar muito dinheiro para combater as bactérias. Com simples ferramentas de limpeza você pode deixar suas teclas asseadas e “saudáveis”.

TECMUNDO

quinta-feira, 19 de abril de 2012

CUIDADOS BÁSICOS COM O SEU NOTEBOOK

CUIDADOS BÁSICOS COM O SEU NOTEBOOK


Introdução
Nesta guia irei falar sobre os cuidados básicos para notebook, alguns bons métodos de se melhorar a vida util de seu notebook além de dicas para um melhor funcionamento do
mesmo.

1 - Condicionamento da bateria.

Este é um ponto crucial que quase ninguém presta atenção. Primeiramente, o óbvio: Quando os fabricantes colocam aquelas pequeninas etiquetas dizendo: ?ATTENTION: Charge battery for X hours before using? (ATENÇÃO: Recarregue a bateria por X horas antes de usar), eles não estão brincando. Utilizando o notebook com carga insuficiente, além de proporcionar pouco tempo de uso efetivo, pode diminuir a vida útil da bateria.
As baterias do tipo NiCad (pouco usadas atualmente) e NiMH, sofrem este condicionamento, já as baterias do tipo Li-ion (mais modernas) estão, teóricamente, livres deste mal.
Como proceder corretamente no condicionamento de uma bateria nova: Ao carregar pela primeira vez a bateria, carregue-a por completo por valta de 12 horas.
Use-a até o final de sua carga e repita o processo quando precisar recarregar

2 - Evite tocar a tela LCD

Muitos se esquecem que a tela do notebook não é coberta por uma dura e grossa camada de vidro como os monitores convencionais (os de tubos). Quando você toca a tela, na verdade está em contato com uma leve, sutil membrana que se pressionada pode danificar os pixels (menor unidade de resolução do monitor) atrás dela.
Procure, também tomar cuidado com produtos de limpeza na tela do seu notebook, eles podem sombrear e descolorir parte da tela. Quando se torna inevitável uma limpeza, passe levemente uma flanela ou um pano macio seco, tirando somente o excesso de pó, logo após passe bem suavemente um pano macio umidecido para tirar possíveis impressões digitais e outras marcas no LCD. Pessoalmente recomendo utilizar pedaços fartos de algodão.

3 - Telas touchscreen

Para os notes que possuem telas touchscreen (aquele que você pode tocar para usar o mesmo), é bom lembrar que, o fato de que a tela de seu computador é configurada para aceitar o toque manual, não quer dizer que ela é resistente a sujeiras, riscos e outros danos. Na verdade é mais provável que ela sofra algumas danificações e deve ser limpa com mais freqüência. Não se esqueça de que é sempre necessário estar com as mãos bem higienizadas antes de utilizar este tipo de tela.

4 - Proteção de Tela

Você também deve dar à sua tela algum descanso. Monitores LCD, ao contrário dos desktop convencionais (tubo), não sofrem a perda de dot pitch ou o gasto de fósforo contido nos monitores, e por isso não precisam de proteção de tela ou tela de descanso. Mas na verdade, uma proteção de tela pode "acordar" hard disk drives e processadores do modo suspenso. Eles, também, poupam ocupação do sistema e energia das baterias.

Deixando seu notebook em modo de espera ou na tela de descanso quando não estiver usando, você aumenta a vida útil do seu portátil e também da tela, um dos componentes mais caros para reposição.

5 - Teclados

Os teclados também precisam de cuidados especiais e frequentes se você quer prevenir teclas travadas e sem respostas/morta. Para se livrar do pó e sujeira que caem entre as teclas, um pequeno aspirador feito para computadores pode ajudar. Infelizmente, este tipo de aparelho além de caro, não são fortes o bastante sugar pequenas partículas de sujeira. Neste caso você pode usar um clipe de papéis comum, sempre com o cuidado em não afundar mais essas partículas para baixo do teclado. Apesar de alguns notebooks possuírem os teclados selados, outros têm muitas partes sensíveis que não devem ser danificadas.

6 - Trackballs, touchpads, pointing sticks

Como qualquer mouse convencional, os referentes ao notebook (trackballs, touchpads, pointing sticks), também acumulam sujeira e merecem uma limpeza regularmente. No caso das trackballs, fique de olho ao redor delas, pois os cantos em volta da esfera acumulam muita poeira e sujeira. O mesmo acontece com os pointing sticks (aquela bolinha de borracha no meio do teclado), para realizar uma limpeza eficaz use um aspirador próprio para computadores ou ar comprimido, caso não os tenha, você pode recorrer ao velho clipe de papéis mas com muito cuidado ao utiliza-lo.

Já para a limpeza dos mouses tipo touchpads, recomenda-se a mesma forma de limpeza dos monitores LCD, já discutida nestas dicas.

7 - HDs

Os discos rígidos são os componentes mais delicados em qualquer computador portátil. Estudos recentes mostram que ?crashes? (falhas) no disco rígido são as causas mais comuns em se tratando de defeitos em notebooks. Para evitar problemas, utilize regularmente um programa de manutenção de hard disk. Rode uma aplicação de reparo pelo menos uma vez por mês ou mais e remova qualquer arquivo supérfluo, podendo utilizar os defragmentadores de disco rígido.

Evite ao máximo mover seu notebook de lugar enquanto o disco rígido estiver trabalhando e sempre desligue o notebook apropriadamente.

Poucos amperes e o adaptador começa a fumegar tentando suprir a energia do seu notebook, muitos amperes e o suprimento de energia de seu computador pode ser danificado, fique atento.

A melhor manutenção para o seu computador portátil é a manutenção preventiva. Se você não for o único a usa-lo, passe as recomendações vistas aqui para a outra pessoa responsável.

8 - Fonte

Nunca troque adaptadores AC e recarregadores de baterias entre qualquer computador portátil. Mesmo se eles possuírem o conector igual e a mesma saída em número de volts. O suprimento errado de energia ao adaptador de AC pode ?tostar?sua bateria e ?fritar?seu computador portátil. Na hora de comprar um adaptador, certifique-se de que ele produz a mesma carga de amperes tal como a mesma carga de volts.



A queda de cima de uma mesa pode representar danos no HD, uma tela ou teclado quebrado. Tenha sempre em mãos a mala própria para computadores pessoais, se ainda não a tiver, trate de arrumar uma.
Elas possuem espumas e travas para absorver uma eventual queda ou movimentos bruscos.

Cuide bem do seu notebook e ele não te deixará na mão!

E quando Precisar de uma manutenção corretiva, leve seus equipamentos sempre para um profissional, e tome cuidado com os curiosos que dizem ser técnicos.



segunda-feira, 16 de abril de 2012

Veja como “ejetar” um pendrive ou HD externo teimoso


Às vezes o Windows não deixa você remover um drive “com segurança”. Aprenda o que fazer nesses casos.

Ao terminar de usar um pendrive ou HD externo num PC com Windows, o correto é clicar sobre seu ícone com o botão direito do mouse e escolher a opção “Ejetar” antes de simplesmente desplugar o acessório da máquina. Assim você dá ao sistema a chance de fechar quaisquer arquivos no drive que ainda estejam sendo acessados, e evita a corrupção de dados.

Mas às vezes parece que o Windows “se apega” ao drive e, em vez de dizer que “O hardware pode ser removido com segurança” ele diz que “Este dispositivo está sendo usado no momento. Feche os programas ou janelas que possam estar usando o dispositivo e tente novamente”. Ou seja, o sistema se recusa a ejetar o dispositivo.

A primeira coisa que você deve fazer é seguir a sugestão do sistema. Dê uma olhada na barra de tarefas ou na bandeja do sistema (a área ao lado do relógio) e veja se não há nenhum arquivo do pendrive aberto em algum programa. Fechar o arquivo geralmente resolve o problema.

Se não houver nenhum arquivo ainda aberto, tente fechar programas que já acessaram algum arquivo do pendrive, mesmo que não estejam acessando mais. Por exemplo, uma vez eu estava editando um documento do Word armazenado em um pendrive, e tive de fechar o Word inteiro, e não só o arquivo, para poder ejetar o pendrive. Fechar janelas do Windows Explorer também pode ajudar.

Se nenhuma destas dicas funcionar, o jeito é apelar para o processo mais demorado: desligue o PC, desconecte o pendrive e ligue o PC de novo.

Mas se o problema acontece com frequência, tente baixar e instalar o Unlocker, disponível gratuitamente em versões para sistemas de 32 ou 64 Bits. Preste atenção ao instalá-lo e rejeite as ofertas de software extra que vem junto, como a Bing Bar.

O programa foi projetado para auxiliar na exclusão de arquivos que o Windows não permite que sejam apagados porque estão em uso, mas também ajuda na remoção de drives. Se o Windows não lhe disser que o hardware pode ser removido com segurança, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do drive na janela Computador e escolha a opção Unlocker no menu. Ele vai mostrar uma janela com todos os programas e processos em andamento que estão acessando o drive.

O Unlocker tem botões como Kill Process e Unlock, que permitem forçar o encerramento de um programa ou processo e então “liberar” o arquivo para exclusão. Mas não precisa ser bruto: simplesmente anote o nome do programa que está acessando o drive e feche-o normalmente.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Em paz com o Windows XP

O Windows XP pode ser mais estável e seguro do que seus predecessores (o que, vamos admitir, não é nada demais), mas é tão irritante quanto. Se você passa seus dias em frente ao XP, vai deparar com muitos detalhes infelizes que precisam ser corrigidos, desde iniciações lentas a ícones que brincam de esconde-esconde. Alguns problemas carecem de uma boa solução — embora se consiga contorná-los — e estão na nossa lista de pedidos para a próxima versão do Windows. Mas nem tudo está perdido: vou mostrar como você pode corrigir muitos pontos fracos do XP para deixar sua convivência com a computação mais próxima do paraíso.


Confusões do sistema

Os culpados pela lentidão: processos escondidos e programas demais em execução.

Acelere o boot

Problema – Você instalou alguns aplicativos novos e agora o Windows, alegremente, permite que eles carreguem automaticamente toda vez que o sistema operacional abre, fazendo a iniciação que era veloz se arrastar. Para piorar as coisas, os aplicativos novos não desativam esta execução automática.

Solução – Se você não conseguir encontrar as configurações de abertura de um programa (talvez porque elas não existam), use o Utilitário de Configuração do Sistema do Windows para bloquear a iniciação do programa manualmente. Escolha Iniciar/Executar, digite msconfig na caixa de texto Abrir e clique em OK. Selecione a guia Inicializar, desmarque um ou mais itens listados (para maior clareza, tente desativar apenas um item de cada vez), clique em OK e depois em Reiniciar. Quando o Windows reiniciar, o Utilitário de Configuração do Sistema vai aparecer em um modo de teste irritante. Se não surgirem problemas sérios, marque Não Mostrar Esta Mensagem ou Iniciar o Utilitário de Configuração do Sistema ao Iniciar o Windows e clique em OK.

Backup para a versão home

Problema –
O Windows XP Professional vem com o Backup, um utilitário de cópia de segurança básico, mas acessível (está em Iniciar/Todos os Programas/ Acessórios/Ferramentas do Sistema), que você usa no computador do escritório. Você procura incessantemente o mesmo programa de backup no sistema XP Home Edition que tem em casa. Onde a Microsoft o escondeu?

Solução – Por felicidade, o CD de instalação do Windows XP Home contém o Backup. Para instalálo, vá até a pasta valueadd\msft\ntbackup do CD, clique com o botão direito em ntbackup.msi e escolha Instalar. Se você teve a infelicidade de receber um disco de restauração de sistema com seu computador em vez de um disco real de instalação do XP, talvez tenha de caçar os arquivos do Backup necessários. Encontre a pasta valueadd\msft\ntbackup no disco rígido sob a pasta Windows. Se você tiver ativado a gravação de pacotes no seu sistema (conforme está descrito na dica Grave Agora adiante, o Backup vai funcionar até com seu drive de CD-R/RW.

Extermine arquivos temporários

Problema –
Atividades como navegar na web ou instalar utilitários podem acumular muitos arquivos inúteis na pasta Temp, que é de difícil localização (normalmente, ela fica em Documents and Settings\nome_ do_usuário\Configuraçoes Locais\Temp). Pior ainda, o Windows pula esta pasta quando você o instrui a remover arquivos temporários.

Solução – No Windows Explorer, clique com o botão direito no drive C: (ou outra unidade, se for o ca-so), selecione a opção Propriedades, abra a guia Geral e clique no botão Limpeza de Disco. Embora esta ferramenta remova arquivos inúteis e, portanto, libere espaço, nem sempre elimina todo o lixo na pasta de arquivos Temp sob Configurações Locais. Você pode ser obrigado a excluir estes arquivos órfãos manualmente: para fazer isso, feche todos os programas, vá até a pasta, pressione as teclas Ctrl e A para selecionar todos os arquivos e pressione Delete.

Revele extensões e arquivos ocultos

Problema –
O Windows XP acha que você não precisa ver as extensões de nomes de arquivos e os arquivos ocultos, mas você discorda. Além de ser uma boa informação quando pesquisa suas coisas (por exemplo, você quer saber se algumas imagens são JPG ou BMP), os autores de vírus usam a configuração padrão de ocultação para tentar fazer com que você ative o código deles. Sem as extensões de arquivo, você pode ativar SafePic.jpg.exe porque tudo o que vê no seu programa de e-mail é o ícone SafePic.jpg.

Solução – Para exibir todas as extensões de nomes de arquivos, abra o Windows Explorer, selecione Ferramentas/Opções de Pasta/Modo de Exibição, desmarque Ocultar as Extensões dos Tipos de Arquivos Conhecidos, marque Mostrar Pastas e Arquivos Ocultos e clique em OK.

Detenha usurpadores de CPU

Problema –
Você fechou todos os aplicativos, menos um, para dedicar todos os recursos do sistema a uma tarefa, mas o Windows continua lento. O que se passa?

Solução – O provável culpado é um programa ou serviço que apresentou mau funcionamento e continua rodando, embora talvez não tenha uma janela ou ícone na barra de tarefas que você possa usar para fechá-lo. Para encontrar e fechar esses programas que se apoderam da CPU, primeiro feche todos os aplicativos que estão em execução, pressione as teclas Ctrl, Alt e Delete para ativar o Gerenciador de Tarefas e selecione a guia Processos. Role a lista de processos até achar aquele que está devorando os recursos. Selecione-o e clique em Finalizar Processo. Não se preocupe com a opção Tempo Ocioso do Sistema — ela apenas mostra a porcentagem de recursos do processador que continua sem uso.

Ative a hibernação
Problema – Você quer iniciar seu notebook rapidamente. Por padrão, ele desliga totalmente ou entra em um modo de espera que consome em pouco tempo toda a bateria do equipamento.

Solução – Existe uma terceira opção, a hibernação. O Windows grava o estado atual do computador no disco rígido antes de desligar. Você obtém um boot mais rápido com a hibernação do que com o desligamento normal, sem desperdício de bateria. Mas você tem de ativar este recurso. No Painel de Controle, dê um duplo clique sobre o ícone Opções de Energia (no modo de visualização por categoria, clique em Desempenho e Manutenção e abra Opções de Energia), selecione a guia Hibernar e marque Ativar Hibernação.

Para ativar a hibernação, você precisa de três coisas: ter um volume suficiente de espaço livre em disco (recomendamos 1,5 vez o tamanho da RAM); fazer o login como Administrador ou Usuário Avançado; e instalar as atualizações mais recentes para o Windows, seus aplicativos e seus drivers. O Windows XP Service Pack 2 corrige um problema de hibernação em computadores que usam 1 GB de memória; entretanto, persistem relatos de problemas com hibernação em sistemas SP2 equipados com 1,5 GB de memória ou mais. A Microsoft admitiu o problema e informou que vai buscar uma solução.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Eu sei o que você digitou !!!

Diferentemente dos phishers, os keyloggers gravam movimentos do teclado para roubar dados



O crescimento do número de phishing scams preocupa, mas a atenção dos internautas não deve se ater apenas a esse problema. Os keystroke loggers também são cada vez mais comuns. Segundo analistas de segurança, esses programas que gravam cada caractere digitado estão sendo empregados por criminosos para roubar nomes e senhas de acesso a contas bancárias e outras informações confidenciais. A empresa de segurança Websense reporta que, para roubar senhas, muitos batedores de carteira cibernéticos preferem a técnica do keystroke logger (ou simplesmente keylogger) a phishing. Por quê? Diferentemente dos phishers, os homens maus que usam keyloggers não precisam criar websites falsos sofisticados para fazer com que as pessoas revelem suas senhas bancárias, por exemplo. Os espertalhões só esperam até a vítima visitar o site verdadeiro. O keylogger grava as teclas que a pessoa digita para fazer o login e envia os dados para os criminosos.

Para combater a ameaça, muitos bancos começaram a usar teclados baseados em software nas páginas de login de seus websites. Como para informar sua senha ou número de identificação pessoal você clica em botões na tela em vez de digitar os números ou as letras no teclado, esta solução pode ludibriar um keylogger simples. E, como os teclados baseados em software mudam os rótulos em suas teclas virtuais constantemente, os malfeitores não podem saber qual número você clicou ao gravar a localização do ponteiro do mouse na tela toda vez que você aciona uma tecla.

Obviamente, eles sempre contra-atacam. Alguns criminosos dirigem os keyloggers a sites de instituições financeiras que não usam teclado por software ou outros recursos de segurança avançados. Outros estão aumentando o arsenal de malware com software capaz de capturar uma imagem da tela de seu computador toda vez que você clica em um número em um teclado virtual.

Ainda assim, se você usa um software de firewall, mantém seu software antivírus atualizado e evita executar programas que recebe via e-mail ou programa de mensagem instantânea, tem boas chances de deter um keylogger antes que ele o prejudique. A melhor maneira de saber se um keylogger está em ação em seu computador é escanear o sistema regularmente com uma boa ferramenta anti-spyware, como o Spy Sweeper, da Webroot Software.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Evite Vírus em Seu Pen Drive com USB Doctor Download Grátis!

Muitos são os caminhos que os vírus utilizam para chegar a nossos computadores e fazer aquele estrago, um dos caminhos mais comuns (por não estarmos esperando) é através de dispositivos USB como pen drive, câmeras digitais, ipods e outros.

Muitos vírus se aproveitam do autorun destes dispositivos para fazer alterações justamente neste arquivo que é o Autorun.inf de seu pen drive, assim além de infectar o dispositivo já o configura para infectar computadores onde for colocado.

Vacine seu Pen Drive com USB Doctor!

USB Doctor é um programa gratuito que não é um antivírus, mas sim uma forma inteligente de evitar que o pen drive seja infectado por não permitir nenhuma alteração em seu arquivo autorun.inf!

Uma outra ótima qualidade deste programa com download grátis é que não precisa nem mesmo ser instalado no dispositivo USB, mas sim apenas aplicado.

Para usar o USB Doctor deverá o ter em seu computador, então deverá através do USB Doctor selecionar a unidade que representa seu pen drive ou unidade USB que pretende vacinar contra estes indesejáveis vírus.

Após selecionar a unidade ainda poderá escolher qual o nível de segurança que deseja (baixo, médio ou alto), o que é uma boa alternativa, afinal dependendo do uso e em quantos computadores costuma usar o pen drive é bom ter ais segurança mesmo.

Como pontos positivos do USB Doctor vale ressaltar que se trata de um programa gratuito, portátil, com uma interface simples e agradável, o que o torna muito fácil de usar.

Mas claro que vale lembrar que não se trata de um Anti Vírus como AVG ou Avast, é um complemento, uma segurança a mais para seu computador, sendo assim é importante ter também um bom anti vírus no PC!

Baixe aqui o USB Doctor Grátis!

Aprenda a baixar vídeos do YouTube!

Quer baixar seus vídeos favoritos para guardar em um pendrive ou gravar em um DVD? Use o YouTube Downloader HD para facilitar a tarefa!


Se você é como a maioria de nossos leitores, provavelmente tem alguns vídeos favoritos no YouTube que gosta de compartilhar com os amigos, família e colegas de trabalho. Mas e se você quiser baixar esses vídeos? Existe uma variedade de barras de ferramentas, sites e utilitários que prometem fazer isso, mas eles geralmente são pagos ou, quando tem versão gratuita, fazem de tudo para inundar o usuário com propagandas.

Uma solução eficaz e verdadeiramente gratuita é o YouTube Downloader HD, que é muito simples de usar: basta informar o endereço do vídeo, escolher a qualidade e formato de vídeo e clicar no botão Download. Embora não funcione com outros sites de vídeo populares (como o Vimeo) o YouTube Downloader HD ainda se destaca por recursos como a conversão automática e instalação sem nenhum tipo de propaganda.

Como baixar um vídeo

1. Baixe o programa (gratuito, em www.youtubedownloaderhd.com), instale e rode-o.

2. No menu Download, selecione a resolução do vídeo. Muitos dos vídeos do YouTube estão disponíveis em múltiplas resoluções, de 240p a Full HD (1080p). Quanto maior a resolução, melhor a qualidade de imagem, mas o arquivo também irá ocupar mais espaço em disco e o download será mais demorado.

3. Se quiser, marque uma das opções de conversão abaixo de Download. Vídeos do YouTube estão em um formato chamado FLV, e pode ser que seu smartphone ou Media Player não seja compatível. Converter o vídeo para um formato mais comum como AVI ou MP4 aumenta a compatibilidade, às custas de um pouco mais de tempo necessário para a conversão. Se você tem um iPod, iPhone ou Smartphone Android, MP4 é a melhor opção.

4. Cole no campo Video URL o endereço do vídeo (ex: http://www.youtube.com/watch?v=HoiOYHQv38c).

5. Indique no campo Save To o local onde o vídeo deverá ser salvo e clique no botão Download. Agora é só esperar.

Se você escolher uma resolução de vídeo superior à disponível nos servidores do YouTube, o programa irá avisá-lo e sugerir que você tente a resolução imediatamente inferior, até encontrar a certa. Se você selecionar uma das opções de conversão, ela será feita automaticamente após o fim do download, e o programa irá avisá-lo quando o vídeo estiver pronto para ser assistido.

Infelizmente o YouTube Downloader HD não suporte o download “em lote”, ou seja a criação de uma fila com múltiplos arquivos para baixar e converter. Mas há uma forma de contornar isso: se não forem muitos vídeos, e sua conexão à internet for rápida o bastante, você pode abrir múltiplas cópias do programa, cada uma baixando um vídeo diferente.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

O teclado do notebook “pirou”? Veja como consertar

Você digita uma letra e na tela aparece um número? Não se preocupe, seu notebok não quebrou: você apenas ativou o teclado numérico.




Esse é um problema bastante comum: de repente, você não sabe como, o teclado do seu notebook ficou “maluco”. Você digita uma letra mas em seu lugar aparecem números, “e se4s e-0a53s f5ca0 desse 1e5t6”. Não se preocupe, seu notebook não está com defeito: você apenas ativou sem perceber uma função pouco conhecida, o teclado numérico.

Os teclados de PCs “de mesa” tem um teclado numérico separado, muito útil para quem passa o dia lidando com números, mas nos notebooks geralmente não há espaço para isso. A solução encontrada pelos fabricantes foi dividir o espaço com as teclas “normais”, e usar uma tecla de função (Num Lock, ou Num LK em alguns teclados) para alternar entre os dois.


Se você prestar atenção, vai ver que todas as teclas que ficaram “malucas” estão na metade direita do teclado, e provavelmente tem um número pintado em uma cor diferente nelas. Este número indica a função da tecla quando o Num Lock está ativado. Por exemplo, a tecla J é 1, O é 6, e por aí vai.

Para levar seu teclado de volta ao normal, basta desativar o teclado numérico. A combinação exata varia de modelo para modelo, mas seu teclado deve ter uma tecla escrito Num Lk em cor diferente. Segure a tecla de função (Fn) e pressione a tecla do Num Lock. No meu notebook, por exemplo, a combinação é Fn + Ins. Pronto, problema resolvido!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Minha impressora não imprime, nem me deixa apagar um trabalho!

Documentos “presos” na fila de impressão são um incômodo que pode ser resolvido com um utilitário gratuito.


Você manda imprimir um arquivo e nada acontece, então abre a lista de impressoras no Painel de Controle e lá está o trabalho de impressão, com alguma mensagem de erro maluca. Você tenta cancelar ou excluir o trabalho, mas nada acontece. Mesmo depois de reiniciar o PC, o trabalho continua na fila de impressão, como que rindo de sua cara.

Pelo que me lembro isso acontece desde versões ancestrais do Windows, e mesmo o Windows 7 não eliminou completamente o problema. Ele é geralmente fruto de um erro de comunicação entre o o computador e a impressora, e o culpado pode ser qualquer coisa, de um driver corrompido a um cabo USB com defeito ou conexão de rede instável (se a impressora estiver ligada à rede).

Felizmente, é possível se livrar destes trabalhos de impressão teimosos usando o utilitário Stalled Printer Repair, que realiza muito bem uma única função: limpar a fila de impressão. Excluir um trabalho significa que ele nunca vai ser impresso, mas depois que você colocar a impressora em ordem, é só tentar imprimir novamente.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Veja como testar um desktop na loja

Você está procurando um novo PC Desktop, encontrou três modelos que lhe agradam mas não sabe qual escolher? Faça estes testes rápidos ainda na loja para encontrar o melhor



Imagine o cenário: você precisa de um novo PC Desktop, visita algumas lojas e encontra três modelos que lhe agradam, mas não sabe qual deles escolher. Nessa hora os testes simples abaixo, que podem ser feitos na própria loja, podem ajudá-lo a se decidir.

Note que eles fornecem apenas parte da informação de que você precisa para se decidir pela compra. Obviamente há características como o preço, design e confiança na marca, que você também tem de levar em conta e que não cobrimos aqui. Encare nossas dicas como um “critério de desempate”.

O número de testes que você poderá realizar varia de loja para loja. Em algumas você irá encontrar máquinas funcionando e prontas para o uso (e teste), enquanto em outras verá máquinas “trancadas” (protegidas com senha, ou atrás de um painel de acrílico) ou sequer ligadas.

Nosso conselho? Compre nas lojas que permitem que você experimente o produto. E evite aquelas que insistem em manter nas mesas e prateleiras computadores sujos, com teclas faltando ou gabinetes rachados (acredite, já vimos isso!): se elas mal se preocupam em atrair o consumidor, imagine como é o pós-venda!

PCs “All-In-One” (AIO)

Eles são a nova tendência entre os desktops: máquinas onde todos os componentes (o gabinete, drive ótico, caixas de som) são montados atrás do monitor, em uma peça única. Como no popular iMac, da Apple. São práticos pois ocupam pouco espaço na mesa e são fáceis de montar, mas o problema é que é quase impossível trocar um componente que não seja satisfatório. Por isso atenção na hora da compra é essencial.

Se o All-In-One que lhe interessou tem uma tela sensível ao toque, teste-a navegando pelo sistema operacional. Veja se ela responde bem ao rolar uma página no navegador web, ou ao redimensionar uma foto com o tradicional gesto de pinça (você irá encontrar algumas clicando em Iniciar / Imagens). Telas que demoram para acompanhar o movimento dos dedos, ou aquelas onde você precisa “apertar com força” para que ela reconheça o toque, são um mal sinal.

Teste também os alto-falantes tocando algumas das amostras de música inclusas com o Windows 7 (em Iniciar / Música), e veja se você gosta do som.

Meça o tempo de boot

Usando um cronômetro no seu relógio ou smartphone, meça o tempo que a máquina leva entre você apertar o botão de força para ligá-la e o desktop do Windows surgir na tela. Quanto menor, melhor. Demora no boot pode significar um disco rígido lento ou pouca memória, e isso irá se traduzir em mais tempo na hora de abrir aplicativos (veja o item 5), o que acaba causando irritação e frustração no dia-a-dia.

Ruído da máquina

Um PC barulhento é irritante, especialmente quando você está inspirado e trabalhando na calada da noite. Para ver o quão barulhenta é a máquina, encoste seu ouvido na lateral do gabinete e fique de olho em sons que pareçam altos demais. Se possível ouça também o ruído do ventilador traseiro.


A loja provavelmente será um lugar ruidoso, então esse é um teste difícil de fazer. Uma dica é observar se a máquina que lhe interessa é mais barulhenta que as que estão ao redor. Se quando ligada ela soa como um avião a jato prestes a decolar, isso é um mal sinal.

Desempenho em jogos

Se você quer um novo PC para jogar, a primeira coisa é se certificar que ele tem uma GPU da AMD (Linha Radeon) ou NVidia (GeForce). Não importa quantos núcleos o processador tem, quantos GB de RAM ou quantos TB de espaço no HD, uma máquina sem GPU (ou com “gráficos integrados” como a linha Intel HD Graphics) não é uma máquina para jogos, a não ser alguns títulos antigos ou extremamente casuais.

Se o PC estiver conectado à internet visite os sites da AMD (no caso de uma máquina com GPU Radeon) ou da Nvidia (no caso de GPUs GeForce) e rode os testes de desempenho encontrados lá. No site da AMD você diz qual jogo quer rodar e a ferramenta lhe diz se a máquina é ou não o suficiente e qual é o “ponto fraco”. Já o site da Nvidia verifica se o PC é capaz de rodar Mass Effect 3, um jogo recente e bastante exigente em termos gráficos. Se ele passar no teste, será bom o suficiente para a maioria dos outros jogos.

Desempenho dos componentes

O Windows 7 Home Premium tem uma ferramenta chamada Windows Experience Index, que analisa componentes como o processador, HD, memória e placa de vídeo e atribui a cada um deles uma nota de desempenho, que se reflete na nota final do PC.

Para acessá-la clique em Iniciar, digite experiência na caixa de busca e clique no item Verificar o Índice de Experiência do Windows nos resultados. Se você tem dois PCs similares, comparar o Índice de Experiência pode ser uma forma de identificar os pontos fortes e fracos de cada um. Isso vale tanto para desktops quanto para notebooks.

Observe que a nota geral da máquina reflete a nota do componente mais fraco, já que ele será um “gargalo” no desempenho. Ou seja, um PC com processador Core i7, 6 GB de RAM e 1 TB de espaço em disco, mas sem GPU, pode ter uma nota menor que um Core i5 com 4 GB de RAM, 500 GB de HD e uma GPU Radeon HD 6750M, já que terá pontuação menor no quesito “Desempenho de gráficos comerciais 3D e de jogos”.

Reprodução de vídeo

Abra um dos arquivos de vídeo inclusos com o Windows 7: clique em Iniciar / Documentos e, na janela que abre clique no item Vídeos, sob “Bibliotecas” no menu no lado esquerdo. Na pasta “Amostras de Vídeos” você deve encontrar um ou mais clipes em alta-definição, como o “Vida selvagem”. Dê dois clique para abrí-lo, e quando ele começar a tocar clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção Tela Inteira no menu (ou tecle Alt+Enter).

Observe se a imagem está “pixelada” (quadriculada) ou se o vídeo engasga. Ambos são sinal de que o PC não está dando conta da tarefa, e pode te deixar na mão na hora em que você quiser assistir um filme ou clipe na internet.

FONTE: PCWORD.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Veja como testar um notebook na loja!

Você está procurando um notebook novo, encontrou três modelos que lhe agradam mas não sabe qual escolher? Faça estes testes rápidos ainda na loja para encontrar o melhor



Imagine o cenário: você precisa de um novo notebook, visita algumas lojas e encontra três modelos que lhe agradam, mas não sabe qual deles escolher. Nessa hora os testes simples abaixo, que podem ser feitos na própria loja, podem ajudá-lo a se decidir.

Note que eles fornecem apenas parte da informação de que você precisa para se decidir pela compra. Obviamente há características como o preço, design e confiança na marca, que você também tem de levar em conta e que não cobrimos aqui. Encare nossas dicas como um “critério de desempate”.

O número de testes que você poderá realizar varia de loja para loja. Em algumas você irá encontrar máquinas funcionando e prontas para o uso (e teste), enquanto em outras verá máquinas “trancadas” (protegidas com senha, ou atrás de um painel de acrílico) ou sequer ligadas.

Meu Conselho? Compre nas lojas que permitem que você experimente o produto. E evite aquelas que insistem em manter nas mesas e prateleiras computadores sujos, com teclas faltando ou telas rachadas (acredite, já vi isso!): se elas mal se preocupam em atrair o consumidor, imagine como é o pós-venda!

1. Meça o tempo de boot

Usando um cronômetro no seu relógio ou smartphone, meça o tempo que a máquina leva entre você apertar o botão de força para ligá-la e o desktop do Windows surgir na tela. Quanto menor, melhor. Demora no boot pode significar um disco rígido lento ou pouca memória, e isso irá se traduzir em mais tempo na hora de abrir aplicativos (veja o item 5), o que acaba causando irritação e frustração no dia-a-dia.





2. Confira o ângulo de visão

Olhe para o monitor de diferentes ângulos, vertical e horizontalmente. Sente-se em frente à máquina e ajuste o ângulo do monitor. Se as cores mudam com o menor movimento, a imagem fica rapidamente lavada ou perde o brilho, evite. Ela não vai ser uma boa opção na hora de ver fotos ou vídeos.

3. Fique de olho na tela

Visite um site com padrões de teste para monitores (como este) e observe a imagem sob vários níveis de brilho. As fontes pequenas são legíveis? É possível distinguir entre os tons mais escuros da escala de cinza? O tom de pele no retrato é natural? É fácil distinguir entre todas as 24 cores no canto inferior esquerdo? Tudo isso é importante se você pretende assistir filmes em seu notebook, ou mesmo retocar as fotos da viagem de férias com a família.

Veja também se o monitor não sofre com reflexos excessivos, e confira o brilho máximo (se possível, com as máquinas lado-a-lado). Embora ninguém vá usar um LCD com brilho máximo dentro de casa, isso é importante se você pretende usar o notebook ao ar livre. Quanto mais brilhante a tela, mais fácil será para ver a imagem.





4. Experimente o teclado

Este é um ponto subjetivo: pessoas diferentes gostam de teclados diferentes. O ponto chave aqui é ter certeza de que você se sente confortável com ele. Abra o bloco de notas e digite um ou dois parágrafos. Você consegue digitar rapidamente e com precisão? Ou cometeu muito mais erros do que de costume? Nesse caso, você pode estar diante de um teclado ruim.

Se a máquina estiver conectada à internet, faça um teste gratuito de digitação (leva só um minuto) em www.typingtest.com e compare sua pontuação entre várias máquinas.

5. Abra alguns aplicativos

Abra alguns dos programas pré-instalados e veja o quão rápida é a máquina nessa tarefa. Dê preferência a programas instalados em todas as máquinas que você está considerando (como o Word, por exemplo) para que você possa comparar diretamente a velocidade entre elas. Não use navegadores nesse teste, já que o tempo para “abrir uma página” depende mais da conexão de rede na loja do que do desempenho do hardware em si.

6. Analise o touchpad

Abra alguns sites e documentos e tente rolar a tela usando o touchpad. Veja se ele responde rapidamente aos seus gestos. Se for um touchpad “multitoque” abra uma imagem e experimente aproximá-la ou afastá-la (usando o gesto de pinça como em um tablet) e veja como a máquina responde. Ao fazer o teste de digitação (veja o item 4) fique atento à posição dos pulsos: a máquina ignora quando eles esbarram no touchpad (o correto), ou registra um toque e tira o cursor da posição, “bagunçando” o texto?


7. Preste atenção ao peso e à bateria

Não dá pra testar a autonomia de bateria de um notebook na loja, mas dá para tirar algumas conclusões baseadas no que os fabricantes informam: baterias são compostas por múltiplas células que armazenam energia. Se você tem duas máquinas com processador e tela similares (ex: dois Core i5 com tela de 15”) um modelo com uma bateria de “seis células” provavelmente irá durar mais que um com bateria de “três células”.

Não confie cegamente nos números de autonomia mencionados pelos fabricantes. Eles são obtidos com a máquina sob condições ideais, longe do que acontece durante o uso normal. Ao longo de anos de testes, chegei à conclusão de que você pode tirar 30% do tempo anunciado para chegar a uma estimativa de autonomia mais realista. Ou seja, uma máquina que o fabricante anuncia como tendo “5 horas” de bateria na prática deve aguentar três horas e meia sob uso típico.

Por fim, não desconsidere o peso da máquina, especialmente se você pretende carregá-la durante o dia inteiro. 300 gramas a mais podem não parecer muito no papel, mas sua coluna com certeza irá sentir a diferença no final do dia. Quanto mais leve, melhor.

FONTE: PCWORD