quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Teste a qualidade de sua internet com a nova ferramenta da Anatel


 Sistema permite a avaliação completa de sua conexão e cria relatórios da velocidade e qualidade.

Ontem a Anatel revelou que vai realizar um estudo para avaliar a qualidade das conexões de banda larga instaladas nas residências brasileiras, distribuindo 12 mil caixas de análise para os consumidores. Hoje, um aplicativo online foi liberado no site Brasil Banda Larga (ligado à Anatel) para que qualquer pessoa consiga verificar se está recebendo a quantidade de dados prometida pelas operadoras.
Se você deseja conferir a sua conexão, acesse o site Brasil Banda Larga (disponível neste link) e então pressione o botão “Faça seu teste agora”. A análise leva alguns minutos e mostra as velocidades obtidas no envio e no recebimento dos pacotes de dados. Você está recebendo tudo o que seu plano promete?

terça-feira, 28 de agosto de 2012

O perfil do técnico de informática picareta

 Conheça as artimanhas mais usadas pelos profissionais mal-intencionados do ramo para enganar seus clientes.


Eles são responsáveis por nos acudir em momentos de tensão, preocupação e algumas vezes até de desespero. Não, não estamos falando do seu gerente no banco, médico ou psiquiatra. Os técnicos de informática podem ser tão importantes em nossas vidas quanto qualquer um desses profissionais, afinal de contas, nossas rotinas estão cada vez mais ligadas ao computador.
O grande problema é que existem alguns “profissionais” do ramo que usam essas situações de transtorno e o conhecimento limitado das pessoas para enganá-las e conseguir um lucro maior sobre seus clientes. Neste artigo, vamos apresentar algumas das principais artimanhas feitas por tais técnicos picaretas, para que assim você esteja preparado para identificar se está sofrendo um golpe.

As artimanhas mais comuns

Como você deve imaginar, existem dezenas de mutretas que os técnicos podem fazer no seu computador para que de alguma forma eles tenham vantagens. Entre os golpes mais básicos estão inventar problemas de hardware quando a falha é apenas de software, instalar programas piratas como se estivessem implementando produtos licenciados (algo extremamente comum com o Windows e o Microsoft Office) e formatar o computador sem se preocupar com o backup dos dados.
Em relação ao hardware do computador, as picaretagens mais frequentes são instalar peças usadas como se fossem novas, trocar componentes do PC por modelos mais antigos ou mais usados sem autorização e deixar peças soltas no gabinete – para que as vibrações emitidas durante o funcionamento do computador ocasionem atrito entre as peças, causando danos a elas.


Por sua vez, no tocante a softwares, os golpes podem ser ainda mais elaborados. Os relatos mais recorrentes abordam a instalação de vírus para que a máquina apresente problemas em pouco tempo, a inserção de keyloggers e outros aplicativos “espiões” que coletam senhas e informações sigilosas e a cópia de dados e conteúdos pessoais sem consentimento do cliente.

Exemplo prático

Um suposto caso desse tipo de ato, que ganhou grande notoriedade recentemente, aconteceu com a atriz global Carolina Dieckmann. Ela teria enviado o seu computador para consertar e, alguns dias depois, começou a ser chantageada a partir de algumas fotos íntimas adquiridas pelos criminosos.
Por meio de seu advogado, Dieckmann chegou a notificar a Google para que a empresa ocultasse as imagens dela nua no seu motor de busca – pedido que foi negado pela gigante de Mountain View.
Mais tarde, com a prisão dos meliantes envolvidos, ficou provado que, na verdade, as fotos foram roubadas através de um spam. Contudo, ficou exemplificado como uma pessoa mal-intencionada que trabalha como técnico de informática pode facilmente expor e extorquir suas vítimas, digo, seus clientes.

Cuidado nunca é demais

Para tentar escapar de um golpe, você pode perguntar exatamente os problemas existentes e o que será feito para solucioná-los. Com as informações mencionadas pelo técnico, você pode realizar pesquisas na internet ou consultar outro técnico para averiguar se o que foi dito pelo primeiro profissional tem coerência.
 E Como eu sempre falo leve seus equipamentos de informática há um Profissional de verdade! e não confie em aventureiros, precisando de Qualquer ajuda ligue: 35 - 9944-2582!

Fonte: Tecmundo

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CAPS LOCK: a história da tecla mais berrante de TODAS

Conheça a saga do recurso cujo abuso se tornou uma das pragas mais temidas da história da internet.

É questão de etiqueta: todos que costumam utilizar a internet com frequência sabem que ESCREVER TUDO EM CAPS LOCK não é algo desejável na maioria das situações. Além de passar a sensação de que a pessoa que empregou o recurso está gritando, o uso de letras com o mesmo tamanho torna muito mais difícil a leitura de um texto.
Porém, a tecla que virou sinônimo de falta de educação e ódio não nasceu com o objetivo de provocar esse tipo de sentimento. O recurso, que teve sua origem nas velhas máquinas de datilografia, visava simplesmente ajudar a redigir textos que necessitavam de algum tipo de ênfase, em uma época em que inexistiam o negrito e o itálico


Origem nobre

Quando foi criado, o Caps Locks nem sequer tinha o nome pelo qual ficou conhecido, sendo chamado de Shift Lock na época. Lançada em 1914, a máquina de escrever Remington Junior foi uma das primeiras a incorporar o recurso, que tinha o objetivo de facilitar a digitação de letras maiúsculas.
A nomenclatura usada para batizar a então novidade tem origem clara: a tecla Shift (que significa alterar ou substituir), surgida pela primeira vez em 1878. Como não havia meios de diferenciar trechos importantes de um trabalho, muitas vezes era necessário deixar o botão pressionado manualmente durante longos períodos para criar uma composição em caixa alta.
Pensando nisso, foi desenvolvida a tecla que fazia esse trabalho de forma automática, o que acelerava em muito o trabalho de digitação. Como os teclados que usamos atualmente foram totalmente inspirados nas máquinas de escrever, a função foi mantida sem que seus efeitos colaterais negativos fossem levados em conta.
A primeira máquina a contar com a opção foi o Datapoint 2200, lançado em 1970, que logo foi seguido pelo Xerox Alto — disponibilizado em 1973, o aparelho é considerado por muitos como o primeiro computador com características realmente pessoais. No entanto, o estabelecimento do Caps Lock como um padrão só ocorreu em 1984 com a chegada do IBM Model M, que determinou o layout usado pela maioria das máquinas até hoje.

Os primeiros sinais do ódio

A origem do ódio que há atualmente contra o Caps Lock pode ser encontrada na Usenet, durante o período em que a internet como a conhecemos ainda dava os primeiros passos. Nessa época, a grande maioria das comunicações era feita essencialmente através de textos publicados em quadros de mensagens, e as opções de formatação não eram tão vastas quanto as disponíveis atualmen




Essa situação fez com que o uso exclusivo de letras maiúscula passasse a servir como uma ferramenta para que as pessoas indicassem que estavam gritando. Outro exemplo de convenção criada na época foi o uso de asteriscos para indicar que determinado termo estava recebendo a *ênfase* que lhe era necessária.
Desde esse momento inicial começaram a surgir pessoas que, alheias ao real propósito do recurso que tinham em mãos, iniciaram os primeiros abusos. Conforme a rede mundial de computadores foi se tornando popular, o número de casos cresceu em ritmo alarmante, especialmente entre pessoas que não entendem o real propósito da tecla Caps Lock e acham que palavras digitadas em letras maiúsculas facilitam a visualização das palavras.

Letras que podem custar seu emprego

Embora seja difícil encontrar quem não tenha problemas com textos escritos somente em caixa alta, muitas vezes fica a impressão de que essa praga está se espalhando de maneira cada vez mais rápida.
Enquanto até pouco tempo atrás textos do tipo surgiam principalmente em emails escritos por familiares mais velhos ou com problemas de vista, hoje em dia basta abrir o Twitter ou o Facebook para ver diversas publicações em que o autor abusou do Caps Lock.
Mais do que simplesmente irritar seus conhecidos, o uso excessivo de letras maiúsculas pode fazer com que você perca o seu emprego. Em 2007, Vicki Walker foi demitida de seu trabalho na empresa neozelandesa ProCare Health por enviar uma quantidade excessiva de mensagens contendo palavras em caixa alta destacadas em vermelho e negrito.
Segundo a empresa, Vicki estava perturbando a harmonia entre seus colegas com um excesso de textos em que demonstrava falta de paciência e até mesmo agressividade. Como isso não constitui motivos para uma demissão com justa causa, a companhia foi forçada a pagar US$ 17 mil para a ex-funcionária devido ao fato.

Movimentos anti-Caps Lock

Em resposta ao uso excessivo do Caps Lock, surgiram pela rede diversos movimentos que apoiam a sua total eliminação de qualquer espécie de dispositivo. A esperança é a de que, caso as pessoas não tenham acesso à tecla, simplesmente vão deixar de escrever mensagens de uma maneira que agride a visão.

Exemplo dessa luta é o site sueco anticAPSLOCK, que desde 2001 espalha a ideia de que o recurso deveria ser exterminado. Segundo os administradores da página, seu objetivo é “remover o botão de todos os teclados fabricados no futuro”.
Outro endereço que possui um objetivo semelhante é a CAPSoff.org, que inclusive chegou a formular uma carta aberta aos fabricantes sugerindo diversas mudanças no design dos teclados que chegam às lojas. Além de pedir que a tecla seja totalmente eliminada, o texto sugere a adição de um novo teclado numeral e de entradas para fones de ouvido em todos os dispositivos fabricados no futuro.

Esperanças para o futuro

Embora seja difícil pensar em um cenário no qual o Caps Lock simplesmente deixe de existir, já existem empresas que investem em dispositivos nos quais ela não está mais presente. Exemplo disso é a Google, que em sua linha Chromebook a partir do modelo CR-48 substituiu o botão por uma tecla que aciona o sistema-padrão de buscas do aparelho.



Outro exemplo é o padrão Colemak, terceiro mais usado no mundo (atrás do QWERTY e do Dvorak), que não apresenta nenhuma espécie de traço da existência do recurso. Até mesmo as máquinas do programa “Um Laptop por Criança” (OLPC) aboliram totalmente a presença da tecla, que foi substituída por um botão “Ctrl” a mais.
Embora iniciativas do tipo ainda sejam pontuais, elas mostram que há maneiras inteligentes de substituir o Caps Lock por recursos que realmente fazem a diferença na hora de usar o computador. Para aqueles que ainda insistem em abusar das letras em caixa alta, o “Shift” continuará sendo uma opção — só esperamos que o desconforto de ter que ficar segurando o botão sirva para desestimular essa prática.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Quantos reais você perde por deixar um carregador ligado na tomada?

Aparentemente inofensivos, esses dispositivos podem causar um pequeno rombo na fatura de energia.

 
Todas as noites, enquanto milhares de pessoas estão dormindo, vampiros sugadores de energia elétrica atacam a maioria dos lares brasileiros, roubando a força que alimenta os aparelhos eletrônicos de forma parasitária.
Mas não se engane: esses “seres maléficos” são bem reais e estão em volta de você mesmo durante o dia, trabalhando de forma silenciosa. Brincadeiras à parte, é bom ficar ligado no consumo de energia da sua casa quando o assunto envolve aparelhos eletrônicos, pois boa parte do que é utilizado pode estar sendo desperdiçado.
Dispositivos como micro-ondas, televisores e carregadores de bateria gastam energia mesmo quando estão no modo stand-by ou plugados na tomada. A maioria das pessoas sabe disso, mas às vezes não tem noção do quanto seu consumo pesa na conta.
Tomemos como exemplo um carregador de celular, aparentemente inofensivo. A bateria atual dos smartphones exige um carregamento constante, e por isso é comum esses dispositivos estarem sempre conectados na tomada. O que quase ninguém percebe é que eles gastam energia mesmo quando nenhum dispositivo está conectado a eles.

10% da sua conta

O consumo médio de um carregador é de 0,26 watt quando não está em uso e de 1 a 5 watts mesmo quando um aparelho com a energia totalmente carregada está ligado nele. Por si só, isso não representa um aumento substancial na conta, mas adicionando vários aparelhos na equação, você verá que esses “vampiros de energia” serão responsáveis por 10% ou mais na sua conta mensal.
Considerando uma média de 3,5 watts por dispositivo e que até 10 deles estejam plugados na tomada simultaneamente durante todo o mês (quantidade média de uma família com quatro ou cinco pessoas), o desperdício diário será de 0,84 kWh ou aproximadamente 25 kWh por mês.
O preço médio do kWh no Brasil  mais os impostos é de aproximadamente R$ 0,40. Fazendo uma simples equação, chegaremos ao valor aproximado de R$ 10 reais de desperdício mensal ou R$ 120 por ano.
Fonte: Tecmundo.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Saiba como baixar e testar a versão final do Windows 8 para desenvolvedores


 Versão do sistema operacional pode ser conferida por 90 dias e, após esse prazo, não há como fazer upgrade.


A Microsoft liberou nesta quarta-feira (15) a versão final do Windows 8 para que alguns desenvolvedores possam começar a trabalhar em aplicativos para o sistema operacional. Os assinantes TechNet já podem conferir a versão final e definitiva do produto.
Entretanto, para aqueles que não possuem assinatura do serviço, há outra oportunidade. Basta acessar o MSDN Evaluation Center e baixar a versão final do Windows 8. Porém, vale um importante alerta: você poderá utilizar essa versão apenas por 90 dias e, após esse prazo, não é possível atualizar o SO.
Você terá que desinstalar o software e instalar outra versão final do sistema operacional. Por isso,  recomendo muita cautela na hora da instalação. O produto é voltado apenas para desenvolvedores que queiram conhecer a ferramenta, não tendo como foco o consumidor final.
A Microsoft recomenda que você instale essa versão apenas em uma máquina virtual, para que não tenha nenhum imprevisto com relação ao período de expiração do produto.


terça-feira, 14 de agosto de 2012

10 dicas para melhorar o sinal da sua rede Wi-Fi!



Hoje em dia, é difícil imaginar um computador em casa sem acesso à rede via Wi-Fi, pois a maioria das pessoas já prefere o uso de notebooks pela comodidade e praticidade. Outro fator importante são os smartphones: quem utiliza esses aparelhos sabe que não é possível confiar nas redes 3G o tempo todo, e a primeira oportunidade de pular para o Wi-Fi é sempre bem-vinda.
O problema é que algumas vezes esse tipo de conexão pode apresentar problemas. Seja por interferências de outros equipamentos, pelo mau posicionamento do roteador ou até mesmo pela baixa qualidade do aparelho.
A seguir, vamos conhecer 10 dicas muito boas para resolver de vez todos os problemas que você possa ter com o Wi-Fi.



1. Mantenha seus equipamentos atualizados

Assim como todos os equipamentos eletrônicos e tecnologias, a Wi-Fi está em constante evolução, portanto, sempre que puder, você deve atualizar os seus aparelhos para garantir sempre mais velocidade e confiabilidade na transmissão de dados.
Existem quatro padrões IEEE 802.11 para redes sem fio atualmente: A, B, G e N. Enquanto o padrão B transfere os dados com até 11 Mbps de velocidade, os padrões A e G conseguem transmitir informações em até 54 Mbps. O mais moderno é o formato N, que consegue enviar e receber dados em até 600 Mbps.
Para conseguir atingir velocidades maiores de transmissão, você precisa ter um roteador que seja capaz de transmitir no padrão N e uma placa de rede compatível com esse formato. As placas de rede mais antigas podem ser substituídas com facilidade. Já os roteadores  precisam ser trocados por modelos mais novos.

2. Posicione o seu roteador no melhor lugar possível

Mesmo que o seu roteador não combine com a decoração de sua sala de estar, não é aconselhável que você o esconda atrás de algum móvel. É extremamente importante que ele fique posicionado em um local alto e completamente livre de obstáculos. Afinal de contas, ele é um transmissor de sinal e precisa de espaço.
O ideal é deixar o equipamento no local mais central de sua casa, assim você garante a melhor cobertura de sinal possível até nos cantos mais distantes. Outra dica importante é manter o aparelho em um lugar alto, como em cima de alguma prateleira, ou preso na parede mesmo.
Algo que muitas pessoas fazem ao perceber que o sinal está fraco é posicionar as antenas do roteador em direção ao local em que você está. Isso é completamente errado, afinal de contas, o roteador não é uma antena de TV. Portanto, para garantir a qualidade do sinal, deixe sempre as antenas do aparelho apontadas para cima.

3. Procure um canal de transmissão que esteja liberado

Os roteadores transmitem ondas de rádio e, para que o sinal possa trafegar sem problemas, ele precisa de um canal de comunicação que não interfira em outros aparelhos.
Como hoje em dia quase todo mundo possui um equipamento desses em casa, é normal que existam conflitos, principalmente se eles utilizarem o mesmo canal de transmissão.
Mas como descobrir qual o canal mais adequado para utilizar? Existe um programa para aparelhos Android muito eficiente chamado Wi-Fi Analyser que pode responder essa pergunta. Após descobrir qual dos canais está sendo menos utilizado, reprograme o seu roteador e aproveite o sinal de rede muito mais estável.

4. Livre-se de aparelhos que causam interferência

Além de outros roteadores próximos, existem diversos outros equipamentos que podem causar interferência em sua rede. Telefones sem fio e fornos de micro-ondas estão entre os principais responsáveis por isso.

 

Para evitar esse problema, você pode adquirir aparelhos de telefone ou roteadores com frequências diferentes. Caso instalar novos equipamentos não seja uma opção, simplesmente posicioná-los longe um do outro pode resolver os problemas na maioria dos casos.

5. Aumente a segurança de sua rede e livre-se dos ladrões de sinal

Mesmo que o seu roteador já tenha uma senha cadastrada, pode ser que ela seja muito simples e algum vizinho oportunista esteja roubando o sinal de sua rede, deixando-a lenta. A melhor maneira de evitar que esse tipo de coisa aconteça é escolher um padrão de segurança mais avançado, como o WPA.
A senha deve ser de difícil acesso, sempre misturando letras e números. Assim como todos os códigos de segurança, você deve mudá-lo frequentemente. Para evitar que outras pessoas identifiquem a sua rede e possam tentar “adivinhar” a senha, evite usar nomes que indiquem de onde é o sinal, como “Wi-Fi do fulano”.


Uma última medida, um pouco mais radical, é limitar o número de conexões ao seu roteador pelo endereço MAC da placa de rede. Funciona assim: o acesso ao equipamento fica completamente bloqueado, a não ser para o código MAC que você liberou, no caso, o seu notebook ou smartphone, por exemplo.
Essa é uma boa medida de segurança, mas pode ser um incômodo ter que adicionar o MAC de cada amigo seu que vá visitar a sua casa e precise utilizar a sua rede.

6. Controle aplicativos que sequestram toda a banda

Programas de download, como BitTorrent, jogos online ou streaming de vídeo podem comprometer muito o sinal de sua rede Wi-Fi. Se em sua casa várias pessoas compartilham a mesma rede, é possível que uma máquina esteja consumindo a maior parte da banda e limitando o uso para os outros computadores.
Para resolver esse problema, você pode utilizar uma ferramenta presente em quase todos os roteadores Wi-Fi, que é o QoS (Quality of Service ou simplesmente Qualidade de Serviço).
O que o QoS faz é priorizar a transferência dos dados por protocolos, ou seja, você pode colocar chamadas em vídeo na frente do Torrent  ou, se você quiser, pode bloquear completamente algum programa.

7. Aumente o sinal do seu Wi-Fi com truques caseiros

Se nenhuma das alternativas anteriores funcionou, você pode tentar modificar a antena do seu notebook ou roteador. Existem diversas maneiras simples de amplificar o sinal de sua rede Wi-Fi.
Você pode simplesmente comprar uma antena mais nova e mais potente ou seguir esta dica  e amplificar o sinal de sua rede utilizando uma forma de bolo. Nós já fizemos essa experiência e já nos certificamos de que ela funciona mesmo.

 

8. Aumente a intensidade do sinal de seu roteador hackeando o aparelho

Talvez hackear seja um termo exagerado, uma vez que você vai simplesmente reinstalar um novo firmware no roteador. O firmware é como se fosse o sistema operacional do equipamento, controlando todas as suas funções.
Existe uma configuração que costuma resolver muitos dos problemas de sinal, que é o aumento da potência das antenas. Infelizmente, poucos roteadores trazem essa opção de fábrica, pois ela pode danificar a máquina, já que a intensidade do sinal aumenta em troca da sobrecarga em alguns componentes. Mas, se você já tentou de tudo e não obteve sucesso, por que não tentar essa modificação?
Existem firmwares modificados que podem transformar o seu equipamento antigo em uma verdadeira máquina cheia de recursos modernos, entre eles, a possibilidade de amplificar o poder das antenas e outras modificações. Os mais conhecidos são o DD-WRT e o Open-WRT. Apesar de a instalação desses sistemas ser um pouco complicada, no final o processo acaba valendo a pena.

 9. Transforme o seu antigo roteador em um repetidor de sinal

Se algum cômodo de sua casa não consegue receber sinal adequadamente, você pode colocar um roteador antigo no meio do caminho para amplificar o alcance da rede. Infelizmente, nem todos os roteadores trazem essa função de fábrica.
A boa notícia é que quase qualquer roteador comum pode ser um repetidor de sinal. Para fazer isso, você pode instalar o DD-WRT, como já foi mencionado anteriormente. Depois de modificar o aparelho, basta configurar o equipamento para que ele retransmita o sinal do primeiro roteador.

10. Programe o seu roteador para que ele reinicie esporadicamente

Muitas vezes o roteador pode travar por causa do aquecimento. Para restaurar a “sanidade” do equipamento, você pode reiniciar ele de tempos em tempos manualmente.
Isso é outra vantagem de nosso amigo DD-WRT. Com ele, você pode mandar seu roteador reiniciar todas as noites, por exemplo.  Isso é muito prático se ele ficar em um local de difícil acesso.
Fonte: TECMUNDO | Lifehacker

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Como desinstalar o Internet Explorer 9!

Saiba como remover completamente a última versão do navegador da Microsoft.



Depois de muita expectativa chegou ao mercado a nova versão do navegador mais utilizado no mundo. O Internet Explorer 9 trouxe várias novidades – e muitas mudanças em relação aos lançamentos anteriores.
Com um visual totalmente modificado o programa foca em atacar duas grandes reclamações dos usuários: a interface poluída e, principalmente, a velocidade de navegação, considerada muito inferior à dos  seus concorrentes.
Mas  se o revigorado Internet Explorer 9 não fez a sua cabeça, e você ainda prefere os outros navegadores, ensinamos aqui como removê-lo completamente de seu computador.
Pré-requisitos
Rápido e simples
Apesar de ser um aplicativo novo, quando você realiza a instalação do Internet Explorer 9 percebe que ele não surge na tradicional tela de “Adicionar ou Remover Programas”. Isso acontece porque ele não é considerado como um novo aplicativo e sim, uma atualização para o Windows.
Para removê-lo, clique no botão Iniciar e acesse o Painel de Controle. Em seguida, entre na opção “Desinstalar um Programa”. Com a ferramenta aberta, acesse a opção “Exibir atualizações instaladas”.




Então, busque pelo Internet Explorer 9 na lista apresentada e clique duas vezes sobre o aplicativo. Depois, é só confirmar que deseja desinstalá-lo.




Em seguida, o sistema pede que você reinicie a máquina para o processo ser totalmente completado. Pronto, programa removido! Até a próxima!


Anatel afirma que TIM derruba ligações de clientes propositalmente


Agência coletou dados sobre quedas de ligações entre diferentes planos de telefonia e comprovou a falha.



Depois de ter sido proibida de vender novos chips e cadastrar novos clientes, a TIM agora recebe um novo baque da Anatel. A Agência de Nacional de Telecomunicações divulgou um relatório em que acusa a empresa de telefonia de interromper chamadas feitas por clientes do plano Infinity.
O plano, no qual o cliente é cobrado por chamada efetuada e não por tempo de ligação, atraiu diversos clientes por causa dessa facilidade. A Anatel realizou a pesquisa sobre quedas de ligações entre clientes do plano Infinty e de outros planos. Ficou comprovado que clientes Infinty tiveram quatro vezes mais chamadas “derrubadas” do que os que tinham outros planos.
O relatório foi entregue ao Ministério Público do Paraná, que pediu uma nova proibição de vendas de chips da empresa, assim como o ressarcimento dos consumidores do plano no estado.

Empresa tenta se defender das acusações

A TIM argumentou ao Ministério Público que a instabilidade de sinal nos períodos de quedas de ligações era “pontual e momentânea”, mas, segundo o relatório da Anatel, "sob os pontos de vista técnico e lógico, não existe explicação para a assimetria da taxa de crescimento de desligamentos entre duas modalidades de planos".
O relatório mostra que, somente no dia 8 de março, a operadora desligou 8,1 milhões de ligações, o que, com novas tentativas, gerou um faturamento de R$ 4,3 milhões.
A operadora de telefonia ainda tentou demonstrar com dados internos que, na verdade, houve redução de quedas de ligações e não aumento, mas a Agência Nacional de Telecomunicações afirmou que a empresa adulterou a base de cálculos para ficar dentro dos padrões exigidos. 


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Versão final do Windows 8 vaza na internet

 Edição N do sistema operacional já pode ser adquirida de forma ilegal através de sistemas de distribuição P2P.


Embora a Microsoft só vá lançar o Windows 8 em outubro deste ano, uma versão finalizada do sistema operacional já está circulando pela internet. Disponível através de sistemas de torrent, a variação Enterprise do produto já pode ser baixada e instalada por qualquer pessoa — operação considerada ilegal e que não é recomendada.
O vazamento aconteceu antes mesmo de a plataforma chegar aos consumidores da MSDN e TechNet, que só devem recebê-la no dia 15 deste mês. A expectativa é que as demais variações do software sofram do mesmo destino, chegando aos consumidores através da pirataria antes de ser oferecida pelos meios oficiais.
A versão do Windows 8 disponível atualmente está marcada como sendo a edição “N” do produto, que não inclui o Windows Media Player. Essa variação do sistema operacional foi criada após uma decisão da União Europeia, que obrigou a Microsoft a oferecê-lo sem o reprodutor multimídia. Consultada pelo site The Verge, a empresa afirmou que não está discutindo o assunto no momento.
Fonte: The Verge

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Fim da proibição: Claro, Oi e TIM poderão voltar a vender chips


  Anatel considerou convincentes os planos de melhorias apresentados pelas operadoras, mas pressão pelo período de vendas do Dia dos Pais pode ter sido decisiva.



Durou apenas 11 dias a proibição às operadoras Claro, Oi e TIM de venderem chips para celulares nas principais cidades do país. Segundo informações publicadas nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S.Paulo, a retomada das vendas deve ser anunciada a qualquer momento pela Anatel.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, os planos de melhorias apresentados pelas operadoras foram considerados satisfatórios, mas as empresas terão até 2014 para implantá-los. Fontes ligadas ao setor apontam que a liberação é, na verdade, fruto da pressão das empresas, que não estariam dispostas a perder as vendas do Dia dos Pais, um dos períodos mais rentáveis para o comércio.
Uma fonte do alto escalão da Anatel teria revelado à Agência Estado que as propostas apresentadas pelas operadoras foram convincentes e que as vendas podem ser liberadas já a partir de amanhã. Na semana passada, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, já havia afirmado que esperava um desfecho para o caso em no máximo 15 dias.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Windows XP continua na liderança dos sistemas operacionais

  Apesar do avanço do Windows 7, o XP ainda está em mais de 40% dos computadores.

 O sistema operacional Windows XP ainda é o mais utilizado em todo o mundo. Apesar do progresso do Windows 7 – versão mais recente do sistema da Microsoft –, ainda falta um pouco para que ele consiga roubar a liderança do mercado. Lançado em 2001, o XP ainda está presente em 42,86% dos computadores, segundo uma análise do Net Applications.
Isso representa uma queda de quase 8% em relação ao mês de setembro de 2011. No mesmo período, o Windows 7 cresceu quase 10% e pulou de 32,42% para 42,21%, ficando a menos de 1% de ultrapassar o “irmão mais velho”. A geração intermediária entre os sistemas operacionais (Windows Vista) possui apenas 6,6% do mercado, estando muito atrás no ranking.
Quanto ao Mac OS X, apenas as versões 10.7 e 10.6 foram citadas na pesquisa. Juntas, elas estão presentes em pouco mais de 5% dos computadores. Voltando à Microsoft, podemos ver que o Windows 7 está prestes a dominar o mercado, mas não sabemos dizer como ficará a divisão quando o Windows 8 chegar às lojas.
Fonte: CNET e Net Applications

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Facebook mudará todos os perfis para o estilo Timeline até o fim do ano




















A rede social mais utilizada no mundo obrigará seus adeptos a migrar para o estilo visual com Timeline. A notícia é do site TechCrunch, o qual afirma que a mudança deve ser concluída até o fim do ano. Todos os mais de 900 milhões de perfis serão obrigados a utilizar esse recurso.
Apesar de ser uma alteração forçada, o Facebook deve oferecer tempo suficiente para que as pessoas possam configurar os perfis — escolhendo quais eventos importantes aparecerão na Timeline. O Gizmodo realizou contato com a equipe do Facebook para obter informações sobre uma data específica, porém a resposta foi de que a mudança ocorrerá até o fim do ano.