quarta-feira, 27 de março de 2013

Maior ataque da história da internet causa lentidão na rede do mundo todo




Se você estiver passando por problemas ao tentar usar a internet hoje (27), é provável que a culpa não seja de seu provedor: isso é, com grandes chances, resultado de um dos maiores (se não o maior de todos) ataques hackers da história.

O ataque consistiu em uma versão melhorada do já conhecido DDoS, que também ataca o DNS da rede. Dessa maneira, não é possível parar o ataque por completo, pois seria necessário desligar todos os sistemas DNS infectados, o que poderia causar danos catastróficos à internet.

De acordo com o Mashable, os sistemas da Spamhaus, a empresa-alvo do golpe, sofreu um ataque que ultrapassou qualquer precedente, atingindo um total de 300 gigabits por segundo. A quantia de informação é tão grande que está “engarrafando” parte do tráfego da rede no mundo todo.

Uma ação de vingança?

A Spamhaus é uma empresa conhecida no mundo da segurança da internet: calcula-se que 80% dos spams existentes na rede são bloqueados graças a ela. Então por que um ataque desse tamanho para uma companhia que ajuda tanto o público?
Segundo algumas especulações, isso pode ser uma mera retaliação causada por um dos sites que entraram para a lista recentemente, o Cyberbunker – um serviço de armazenamento conhecido por aceitar todo tipo de arquivo. Agora, resta saber se esse seria um ataque feito pelo próprio serviço ou se seria uma ação de “defensores da internet livre”.
Fonte: Mashable

terça-feira, 19 de março de 2013

Acabe com a lentidão do computador eliminando arquivos desnecessários com este aplicativo leve e elegante


Muitos arquivos armazenados no disco podem fazer com que o sistema fique mais lento com o passar do tempo, e nem sempre os documentos salvos são de fato utilizados. É em situações assim que a utilização de aplicativos como o JetClean pode ajudar.
Trata-se de um programa que faz uma verdadeira limpeza dos arquivos inúteis presentes no computador. Com o JetClean, arquivos temporários, históricos de navegação, chaves de registro vazias/inválidas e pastas vazias são encontrados e eliminados rapidamente, deixando mais espaço para você armazenar documentos, músicas e vídeos.


Não é só mais um

Embora existam vários aplicativos que executem a mesma atividade que o JetClean, nem todos oferecem a quantidade de recursos desta aplicação, que reúne várias ferramentas em uma mesma interface.

Limpeza de arquivos e registro

Além da já conhecida limpeza no disco, que elimina arquivos inúteis salvos no HD por aplicativos como navegadores e mensageiros instantâneos, o JetClean também faz uma varredura completa no registro do sistema, apagando entradas inválidas ou que não são mais utilizadas.
Dessa forma, o sistema tem menos entradas para examinar quando alguma requisição é feita, o que torna processos como a inicialização do SO e a abertura de documentos bem mais rápidos



Para tornar o acesso ao registro ainda mais ágil, o JetClean oferece um desfragmentador específico para essa área do sistema. Assim, tudo fica mais organizado e o Windows encontra a entrada desejada mais rapidamente. E tudo isso está reunido em uma única interface.

Eliminar aplicativos e limpeza da RAM

Outra funcionalidade bem interessante que o JetClean oferece é a desinstalação dos aplicativos presentes no computador. Com apenas um clique, você tem acesso a todas as aplicações instaladas na máquina e consegue eliminar rapidamente aquela que deseja.
Além disso, o JetClean também otimiza o uso da memória RAM do computador, limpando entradas que não são utilizadas há algum tempo, mas que continuam ocupando o seu espaço em memória.

Como usar

A interface do JetClean é bem simples e organizada, o que torna o uso das funcionalidades oferecidas bem prático. Na parte superior da tela, é possível visualizar três abas: “1-Click”, “Tools” e “Settings”.


A primeira delas permite que você inicie a varredura do computador em busca de arquivos e entradas de registro inúteis. Já a segunda guia, “Tools”, reúne o desinstalador de aplicativo, o desfragmentador do registro e a funcionalidade para aperfeiçoar a inicialização do sistema operacional.
Por fim, é na aba “Settings” que você pode programar dias e horários para que o JetClean execute suas tarefas de maneira automática e visualizar o log das atividades realizadas na aplicação. Além disso, caso algo não saia como o esperado, é possível restaurar os dados para o estado em que estavam antes da limpeza.








quinta-feira, 14 de março de 2013

Traga o Menu Iniciar novamente! Adicione um botão no desktop que aciona todos os seus aplicativos do Windows 8.


Start Charming é um aplicativo que adiciona um botão na Barra de tarefas para que você possa acessar a Charm Bar do Windows 8 juntamente com a lista completa de aplicativos instalados no sistema operacional.
O que o programa faz, basicamente, é trazer o Menu Iniciar novamente, mas de um jeito simples, que não faz modificações profundas nas engrenagens do Windows. Sua única função é atuar como uma espécie de atalho do sistema.



O programa é capaz de listar tanto os programas desenvolvidos para desktop quanto os apps criados exclusivamente para a nova interface do Windows 8. Porém, o “botão Iniciar” não fica estabelecido de forma fixa na barra. Mas você pode arrastar o atalho “Start Charming” para a Barra de tarefas de forma a produzir um resultado semelhante ao finado botão. 





segunda-feira, 4 de março de 2013

Qual o navegador mais usado no mundo? Chrome ou IE, dependendo da pesquisa




Alguns anos atrás, a guerra dos navegadores parecia nem existir. O Internet Explorer era o líder imbatível, com seus esmagadores 90 e tantos por cento de usuários e era difícil imaginar que um dia o browser seria ameaçado.
Pois bem, vieram Chrome e Firefox para bagunçar todo o resultado e hoje o que vemos é uma disputa acirrada no mercado. Mas afinal, quem está na frente? Depende da empresa de pesquisa. Para a Net Applications, o líder ainda é o Internet Explorer, com 55,82% dos usuários.
É um número ainda considerado alto, levando em conta a quantidade de gente que reclama do navegador. Alguns podem dizer que o Internet Explorer ainda domina o cenário porque ele já vem instalado no Windows em boa parte do mundo – o que é verdade. E para muitas pessoas, ele é suficiente.

Revertendo os resultados

Além de liderar, o Internet Explorer ganhou terreno e conseguiu estancar o sangramento que vinha sofrendo (algo inédito nos últimos anos), segundo a mesma pesquisa. Entre janeiro e fevereiro deste ano, o navegador ganhou 0,68% de usuários, enquanto o Firefox teve um incremento de 0,18%. O maior derrotado segundo a Net Applications é justamente o Chrome, com perda de 1,21%.
A melhora nos resultados do IE é atribuída às versões 9 e 10 do navegador, que aumentaram sua participação, enquanto a oitava segue em declínio. De acordo com a empresa de pesquisa, o IE8 ainda é a versão mais usada no mundo, com 23,38% dos usuários.

Por outro lado...

Já o StatCounter apresenta um cenário bem diferente. Segundo os resultados da empresa, o Chrome é o líder mundial, com 37,09% dos usuários. O Internet Explorer aparece em segundo, com 29,82% seguido do Firefox, com 21,34% de participação.
Mas o que faz os resultados serem tão diferentes nas duas pesquisas? O mais provável é a metodologia que ambas as empresas usam. O estudo da Net Applications se baseia nos dados de 160 milhões de visitantes únicos em 40 mil sites para seus clientes.
Já o StatCounter avalia 15 bilhões de pageviews (número de vezes que uma página é aberta, independente se a ação é feita pelo mesmo usuário) no mundo todo. Independente do resultado, o que importa é termos bons navegadores, cada vez mais modernos e atualizados.
Fonte: Net ApplicationsStatCounter Tecmundo

Caso Neon Eletro: denúncia já está mobilizando setores da sociedade


Empresa ainda não se posicionou, mas delegado já está investigando o caso. ONG PROTESTE aciona o Ministério Público.
Há alguns dias atrás, e publiquei aqui no blog uma denúncia feita pelo site de notícias Gizmodo sobre a Neon Eletro, uma loja virtual que não estava entregando os produtos vendidos, lesando seus clientes. E a repercussão do caso já surtiu efeito.
A ONG PROTESTE, através de um press release divulgado na última quinta (dia 28 de fevereiro), informa que já encaminhou ao Ministério Público de São Paulo as reclamações de associados por “falhas na prestação de serviços e conduta abusiva, em claro descumprimento às ofertas apresentadas”.
O pedido da PROTESTE foi feito porque a empresa continua a fazer novas vítimas – já que o site ainda está ativo e seus produtos continuam sendo anunciados em portais e canais de televisão – e não soluciona os problemas pendentes.

Comunicado e direito de resposta

Devido à denúncia, a empresa está veiculando um comunicado sobre seus problemas de entrega, que, segundo ela, afeta apenas 5% dos compradores. O anúncio, porém, não cita os outros questionamentos levantados.
A Neon Eletro também entrou em contato com o Gizmodo Brasil exigindo direito de resposta, mas o site aguarda ainda um posicionamento da empresa em relação ao caso. A companhia não se posicionou também em relação as 12 perguntas encaminhadas ao seu departamento jurídico.

Aguardando mais informações

O UOL foi questionado pelo Gizmodo sobre a veiculação da propaganda da Neon Eletro no portal. Segundo a empresa, eles não têm controle e nem se responsabilizam pelos anúncios divulgados em espaços publicitários de terceiros.
O SBT, que também fechou contrato de publicidade com a Neon Eletro, não se posicionou. As empresas que tem seus produtos vendidos no site (Apple, Samsung, Sony, entre outras) também foram contatadas, mas o site ainda não obteve respostas de nenhuma delas.
O delegado continua investigando o caso e até concedeu uma entrevista ao site ReclameAqui sobre golpes virtuais.

[Atualizado] Receita Federal apreende produtos

A Receita Federal de Bauru apreendeu 492 mil reais em produtos na sede da empresa Neon Eletro, como apurou o jornal onlne, fechado para assinantes, Comércio de Jahu. De acordo com informações obtidas pelo jornal, foram encontrados diversos produtos importados e também nacionais com notas fiscais.
No entanto, nos produtos importados havia documentos incompletos e por isso a empresa pode perdê-los se não conseguir comprovar legalmente sua origem. Até o momento, o site da loja ainda permanece ativo.


sexta-feira, 1 de março de 2013

Tablets chineses de 40 dólares são melhores que o da Tekpix de R$ 3,5 mil


Site que compila fabricantes mostra centenas de aparelhos mais potentes e em conta
.


O site Alibaba, que compila estimativas de preços de fabricantes do mundo todo (em especial chineses), tem a resposta. Procurando por “tablet” na página, é possível encontrar centenas de modelos com uma configuração igual ou superior ao da empresa Tecnomania.

Negócio da China

O preço não chega nem perto do que é cobrado por aqui: por menos de US$ 100 (às vezes até metade), é possível encontrar modelos que fazem o tablet nacional parecer ainda mais um mau negócio.
Um aparelho em especial, chamado de “o tablet mais barato de 2012”, chama bastante a atenção. Vendido por até US$ 45, ele oferece o dobro de RAM (1 GB), tem um processador mais potente (1,5 GHz, contra 1,2 GHz do modelo Tekpix) e quatro vezes mais espaço de armazenamento interno (16 GB). Ele só não conta com uma câmera digital, mas em um tablet ela não é exatamente um acessório muito requisitado.
Vale lembrar que o preço cobrado no Alibaba não leva em conta taxas de exportação para o Brasil e uma possível taxação pela Receita Federal, e o contato direto com o fabricante e a venda em lotes faz com que o preço por lá seja realmente mais barato – mas nem assim é possível chegar perto dos R$ 3,5 mil do i-TVWF7x - 4.0.

Fonte: Tecmundo Alibaba