segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Como arrumar a porta USB do seu PC

Por mais que um pen-drive seja prático, às vezes, ele simplesmente não funciona quando espetado em uma porta USB, mas quando você o coloca em outro PC ou em outra porta, ele funciona. Normalmente, o problema é atribuído ao próprio pen-drive, mas algumas vezes, o problema não é o pen-drive, e sim, a porta USB.
Caso esse seja o seu caso, veja essas dicas de como recuperar uma porta USB que não esteja funcionando.

Exame Físico

A primeira coisa que você precisa saber é se a porta USB está danificada fisicamente. Um teste simples que você pode fazer é colocar o pen-drive na porta e verificar se ele se mexe para cima e para baixo facilmente. Faça isso com delicadeza, pois se você não tiver um problema de hardware, vai acabar com um. Se você não sabe como o pen-drive deve se comportar físicamente na porta, espete-o em outra porta que esteja funcionando, veja como ele se comporta e compare a flexibilidade entre as duas. Se ele ficar solto, você provavelmente terá que trocar a porta. (No final do artigo tem um vídeo mostrando como fazer isso, mas só faça se souber um pouco de eletrônica. Caso contrário, é recomendável que leve a uma assistência técnica).

Reinicie o Computador

A boa e velha tática de desligar e religar o computador é válida para esse momento. Às vezes isso funciona ao forçar o sistema operacional escanear pelo hardware, nesse caso a porta USB, e ela pode voltar a funcionar. Se isso também não funcionar, hora de usar o Gerenciador de Dispositivos.

Cheque o Gerenciador de Dispositivos

Existem vários modos de acessar o Gerenciador de Dispositivos, mas o mais rápido – se você estiver rodando o Windows até a versão 7 – é clicar no menu Iniciar, digitar devmgmt.msc e clicar Enter. No Windows 8, basta ir para o modo Metro e digitar devmgmt.msc.
Ao entrar no Gerenciador de Dispositivos você verá uma tela como essa:

Gerenciador de Dispositivos
O Gerenciador de Dispositivos mostra todas as categorias de hardwares que estão instalados no seu computador. Dentro dele, ache a entrada Controladores USB (barramento serial universal), clique na seta para expandir o menu. Você deve visualizar algo parecido com isso:


Controladores USB
Logo de cara isso pode não fazer muito sentido, mas ele contém algumas informações úteis. Veja que na imagem há duas linhas escritas: Intel(R) 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller. Essas duas linhas são os controladores para as portas USB do seu PC. O seu computador pode parecer com outro nome, como por exemplo, Intel(R) 5 Series/3400 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller, isso varia de computador para computador, o importante é ter o Host Controller. 
Se você não achar essas linhas no Gerenciador, provavelmente esse pode ser o problema. Para reparar, clique no botão “Verificar se há alterações de hardware”, como na figura abaixo.


Clique em Desinstalar. Repita o processo para todos os USB Host Controller. Depois disso, reinicie o computador. Isso irá forçar o computador a buscar por todos os controladores USB e reinstalá-los. Com isso, a porta USB que estiver dando problema pode reaparecer.
Caso isso não resolva o problema, pode ser uma questão no Registro do Windows.

Desabilitar o Recurso de Suspensão Seletiva

Recurso de Suspensão Seletiva USB é uma ferramenta de economia de energia do Windows. Ele suspende a ligação das portas USB para economizar a energia do PC, normalmente usado para fazer com que a bateria dure mais tempo nos notebooks. Teoricamente ela é uma boa ferramenta, mas em algumas ocasiões faz com que a porta USB não seja iniciada. Se esse for o caso, o Gerenciador de Dispositivos não vai mostrar a porta. Caso deseje, você pode desabilitar esse recurso no Editor de Registro do Windows. É uma boa ideia fazer isso se você usa um desktop, ou um notebook sempre ligado na força, mas caso esse não seja o caso e você use o seu notebook longe de uma fonte de energia, você pode reativá-lo facilmente.
Para entrar no Editor de Registro, vá ao menu Iniciar, digite regedit e clique Enter – isso para Windows até a versão 7. No Windows 8, vá até o modo Metro, digite regedit e clique Enter. Ao fazer isso, você deverá ver uma tela parecida com essa:

Editor de Registro do Windows
Para entrar na opção para desabilitar o recurso de suspensão seletiva, clique na seta ao lado da HKEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > CurrentControlSet > Services e procure pela pasta (ou chave, como é chamada na linguagem técnica) USB.
Caso não a encontre, você pode criá-la, para isso clique em services e na barra de menu no alto, clique em Editar > Novo > Chave. Chame de USB.
Criação de nova Chave
Na chave USB, clique com o botão direito na janela à direita. Você terá apenas a opção “Novo”. Clique nela e escolha a opção Valor DWORD (32 bits) – no seu computador pode ser apenas Valor DWORD. Nomeie o novo valor com DisableSelectiveSuspend

Criação de novo Valor DWORD
Clique com o botão direito em cima dele e selecione Modificar.

Troca de Hardware

Se mesmo assim a porta USB ainda não estiver funcionando, então o problema deve ser, realmente, de hardware. Nesse caso, o reparo terá que ser feito fisicamente, ou seja, você vai precisar abrir o seu computador para arrumá-lo.
Se você tem um conhecimento de eletrônica e solda, basta abrir o seu computador e fazer a troca da porta USB, mas só faça isso se você tiver certeza do que está fazendo, caso contrário procure uma assistência técnica para fazer a troca da porta USB
Fonte: Canaltech

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Dicas para diminuir problemas de aquecimento em notebooks

Contando com uma tecnologia cada vez mais avançada, os notebooks têm apresentado um desempenho praticamente equivalente à performance de desktops, aliado a uma vantajosa mobilidade. Porém, como esses dispositivos são compactos, o superaquecimento de seus componentes internos é um sério risco, especialmente nos casos do processador, da placa de vídeo e do disco rígido.
Apesar de possuírem velocidade, conexão, processamento e espaço de armazenamento próximos de computadores de gabinete, os notebooks sofrem muito mais com problemas da elevação de temperatura, devido ao pouco espaço para a circulação de seu arrefecimento e para que as ventoinhas consigam resfriar seus hardwares.
Assim, listei uma série de dicas que ajudam a manter os laptops em temperaturas mais adequadas durante sua utilização, permitindo que os aparelhos tenham uma maior sobrevida e menos problemas na refrigeração dos componentes internos.
Passo 1. Evite utilizar seu notebook em superfícies irregulares, pois a saída de ar localiza-se na parte inferior. Desta forma, utilizar o aparelho sobre as pernas, almofadas ou cobertores poderá obstruir o seu sistema de arrefecimento e limitar a circulação de ar, contribuindo bastante para o superaquecimento de seu hardware.

Passo 2. Utilize o notebook em locais arejados e limpos, evitando locais com a incidência direta do sol e com muita poeira ou outras partículas, como areia, pólen, serragem, etc., pois estas substâncias podem entrar na estrutura de refrigeração do computador e dificultar, ou mesmo impedir, a dissipação do calor.
Passo 3. Cole pés adesivos ou aparadores na parte inferior de seu laptop, melhorando a circulação de ar sobre o seu sistema de refrigeração e evitando a obstrução de suas saídas de ar. Também é possível utilizar materiais de escritório, como blocos de Post-it para servirem como suporte para o notebook.
Passo 4. Faça uso de suportes especificamente desenhados para o notebook, mantendo o computador em uma plataforma forma fixa e elevada que contribuirá para o seu arrefecimento, podendo também ser regulada para que a tela fique aberta de uma maneira mais confortável e ergonômica para o usuário.
Passo 5. Utilize uma base com cooler, desenhada especificamente para laptops. Apesar de estes dispositivos terem uma ventoinha mais barulhenta, o seu processo de refrigeração age diretamente sobre a saída de ar do computador, contribuindo ainda mais para que seus componentes internos não superaqueçam.
Passo 6. Evite ao máximo utilizar o notebook enquanto o cabo de alimentação de sua bateria estiver conectado, pois esse procedimento de recarga aumenta sensivelmente a temperatura do computador quando ligado, contribuindo bastante para um possível superaquecimento.
Passo 7. Instale em seu notebook programas de monitoramento de sistema, como o HWMonitor e o Intel Desktop Utilities,permitindo que a temperatura de partes de seu hardware seja monitorada e que notificações lhe alertem sobre riscos de superaquecimento
Passo 8. Procure uma assistência técnica a cada seis meses para fazer uma limpeza completa em seu laptop, livrando-o da poeira acumulada em ventoinhas, saídas de ar e outros componentes internos. Nos da OLIVERTEC realizamos estes serviços com qualidade, rapidez e o melhor PROFISSIONALISMO! Traga-nos para um orçamento sem compromisso e garanta um vida longa no seu NOTEBOOK!