segunda-feira, 10 de agosto de 2015

MANUTENÇÃO PREVENTIVA


É necessário uma manutenção preventiva a cada 12 meses em todos notebooks, pois os mesmos acumulam muita sujeira que pode danificar o equipamento.



A imagem abaixo foi tirada de um notebook Acer, o cliente trouxe o mesmo em nossa assistência, alegando que estava aquecendo demais e desligando.

Notem o excesso de sujeira principalmente no dissipador de calor, essa sujeira impede que o ar quente saia livremente, com isso o mesmo cria um efeito de estufa no interior do aparelho, causando diversos problemas posteriores, como por exemplo BGA.

Outro ponto que necessita de uma atenção especial é a pasta térmica, a mesma tem a função de auxiliar o transporte de calor, entre o núcleo do processador e da BGA para o dissipador de calor, acontece que a pasta térmica tende a ressecar com o passar do tempo e com isso para de desempenhar o seu papel corretamente, quando chega nesse ponto o processador e a BGA sofrerão um calor excessivo, pois a pasta térmica criara uma resistência entre o núcleo dos chipsets e o dissipador.

Para deixar o notebook funcionando perfeitamente e não sofrer com os problemas mencionados nesse artigo, encaminhe o equipamento que iremos realizar uma limpeza interna minuciosa, onde inclui, lubrificação do cooler, troca de pasta térmica, e por fim deixaremos a placa mãe impecável com limpa contatos! 
Mais informações: 35 - 9944-2582

Caiu líquido no meu notebook! E agora?


Provavelmente isto já aconteceu com você, com algum amigo ou parente. Talvez você esteja agora lendo isto do seu smartphone, porque acabou de derrubar água no seu notebook e não sabe o que fazer. Se for este o caso, vá correndo desligar seu aparelho! Tire-o da tomada, desconecte a fonte, remova a bateria se possível e depois volte a ler o texto. Não tem problema, nós esperamos.
Pronto?
Vamos então hoje explicar o que você deve fazer caso passe por esta situação tão desagradável, mas tão comum. 

Porque água e eletrônicos não se dão bem

A primeira coisa é entender que não é o líquido que vai causar danos imediatos ao seu notebook. A água, refrigerante ou café que você acaba de derramar sobre o seu notebook não faz muito estrago por si só. O problema é que o que estes materiais não são bons isolantes elétricos. Ao entrar em contato com as trilhas de circuito e terminais do aparelho eles permitem que a corrente elétrica pule de um local para o outro. Com isto, os componentes vão receber correntes para as quais não foram projetados. Dependendo de onde o líquido chegar, pode fechar um curto-circuito, que é ainda mais perigoso. É isso que faz os componentes estragarem, na maioria das vezes.
Outro problema é que, mesmo após a evaporação do líquido, ficam resíduos nos locais afetados. No caso de água pura, não sobra quase nada. Mas quando é alguma bebida como café, refrigerante ou sucos, o resíduo é muito maior. Além de existir a possibilidade que este resíduo seja capaz de provocar um curto-circuito, ele também pode interferir com o funcionamento de partes mecânicas, atrair formigas ou provocar a corrosão do componente com o tempo.

O passo a passo do desespero!

Sabendo disso fica fácil entender que todas as medidas que você deve tomar depois de socar o cotovelo naquele copão de suco, bem do lado do seu computador, são no sentido de evitar que o líquido se espalhe pra dentro da carcaça.
O primeiro passo é cortar o fornecimento de energia. Tire a bateria o mais rápido possível. Se seu aparelho não permite, desligue-o e desconecte todo e qualquer periférico que estiver ligado, em todas as portas. Assim que fizer isto, vire o notebook imediatamente com o teclado para baixo e o apoie em um lugar seco e firme. Deixe-o nesta posição por um tempo, para que o máximo do líquido escoe de volta. Coloque uma toalha por baixo para absorver o que pingar.
O teclado de muitos aparelhos tem uma espécie de bandeja na parte de baixo, que pode evitar que derramamentos menores cheguem ao interior do computador. Isto pode acabar salvando a sua máquina.
O próximo passo é secar com um pano limpo todo o líquido que estiver visível. Não use secadores de cabelo (você não quer jogar pó dentro daquela meleca, nem espalhar o que está lá dentro) nem coloque o aparelho ao sol. Deixe que ele fique secando naturalmente, à sombra, por pelo menos um dia.
Um truque muito recomendado na internet é colocar o aparelho em uma vasilha com arroz cru. Não faça isto! O arroz é hidrofílico e absorve a umidade, mas você definitivamente não quer que sua máquina fique cheia de arroz nos pequenos vãos entre as peças. Esta técnica é boa para celulares e MP3 players, mas não para aparelhos maiores e cheios de partes móveis.

Respirar fundo e assumir o prejuízo


Na maioria das vezes o problemas só fica no teclado, por causa das sua isolação é só troca-lo que o problema estará resolvido gastando bem menos do que se imagina! MAS! Se após um dia secando você tentar bootar o computador e ele não der sinal de vida, não fique insistindo. Leve a máquina a um técnico de confiança, para que ele faça uma avaliação melhor do estrago. No desespero, muita gente que não tem a menor ideia do que está fazendo sai desmontando o computador para ver se encontra o problema. Seremos sinceros com vocês: se você está lendo este texto, é porque não possui os conhecimentos necessários para fazer o diagnóstico correto das placas e a chance que você piore as coisas é grande.
Mesmo que se percam alguns componentes, na maior parte das vezes é possível recuperar as informações dos discos rígidos da máquina. Fotos, vídeos, trabalhos e arquivos pessoais contidos neles normalmente valem mais que o preço do notebook inteiro, então é melhor não arriscar.
Fonte :WAZ

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Teclado do notebook trocando letras por números. Como corrigir?


Os notebooks, diferentemente dos desktops, por uma questão de espaço (na maioria das vezes, salvo exceções), não possuem teclado numérico. O teclado numérico é extremamente útil, ou até imprescindível, para quem trabalha com números.  Por essa razão, os fabricantes  de notebooks inseriram o teclado numérico juntamente ao teclado convencional.

Repare em seu notebook que nas teclas 7,8,9, u, i, o, j, k, l e m, aparecem impressos os números  (1, 2, 3, 4, 5, …). Certamente o teclado numérico inserido no teclado convencional, ajuda bastante os usuários que trabalham frequentemente com números. Porém, em alguns casos, essa facilidade pode tornar-se uma dor de cabeça. Isso ocorre pois o teclado numérico fica desativado quando em uso comum, sendo necessário ativá-lo pressionando a tecla Numlock juntamente com a tecla Fn (Function).
O problema é que alguns usuários acabam ativando o teclado numérico sem perceber, fazendo com que as teclas u, i, o, j, k, l e m, alterem a sua função, trocando letras por números, e criando uma dor de cabeça para quem não conhece esta função.
Pois bem, a solução para o caso é simples. Basta pressionar novamente a tecla Fn + Numlock para desativar o teclado numérico, retornando as teclas u, i, o, j, k, l e m para sua função primária.
Caso ainda tenha alguma dúvida, conosco e teremos prazer em auxiliá-lo. ;D