quinta-feira, 13 de agosto de 2009

10 Truques para poupar energia e estender a autonomia de seu Notebook


O tamanho dos notebooks diminuiu, mas o dilema da bateria continua o mesmo. Mas há grande variação entre os modelos. Em nosso Laboratório, alguns deles agüentaram mais de três horas de trabalho intenso, enquanto outros mal passaram de uma hora. Nenhum permite ficar o dia inteiro com o micro ligado sem fazer demoradas pausas para recarregar. Sim você quer um notebook justamente para trabalhar fora de casa, longe de uma tomada... Então
vou passar agora 10 dicas para prolongar o fôlego da bateria do seu NOTE.
1º Abaixo o brilho: Reduzir a luminosidade da tela o quanto for possível é o primeiro mandamento para a economia de energia. Experimente também diminuir a resolução da tela para o nível mais baixo disponível e desativar animações do sistema operacional. Esses dois procedimentos poupam esforços da placa de vídeo.

2º Cada um com seu consumo: Notebooks com sistema Windows têm um recurso para ajustar o consumo de acordo com a fonte de energia usada em cada momento. O poder de processamento da máquina diminui assim que o portátil for tirado da tomada, preservando a bateria. No Windows XP, para acessar o recurso, o usuário deve clicar no ícone da bateria na área de notificação e optar por maximizar a bateria. Para personalizar os ajustes, clique com o botão direito do mouse no mesmo ícone e escolha ajustar as propriedades de energia. Você poderá definir quanto tempo o Windows espera para desligar a tela e o HD antes de Hibernar.

3º Rede sem fio? Só se for usar: Quando não estiver usando a conexão Wireless, deixe o transmissor desativado. Mesmo sem nenhuma Rede ativa, o recurso continua a gastar bateria. A mesma dica vale para o Bluetooth.

4º Recarregue antes: A bateria atual não tem mais o efeito memória, mas agradecem se você tomar alguns cuidados. É recomendado recarregá-las antes que a carga se esgote totalmente. Além disso, é bom mantê-las longe de condições de temperatura extrema, como no porta-malas de um carro estacionado sob o sol. Outra dica é guardar as baterias extras sem com carga total.

5º Lugar de multimídia é na tomada: Desligue os sons do sistema e evite rodar músicas ou vídeos enquanto o micro está desconectado da tomada. Ao exibir esse tipo de conteúdo, o processador é muito exigido na decodificação dos formatos, o que implica mais consumo de energia.

6º Partida Limpa: Quanto menos programas forem executados, menor será o consumo de energia. Esse é mais um bom motivo para evitar que aplicativos desnecessários iniciem automaticamente quando o micro é ligado. Execute o utilitário MSCONFIG e edite a lista de programas que são carregados durante a partida do sistema. Para ativar esse programa no Windows XP digite msconfig no campo executar no menu iniciar e vá até a guia inicializar e desmarca os programas desnecessário.

7º Atualizações na hora certa: O Windows Update pode baixar dados e exibir notificações em momentos inoportunos. Essas tarefas também consomem energia, é claro. Por isso, é melhor deixar para fazer download e instalar as atualizações quando o notebook estiver na tomada. No painel de controles, selecione o item atualizações automáticas e desative o recurso de mesmo nome. O mesmo vale para os antivírus. Procure programar as varreduras e as atualizações para os momentos em que você estiver plugado na tomada.

8º USB é Sanguessuga: Mouse, pen driver e outros acessórios que usam a porta USB como único conector são vilões do consumo de energia. Se precisar economizar bateria, use dispositivos USB da forma mais breve possível quando o note não estiver na tomada.

9º Saídas desobstruídas: Não dificulte a refrigeração do notebook deixando-o sobre superfícies macias, (cobertor como exemplo) que podem tampar suas saídas de ar. A máquina superaquecida tem menor vida útil e requer energia extra para o cooler refrigerar o processador.

10º Pronto para hibernar: o modo de hibernação do Windows poupa mais energia que o modo de espera. A hibernação desliga o micro enquanto ele não está sendo usado. Depois, restaura as janelas e programas que estavam em execução a partir de dados gravados no disco rígido. A opção de deixar o micro no modo espera faz quase a mesma coisa. Mas ela deixa os dados gravados na memória ram, que consome energia. No Windows XP, caso a opção não esteja visível no menu que aparece quando o notebook vai ser desligado, acesse o painel de controles. Clique no ícone Opções de energia e escolha a aba Hibernar para ativar o recurso.

Seguindo estas dicas você terá uma vida útil do notebook e da bateria bem maior, espero ter ajudado.
Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.