Conheça as artimanhas mais usadas pelos profissionais mal-intencionados do ramo para enganar seus clientes.
Eles são responsáveis por nos acudir em momentos de tensão,
preocupação e algumas vezes até de desespero. Não, não estamos falando
do seu gerente no banco, médico ou psiquiatra. Os técnicos de
informática podem ser tão importantes em nossas vidas quanto qualquer um
desses profissionais, afinal de contas, nossas rotinas estão cada vez
mais ligadas ao computador.
O grande problema é que existem alguns “profissionais” do ramo que
usam essas situações de transtorno e o conhecimento limitado das pessoas
para enganá-las e conseguir um lucro maior sobre seus clientes. Neste
artigo, vamos apresentar algumas das principais artimanhas feitas por
tais técnicos picaretas, para que assim você esteja preparado para
identificar se está sofrendo um golpe.
As artimanhas mais comuns
Como você deve imaginar, existem dezenas de mutretas que os técnicos
podem fazer no seu computador para que de alguma forma eles tenham
vantagens. Entre os golpes mais básicos estão inventar problemas de
hardware quando a falha é apenas de software, instalar programas piratas
como se estivessem implementando produtos licenciados (algo
extremamente comum com o Windows e o Microsoft Office) e formatar o computador sem se preocupar com o backup dos dados.
Em relação ao hardware do computador, as picaretagens mais frequentes
são instalar peças usadas como se fossem novas, trocar componentes do
PC por modelos mais antigos ou mais usados sem autorização e deixar
peças soltas no gabinete – para que as vibrações emitidas durante o
funcionamento do computador ocasionem atrito entre as peças, causando
danos a elas.
Por sua vez, no tocante a softwares, os golpes podem ser ainda mais
elaborados. Os relatos mais recorrentes abordam a instalação de vírus
para que a máquina apresente problemas em pouco tempo, a inserção de keyloggers e
outros aplicativos “espiões” que coletam senhas e informações sigilosas
e a cópia de dados e conteúdos pessoais sem consentimento do cliente.
Exemplo prático
Um suposto caso desse tipo de ato, que ganhou grande notoriedade
recentemente, aconteceu com a atriz global Carolina Dieckmann. Ela teria
enviado o seu computador para consertar e, alguns dias depois, começou a
ser chantageada a partir de algumas fotos íntimas adquiridas pelos
criminosos.
Por meio de seu advogado, Dieckmann chegou a notificar a Google para que a empresa ocultasse as imagens dela nua no seu motor de busca – pedido que foi negado pela gigante de Mountain View.
Mais tarde, com a prisão dos meliantes envolvidos,
ficou provado que, na verdade, as fotos foram roubadas através de um
spam. Contudo, ficou exemplificado como uma pessoa mal-intencionada que
trabalha como técnico de informática pode facilmente expor e extorquir
suas vítimas, digo, seus clientes.
Cuidado nunca é demais
Para tentar escapar de um golpe, você pode perguntar exatamente os
problemas existentes e o que será feito para solucioná-los. Com as
informações mencionadas pelo técnico, você pode realizar pesquisas na
internet ou consultar outro técnico para averiguar se o que foi dito
pelo primeiro profissional tem coerência.
E Como eu sempre falo leve seus equipamentos de informática há um Profissional de verdade! e não confie em aventureiros, precisando de Qualquer ajuda ligue: 35 - 9944-2582!
Fonte: Tecmundo
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