segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A próxima senha do seu gadget pode ser o seu próprio batimento cardíaco




Foteini Agrafioti, um engenheiro da Universidade de Toronto, está trabalhando para que nosso próximo gadget possa identificar os usuários corretos por meio da medição de seus batimentos cardíacos. A ideia é criar uma autenticação segura para uma variedade de aplicativos e dispositivos, incluindo eletrônicos portáteis, como smartphones, tablets e consoles de video game. 
Sensores de eletrocardiograma são usados para ler o ritmo cardíaco de um usuário por meio dos seus dedos ou das suas mãos quando ele segura o dispositivo. Primeiro, o sistema passa por um período de aprendizagem, para conseguir reconhecer as características únicas do seu dono e cria um modelo biométrico.
Esse perfil biométrico pode ser armazenado no próprio dispositivo ou em um repositório central. Uma vez que o usuário está inscrito, pode ser rápido e facilmente identificado no mesmo dispositivo quando for utilizá-lo novamente. A tecnologia, batizada de HeartID, está sendo fabricada pela Biomm Technology.
Os sensores podem ser posicionados de modo que a inscrição e a autenticação possam ser realizadas sem que o usuário execute qualquer tarefa especial. Ele simplesmente segura o dispositivo, como faz normalmente, e o algoritmo de reconhecimento biométrico funciona para proporcionar uma segurança robusta e personalização automática.
Você deve estar acostumado a ver sistemas biométricos que funcionam pelo reconhecimento das digitais, retina etc. Mas. diferente do que muitos pensam, os batimentos cardíacos também são como digitais, nunca se repetem e cada pessoa tem o seu ritmo. Existem dois picos em cada batida, bem próximos um do outro, que indicam uma característica única de cada pessoa.
canaltech.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.