terça-feira, 1 de abril de 2014

O que é melhor para o PC: Dois pentes de memória RAM ou só um?


Quando o assunto é fazer um upgrade no computador, não só para os usuários mas também para os profissionais a primeira coisa que vem em mente é aumentar a quantidade de memória RAM. Embora seja unanimidade a necessidade de upgrade, muitos usuários têm dúvidas de como esse upgrade deve ser realizado.
Adicionar mais um pente de memória ou comprar um com maior capacidade?



Dois pentes de memórias iguais trabalham em Dual Channel

Dual Channel ou canal duplo é uma tecnologia presente em placas mãe modernas que possibilita que dois pentes de memória trabalhem em conjunto. Graças a essa tecnologia, a memória RAM pode trabalhar em até 128bits, preenchendo todo o barramento da placa e dobrando a velocidade de transferência pelo barramento para faixa dos 20GB/s. Vale ressaltar que estou falando em velocidade de barramento entre a memória RAM e a placa mãe.

Essa tecnologia funciona apenas com pentes de memória iguais. Ou seja, caso você tenha um pente de memória de 2GB e outra de 4GB, o truque não irá funcionar. O interessante do Dual Channel é que ele foi projetado desde o início do desenvolvimento das memórias DDR, pois DDR significa Double Data Rate, ou taxa de transferência dobada.

Portanto, dois pentes iguais podem providenciar não apenas uma economia ao comprar apenas um pente adicional, mantendo o antigo, mas também duplica a velocidade de transferência do barramento, extraindo o máximo que o seu PC pode oferecer.

Há outro benefício de apenas comprar mais um pente de memória. Caso algum dos pentes apresente problemas, seu computador continuará a funcionar, ao contrário do que ocorreria caso houvesse apenas um pente de memória RAM instalado no seu computador.

Quando o Dual Channel não é tão importante

Antes que você corra para trocar o seu pente de memória de 4GB por dois de 2GB, saiba que esse recurso é mais indicado para gamers ou usuários que procuram tirar o máximo do computador. Usuários comuns não precisam se preocupar, pois o ganho não é tão grande em tarefas do cotidiano. O ganho existe, mas não compensa para quem vai utilizar o computador apenas para tarefas cotidianas como acessar a web, leitura de e-mail e digitação de trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.