Sobre o programa
Os usuários experientes certamente dominam ferramentas profissionais ou recursos de gerenciamento do sistema operacional. Porém, por requerer de conhecimentos avançados em informática, o emprego de técnicas de administração de rede se tornam um impedimento para quem quer apenas identificar possíveis "gargalos" na rede doméstica.
E para facilitar essa tarefa, existem programas com uma interface intuitiva que apresentam sem complicações as informações sobre o consumo de dados da rede. Entre eles, a novidade é um programa chamado GlassWire, disponível gratuitamente nesse link.
Como usar
Após ter instalado o GlassWire, basta executá-lo e aguardar o diagnóstico na rede local. O programa monitorará todos os programas que estiverem acessando à internet.
Em muitos casos, existem programas que são carregados durante a inicialização do sistema operacional e passam despercebido pelo usuário. Mas nem por isso não deixam de comprometer a velocidade da rede.
O programa tem as suas funcionalidades distribuídas em quatro abas:
Gráfico - é a representação correspondente à quantidade de dados que estão trafegando na rede, cada cor no gráfico representa o consumo de um determinado programa.
Firewall - é a funcionalidade que permite bloquear com um único clique um ou mais programas que estejam consumindo dados. Para bloquear um programa, basta clicar sobre o ícone em formato de "chama".
Network - é uma função avançada que permite visualizar todos os dispositivos conectados na rede, ela está apenas disponível na versão paga do programa.
Alertas - são as notificações sobre o diagnóstico da rede e programas em execução.
Para obter um diagnóstico preciso dos programas que estão consumindo dados, recomenda-se fechar todos os programas e então executar o GlassWire. O ideal é que apenas o sistema operacional esteja conectado - outros programas devem ser analisados individualmente a sua permissão de acesso à rede. Para bloquear o seu acesso, basta usar o recurso do Firewall.
Artigo muito útil. Todos já tivemos este problema, sem saber identificar as razões que estavam por detrás dele. Obrigado!
ResponderExcluir