Pesadelo dos tempos modernos, ficar sem internet pode deixar muita gente bastante irritada. Principalmente pelo fato de que o serviço de atendimento ao consumidor das operadoras de banda larga no Brasil ainda deixa bastante a desejar. Por sorte, alguns problemas podem ser resolvidos sem precisar ficar pendurado no telefone esperando ser atendido.
Veja uma breve lista do que pode ser feito caso a sua internet apresente instabilidade diariamente. Confira:
REINICIE.
Sim, essa é a dica mais básica de todas, mas também é uma das mais eficazes para resolver o problema. A dica é desligar o modem ou o conversor de fibra e o roteador, esperar alguns minutos, e ligar novamente.
Como já é sabido, a conexão sem fio não é tão rápida e nem tão estável como a conexão usando o cabo LAN. Use um cabo deste tipo e verifique se a internet volta a funcionar de forma eficaz. Caso seja esse o problema, invista em um roteador melhor se quiser conectar-se por Wi-Fi
PROBLEMA COM O WI-FI
Como já é sabido, a conexão sem fio não é tão rápida e nem tão estável como a conexão usando o cabo LAN. Use um cabo deste tipo e verifique se a internet volta a funcionar de forma eficaz. Caso seja esse o problema, invista em um roteador melhor se quiser conectar-se por Wi-Fi
Qualidade dos cabos
Se houver qualquer problema nos cabos que são conectados ao roteador, você poderá ficar sem internet ou com a conexão bastante prejudicada. Verifique se os conectores estão vem encaixados, se não há nenhum dos fios coloridos "escapados" ou mal conectados! Se houver oscilações de energia isso também pode ocorrer, já que o modem ou o roteador poderá ser desligado por apenas um segundo, o que já poderá deixar o usuário sem internet.
Troque o canal da rede Wi-Fi
Esse passo também pode resolver problemas envolvendo conexões lentas, mas é um pouco mais difícil de ser executado. Você precisará configurar novamente seu roteador pelo endereço padrão dele (que geralmente é 192.168.1.1). Lá, procure por Configurações (ou Settings) WLAN (ou Wireless) e altere o channel. Se quiser tentar, baixe o software inSSider, ou algum semelhante, para descobrir qual canal tem o melhor desempenho.
Proteja sua conexão com senha
Se você usa Wi-Fi e ele não possui senha, pode ser que o problema seja o grande número de dispositivos conectados a sua rede. Imagine uma conexão de 5 Mbps com vários smartphones, televisores e computadores conectados. Todos de seus vizinhos. Não parece algo muito promissor, não é?
com o mesmo processo da troca do canal, procure por Configurações (ou Settings) WLAN (ou Wireless) e depois por security e coloque a senha que deseja!
Se a internet está instável somente no seu computador, pode ser que ele possua algum programa ou malware que esteja afetando a internet. Teste em outros dispositivos como smartphones e tablets e
veja se a conexão está ok. você poderá executar periodicamente varreduras com seu anti vírus para detectar alguma praga! Verifique também se as configurações de firewall estão afetando a máquina. (Painel de controle, Sistema e segurança, firewall do windows.)
Assistência especializada
Se nada disso deu certo, aí não tem muito o que fazer e você terá que pedir ajuda para a sua operadora de internet. Pode ser que o problema esteja afetando a sua região (nesse caso, checar com os vizinhos também pode ajudar). A sua linha telefônica também pode estar sofrendo alguma interferência ou outro problema técnico. Mas, calma. nós podemos ajuda-lo a se livrar destes problemas, é só agendar um visita técnica para que eu pessoalmente vá analisar o que pode estar havendo e com 100% de garantia da solução!
Ligue agora e confirme o valor da visita para sua região. Garanto que vai ser bem mais barato que sua operadora irá cobrar :D
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.