segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Configuração de roteadores WIRELESS

Configuração de roteadores WIRELESS
Olá Neste tutorial vamos configurar um roteador Wireless para se encarregar de compartilhar a conexão de internet VELOX por toda a rede,sendo assim, o roteador será o dispositivo central ou Accespoint. Porém a distribuição da rede também pode ser cabeada, podendo você, utilizar seus equipamentos sem fio como o Notebook ou PC sem placas Wi-Fi.
O roteador usado é :

MULTILASER ML-ROT-108.



Primeiro de tudo temos que fazer a configuração no ROTEADOR, para issu eu preciso entrar dentro dele. Abra o “internet Explorer” e na barra de endereço digite o IP do seu roteador, no meu caso é 192.168.1.1. Pode ser que este número mude de roteador para roteador, porem você vai precisar do manual do mesmo para saber qual é o número.




Após ter digitado o numero do IP aparecerá uma caixa pedindo nome de USUÁRIO é SENHA. (a maioria dos roteadores o nome de usuário é ADMIM e a senha ADMIN. Mas você deverá consultar seu manual para ver qual é o seu.)









Agora você está dentro da página principal de configuração do seu roteador, Para começar acesse QUICK SETUP ( Configuração f ácil)


Como escolhemos a opção PPPoE que é utilizado pelos provedores de internet ADSL como “VELOX ou SPEED” temos que especificar nosso e-mail e senha do provedor de internet que serve para nos conectar há a rede.
Se tivéssemos escolhido a opção STATIC IP seria só colocar nosso numero de IP que o provedor nos oferece.

A próxima tele apenas vamos nomear a rede no exemplo abaixo, coloquei no nome da microlins, mais poderia ser qualquer coisa para você achar seu roteador, como os provedores vazem

Clique em “NEXT” (AVANÇAR). A próxima tela e para você finalizar as configurações Ou voltar caso tenha esquecido algo.



Clique em “FINISH” (FINAL), para terminar. Seu roteador agora vai acender todos os leds e depois ficar piscando por uns 10 segundos até estabilizar, Pronto seu roteador está compartilhando a internet com todos os computadores de sua rede.
Prof.:
Carlos Oliveira

29 comentários:

  1. Sua ajuda foi de vital importancia,pois com o manual da multilaser nao consegui nada por estar faltando detalhes.Gostaria de saber como faco para restringir usuarios, tipo: criando uma senha ou chave para uma rede segura.

    ResponderExcluir
  2. Não consigo instalar direito, pois a senha é incorreta.
    No manual...

    ResponderExcluir
  3. Amigo,
    Consigo navegar atraves das portas auxiliares do roteador wireles. Porem via Wireless não consigo navegar...
    Já tentei de tudo...
    consigo atraves do Wireless até acessar o ip do roteador 192.168.0.1, mas não consigo navegar..
    Trouxe outro notebook aki em casa e navegou via wireless.
    Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    eu estou com um problema com esse roteador pois a internet conecta mais o meu computador fica sem acesso a rede. Como faço para consertar isso?

    ResponderExcluir
  5. resolveu meu problema minha net nao entrava mais e ainda falava q tava conectada,fiz como vc disse e deu certo o nome de usuario e senha era admin,admin msmo vllw cara!!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito Obrigado, deu tudo certo ja estou navegando, agradeço o passo a passo.

    ResponderExcluir
  7. como recuperar a senha do multilasar, não lembro?

    chef.marcelonogueira@oi.com.br

    ResponderExcluir
  8. mina internet é vitua, qual configuração eu uso?

    ResponderExcluir
  9. Ola amigo, eu tenho um roteador deste, e tenho o mesmo problema que acredito que vc tenha, ele é 108mbps, mas na opção "mode" só aparece a opção para funcionar a 11mbps... tem como resolver isso ou é defeito dele mesmo? sabendo a resposta meu email é sergio@vrinformatica.com.br. Valeu pela ajuda.

    ResponderExcluir
  10. Ola amigo, tenho tambem o mesmo modelo de roter, ML-ROT-108, quando digito usuario e senha ADMIN E ADMIN ele não entra, é como se estivesse com outra senha, ja resetei o mesmo para voltar a config original com senha de fabrica, mas não consigo entrar, fiz de acordo com o manual ligando so energia segurando o botão reset e esperando 10" desliga e fica segurando + 10" e não resolveu, vc tem alguma dica, por favor envie a resposta para email: brenhex-42@yahoo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema, e já tentei de tudo e o roteador não acessa. o que faço se a senha de fabrica não funciona?

      Excluir
  11. cara eu tenho o mesmo problema do usuario de cima ai..
    naum sei meu usuario e senha...naum entra como adimn..
    agradeço desde jah

    ResponderExcluir
  12. amigo meu roteador fica reiniciando quando os 3 pc estão conectados as nem conecta mais poderia me ajudar agradeço mateus_motoca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olha perdi o manual entao nao sei a senha nem o usuario e quero saber como vou entrar para colocar senha de volta?
    email: giih8@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Prezado, comprei no dia 6/1/2012 um roteador Wireless “N” + modem Adsl2 + ( “N” Lite 150Mbps) da Multilaser. Não consegui instalar utilizando o manual do fabricante, nem com esse guia. Meus dispositivos wireless conseguem 'enxergar' a rede, o problema é a conexão com a internet. Liguei para a OI Velox e fui informado que este produto não é homologado por eles, portanto não podem ajudar. Tem alguma orientação para me ajudar na instalação deste produto? Obrigado.
    jfranca2005@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "este produto não é homologado por eles" - Liguei e me falaram a mesma coisa! Isso é um absurdo! Isso fere o direito do consumidor!!!
      E também não sei configurar este produto, vou continuar pesquisando por aí....

      Excluir
  15. Bom dia
    quando vou acessar a internet wireless do meu modem adsl-roteador wireless n 150 mbps (multilaser) aparece que esta conectado mas sem acesso a rede o que pode ser?

    ResponderExcluir
  16. mo merda meu IP (ou sei la oke) é 192.168.1.1 eu digito admin e senha admin mais n entra
    eu digitei em mauiusculo e n entra
    eu digitei a senha minuscula e o nome de usario maiusculo e nao entra e vice e versa mo merda nunca consigo entrar AJUDA EEEEEU dono

    ResponderExcluir
  17. Tinha esquecido a senha do meu roteador, mas por sorte consegui descobrir como recuperar, entrei no endereço que o rapaz falou (192.168.1.1) coloquei o login admin e a senha admin e quando abriu a página eu cliquei em instalação rápida, em próximo, selecionei auto-detectar e cliquei em próximo, aguardei e na próxima página já apareceu a senha que eu tinha colocado. Foi mais fácil do que eu imaginei.

    ResponderExcluir
  18. comprei um Roteador semi-novo multilaser,maiseu quero configura_lo;o que eu faço.

    ResponderExcluir
  19. a minha net é compartilhada, tipo minha irma tem na casa dela e estandeu ate minha casa, mais queria colocar um roteador pq o´fio da net só vai ate a sala queria usar a net no meu quarto como faço?posso somente conectar o fio atras do roteador e pronto???ajuda aêÊ

    ResponderExcluir
  20. Oi eu nao consigo entrar no IP do meu roteador ....socorro!!!!
    me ajudem ..a pagina fala q nao existe.

    ResponderExcluir
  21. Carlos estou tentando instalar um roteador multilaser re046 , voce poderia me ajudar não conheço nada de instalação.

    ResponderExcluir
  22. Carlos preciso reinstalar o meu roteador e não consigo colocar a senha "admin" usuário "admin". Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  23. fiz tudo isso e mesmo assim a rede wan fica sem nem numero, e não funciona o roteador o sinal wi fi e mandado mas sem acesso a rede o que devo fazer

    ResponderExcluir
  24. comprei um roteador da Multilaser. Não consegui instalar utilizando o manual do fabricante, nem com esse guia. Meus dispositivos wireless conseguem 'enxergar' a rede, o problema é a conexão com a internet.nao conecta, me ajude por favor. auxiliadora.jp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. to penando com um roteador multilaser ml rot 108 kdo coloco ele pra dividir uma rede discada ele funciona sem problemas mas quando tento configurar pra dividir a internet do cable modem não funciona de jeito nenhum, ele cria a rede wifi normalmente mas não consegue obter um ip do cable modem, alguém sabe o q pode ser?

    ResponderExcluir
  26. ROTIADOR MULTLASER - PROBLEMAS QUE RESOLVI

    Resolvi meu problema com a OI velex assim/

    O rotiador e o moden tem o mesmo endereço 192 168 1 1 . mudem isso e anotem para nao esquecerem. ALTEREM OS ULTIMOS DIGITOS 192 168 2 1 e 0 1 no final.

    Isso causa conflito de IP e impede a transmição de dados. Cria a rede mas sem acesso a internet. MUDE OS IPs E SIGAM OS PASSOS Q JA FIZERAM. Isso serve para todas as marcas de rotidores e modens. Bem simples mas dificil de se resolver se voce nao entende do assunto. Só tive esse problema por causa do novo moden podre que recebi. E muita gente nao sabe resolver.... mesmo em sites gringos..... pesquisei e pensei por mim mesmo e deu certo

    Para a senha / Resetem o rotiador precionando um pequeno botao na traseira por 15 segundos. O BOTAO É PEQUENO.... precisa de algo bem pontiagudo para enfiar no buraco em q ele está.
    SEGURE O BOTAO COM O ROTIADOR DESLIGADO E DEPOIS DE 15s LIGUE ELE SEM DEIXAR DE PRECIONAR O BOTÃO E CONTINUE POR 15s.
    ESPERE AS LUZES ESTABILIZAREM E DESLIGUE ELE NO CABO DE FORÇA.

    A senha é admin / login é admin .....tudo em minusculo.

    DE NADA!!!!!

    ResponderExcluir
  27. No meu ROT-054, sumiu a opção do MODE 54Mbps , só a de 11Mbps.Porque?

    ResponderExcluir

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.