quarta-feira, 30 de maio de 2012

Como usar o Microsoft Security Essentials



 Aprenda os segredos e praticidades do primeiro antivírus gratuito da Microsoft.
Ter um antivírus instalado em seu computador é essencial para garantir a segurança do sistema operacional e, consequentemente, dos seus dados. Embora existam dezenas de aplicações do gênero na internet, cada uma está voltada a um público diferente, mesmo que isso não esteja explícito.
A gigante Microsoft também possui um antivírus próprio, chamado de Microsoft Security Essentials. Por ser totalmente gratuita e possui uma ótima integração com o Windows, a ferramenta criada pela equipe de Bill Gates é muito utilizada por quem possui um PC.
O problema é muitas pessoas instalam a ferramenta no computador e a deixam rodando com as configurações-padrão do desenvolvedor. O antivírus é um programa como outro qualquer, e também oferecem opções de personalização. Porém, por medo, é comum que muita gente opte em não editar as preferências da aplicação.
Por isso, o Tecmundo preparou este guia completo do Microsoft Security Essentials, mostrando todas as opções que o programa oferece e como você pode modificá-las sem medo. Agora você vai ver que não é nenhum bicho de sete cabeças estar bem protegido por tantas boas medidas de segurança!

Antes de instalar...

Para evitar conflitos e problemas, é essencial que você não tenha nenhum antivírus instalado no computador quando for adicionar o Microsoft Security Essentials. Caso já tenha alguma ferramenta do gênero no PC, não se esqueça de removê-la antes de dar início ao processo de instalação do aplicativo da Microsoft.

O programa

 O Microsoft Security Essentials possui uma interface bem amigável e organizada. Todos os itens são organizados em abas, facilitando o acesso às ferramentas da aplicação. Ao todo, são quatro guias: “Página inicial”, “Atualizar”, “Histórico” e “Configurações”. Veja abaixo o que você encontra em cada uma delas.

Página inicial

A primeira tela do Microsoft Security Essentials traz algumas informações básicas a respeito do programa. Nela, você confere o status do antivírus e, caso haja algum problema com a aplicação, o que o está causando (falta de atualização ou conflitos, por exemplo).
É também na guia “Página inicial” que você confere para quando a próxima verificação está agendada e quando a última varredura foi executada. Além disso, há a possibilidade de iniciar um exame completo, rápido ou personalizado no computador em busca de pragas que infectaram o sistema.

Atualizar

Manter o banco de dados de um antivírus sempre atualizado é essencial para que ele consiga proteger o seu computador contra o maior número de vírus possível, inclusive das novas ameaças que surgem todos os dias na internet. Com o Microsoft Security Essentials não é diferente.
Por isso a aba “Atualizar” é uma das mais importantes no programa. Por meio dela, você pode ficar de olho quando foi a última atualização do aplicativo. Caso o banco de dados esteja obsoleto, é só clicar no botão “Atualizar” para que as novas definições de vírus sejam baixadas e o seu computador não corra o risco de ser infectado por uma ameaça lançada recentemente.

Histórico

Saber as ações tomadas pelo programa antivírus é de grande ajuda para você se prevenir de futuras infecções. Para saber se o Microsoft Security Essentials detectou alguma praga no seu computador, basta acessar a guia “Histórico”.
É exibida na tela uma lista com todos os itens colocados em quarentena ou que tenham sido detectados como uma ameaça pelo programa. Dessa forma, fica mais fácil identificar os arquivos infectados e eliminá-los do computador antes que causem mais dores de cabeça.

Configurações

A guia “Configurações” é a que possui mais opções do programa. Por meio dela, você pode personalizar diversas ações do Microsoft Security Essentials, como a mensagem a ser exibida para cada nível de ameaça detectada. Além disso, o agendamento de verificações também é feito nessa guia. Basta clicar em “Exame agendado”.

O item “Avançado” é um dos mais interessantes, uma vez que permite adicionar e remover diretórios e unidades do sistema da verificação-padrão. Por exemplo, se você quiser os dispositivos móveis conectados à máquina sejam examinados em busca de uma ameaça quando o Microsoft Security Essentials executar a sua varredura agendada, basta marcar a opção “Verificar unidades removíveis”.
Depois de alterar as funções, lembre-se sempre de salvar suas alterações clicando em “Salvar alterações”. Do contrário, nenhuma modificação será aplicada e o programa continuará a ser executado com as configurações-padrão.


Fonte: Tecmundo


quarta-feira, 23 de maio de 2012

Robert Moog é homenageado por Doodle do Google

 O Google+ está comemorando, nesta quarta-feira (23/05), os 78 anos do nascimento de Robert Moog com um Doodle animado. Tido como pai do sintetizador, Moog fundou a empresa Moog Music Inc. com o objetivo de produzir sintetizadores utilizados por grandes artistas americanos.




Diferente de muitos Doodles divulgados pelo Google, a homenagem a Robert Moog tem uma história um pouco diferente. A animação levou quatro meses para ficar pronta e foi produzida por dois funcionários do Google, durante os 20% do tempo de trabalho em que eles podem se dedicar a projetos fora de suas funções principais.
Ryan Germick, da equipe de Doodles do Google, é fã de Moog e se uniu ao amigo de trabalho e engenheiro Joey Hurst para reproduzir, em um navegador, um sintetizador analógico como os feitos por Moog. A dupla, que havia trabalhado também no projeto do Doodle em homenagem a Les Paul, se baseou em um sintetizador analógico original, projetado por Moog, para desenvolver a animação que estampa a página principal do Google.
Como na homenagem a Les Paul, o usuário também poderá gravar as suas criações feitas no sintetizador virtual do Google, que conta com até quatro canais de áudio. Após gravá-lo, o usuário poderá copiar o link e enviar aos amigos ou, caso tenha um perfil no Google+, compartilhar diretamente pela rede social.
Para quem não faz a menor ideia de como funciona um sintetizador, a Bob Moog Foundation disponibilizou o vídeo abaixo (em inglês) que ensina a utilizar o equipamento.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Windows: como abrir qualquer programa com atalhos de teclado



 Descubra como aproveitar um dos mais antigos truques do Windows.

  
Usar os atalhos do teclado de seu computador é algo bastante comum para qualquer pessoa que tem algum costume com PCs. Mas você sabia que é possível criar atalhos especiais para executar qualquer aplicativo do seu Windows?

 

Como fazer

Esse velho truque é na verdade bastante simples de ser feito. Para começar, você deve criar o atalho para um programa ou mesmo utilizar um já existente; não importa qual seja esse atalho ou onde ele está em seu sistema.
Encontrando o ícone desejado, clique com o botão direito do mouse no item e, no menu de contexto, selecione a opção “Propriedades”. Na janela que é aberta, escolha a aba “Atalho”.


Agora, é hora de atribuir um atalho no teclado para seu programa. Para isso, clique no campo “Tecla de atalho” e escolha uma tecla. Vale avisar que não é possível atribuir uma função para todo e qualquer botão; nesse caso, você não vai ver nenhuma mudança nesse campo. Por fim, clique em “OK”.
.....
Se você seguiu os passos corretamente, toda a vez que você pressionar a tecla escolhida, junto dos botões Ctrl e Alt, seu programa vai ser aberto. Não há um limite para o número de atalhos que é possível criar, então aproveite para fazer um para cada um de seus softwares favoritos.

Fonte: How-To Geek

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Quando é melhor formatar?

  Às vezes, existem soluções muito mais simples e tão eficazes quanto apagar todo o conteúdo do disco e reinstalar o sistema operacional.


Entretanto, há casos em que nem usar limpadores, otimizadores, programas antivírus ou “reza braba” resolve o problema. Nesse momento, não há outra saída senão formatar o computador para que ele retorne ao estado zero, permitindo que você retome suas atividades sem maiores dificuldades.

Quando é melhor formatar?

É sempre importante deixar claro que a formatação é a última opção para resolver um problema do computador. Quando você quer solucionar complicações da máquina, muitas vezes realizar outras tarefas de manutenção é suficiente. É óbvio, porém, que casos extremos exigem medidas mais trabalhosas, como remover todo o conteúdo do disco rígido.

 Problemas sem solução

Não há um padrão, mas tais situações podem ocorrer, por exemplo, pela presença de vírus que não podem ser removidos com a ajuda de antivírus. Há ainda casos de programas instalados em demasia e desinstalados de forma deficiente, deixando inúmeros rastros que talvez não sejam apagados com limpadores.
Problemas com arquivos do Windows, que foram modificados ou danificados e não conseguem ser restaurados de nenhuma forma, também podem ser resolvidos com a formatação do disco e a conseguinte reinstalação do sistema operacional. Enfim, de forma sucinta, a ideia é a seguinte: a formatação só é indicada em casos em que não há nenhuma alternativa.
Porém, é normal que o PC tenha seu desempenho prejudicado após alguns meses de uso contínuo, e manutenção e cuidado não sejam o suficiente. Se você nota esse tipo de problema e ele impede você de realizar as suas tarefas, a formatação também é uma solução.

Quando nem tudo está perdido?

Pontos de restauração

Tenha o costume de criar pontos de restauração no Windows sempre antes de realizar alguma alteração profunda no sistema. Com isso, caso algo dê errado, em vez de quebrar a cabeça atrás de uma solução mais lenta, como a formatação, você apenas restaura o sistema a partir do ponto criado.
Além de praticar hábitos saudáveis em relação ao seu computador, evitando instalações desnecessárias, cliques em links e banners desconhecidos na internet e também evitando alterações em arquivos do Windows, você também pode criar novos costumes para evitar ser surpreendido por uma falha grave. Saiba como criar um ponto de restauração:

Problemas com DLL

Os arquivos DLL são essenciais para o funcionamento de programas e jogos no Windows, e muitas vezes eles causam diversos problemas quando estão ausentes ou danificados. Esse problema também pode ser resolvido de uma forma bem mais simples, procurando e baixando o arquivo individualmente.
Uma boa dica para isso é o DLL Files, site que oferece milhares de arquivos gratuitamente. Depois de baixados, você precisa apenas registrar os arquivos (com o RegMenu, por exemplo) e movê-los para o caminho C:/Windows/System32
Fonte: Tecmundo.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Wireless ou cabo: qual é o melhor?

Conheça as principais vantagens e problemas dos dois tipos de conexão e fique antenado sobre qual tem mais a oferecer.



Toda vez que surge uma nova tecnologia, as fabricantes fazem inúmeras propagandas milagrosas relatando os incríveis benefícios que a inovação tem a oferecer. Por um lado, os comerciais mostram possibilidades e recursos funcionais. Contudo, algumas vezes o falatório é muito comprido e acabamos nos decepcionando com os resultados dos produtos.
Isso é exatamente o que ocorreu com o lançamento das redes Wi-Fi. Na teoria, as conexões wireless do tipo 802.11n deveriam oferecer até 300 Mbps de velocidade para download. Na prática, os consumidores acabam encontrando diversos problemas de sinal, conexão, velocidade e segurança. Apesar dos inconvenientes, as redes sem fio oferecem liberdade.



Com tudo isso em mente, algumas dúvidas permanecem quanto à capacidade da tecnologia wireless. Afinal, por que existem tantos problemas com conexões Wi-Fi? O cabo é uma tecnologia insubstituível? Isso é o que vamos abordar neste artigo.

As barreiras que impedem a propagação

Você já reparou como é o símbolo de uma rede Wi-Fi? Pois bem, aquelas pequenas curvas que aparecem ao lado da antena representam as ondas do sinal. Talvez você não saiba, mas as conexões wireless operam com ondas de radiofrequência — parecidas com as que são usadas para transmissão do sinal de televisão.
Até aí, a ideia é simplesmente genial, afinal, a TV funciona perfeitamente e raros são os problemas que ocorrem e deveria ser semelhante com o sinal wireless. Ondas de radiofrequência são programadas para ultrapassar obstáculos, porém, o sinal de uma rede Wi-Fi é muito fraco, o que acaba reduzindo a qualidade da conexão.


Além disso, existem problemas quanto à transmissão. As conexões sem fio trabalham com sinal digital, um método compatível com a linguagem dos computadores, mas péssimo para a transmissão de dados. Basicamente, muitos pacotes de dados acabam se perdendo no caminho, o que resulta na queda de velocidade e na repetição desnecessária de informação.
Outros fatores influenciam diretamente na velocidade e qualidade. Pequenos atrasos aparecem durante a conversão de dados para ondas de radiofrequência. Esse inconveniente acontece tanto no roteador quanto no computador, algo que aumenta a demora na comunicação na grandeza de milissegundos.

A interferência de outros eletrônicos também é um problema que gera redução na qualidade da conexão ou, às vezes, até ocasiona a queda do sinal. Essa situação é comum quando outro aparelho utiliza a mesma frequência de operação para transmitir sinais de radiofrequência — isso acontece muito com telefones sem fio.

Problemas sem fio no cotidiano

Não bastassem todos esses pequenos empecilhos na transmissão do sinal, as redes sem fio comprometem a segurança dos computadores. Apesar de contarem com chaves de segurança, conexões Wi-Fi não são à prova de invasões. Claro, existem pequenos macetes para aumentar a proteção, todavia, muitas pessoas desconhecem as configurações dos roteadores.


É justamente no desconhecimento que residem outros problemas que afetam a velocidade e qualidade da conexão. Problemas recorrentes acontecem na conexão entre consoles (PlayStation 3 e Xbox 360) e roteadores. Devido à necessidade de conexões com baixíssimos atrasos e altas velocidades, os jogadores acabam sendo prejudicados quando tentam brincar online usando redes Wi-Fi.
Outros erros comuns acontecem durante os downloads de arquivos grandes. Falhas desse tipo podem acontecer em conexões cabeadas também, todavia, nas redes wireless, esses inconvenientes costumam ser mais frequentes. Normalmente não há motivos aparentes, mas às vezes acontece de o adaptador desligar sozinho ou perder o sinal da rede.

Quando o cabo é o problema

As redes sem fio não são perfeitas, mas as conexões com cabo também estão longe de ser as maravilhas do novo século. Claro, as situações problemáticas são reduzidas, entretanto, os cabos também geram dores de cabeça. Ao contrário das conexões wireless, aqui, as interferências são raras e só ocorrem quando fiações elétricas estão muito próximas dos cabos.


As velocidades de download e upload são muito próximas dos limites máximos. Os únicos problemas que podem reduzir a rapidez na transmissão dos dados é a configuração de portas no modem e a distância entre o computador e o distribuidor de sinal (roteador, hub ou modem).
Apesar de poucos inconvenientes, as redes cabeadas limitam os locais de acesso à internet. Além de ser necessário realizar uma instalação trabalhosa dos cabos, o consumidor se obriga a manter o computador sempre em um mesmo lugar. Essa falta de liberdade é o que vem diminuindo o uso dos cabos, apesar de que o padrão ainda é mais confiável e rápido — ainda mais no caso das redes Gigabit.

O novo padrão Wi-Fi vem aí

Depois das conexões 802.11a, b, g e n, agora, as fabricantes de roteadores estão começando a trabalhar com o novo padrão: o 802.11ac. A Netgear anunciou recentemente um modelo capaz de trabalhar com velocidade de até 1.300 Mbps para downloads — superando em 300 Mbps as atuais conexões com cabo.


Outras promessas do novo padrão dizem respeito à conexão direta com os aparelhos. A transmissão de dados será direcionada, o que deve resultar em velocidades elevadas e um sinal de alta qualidade. Os primeiros produtos devem aparecer neste mês, sendo que o padrão deve ser completamente adotado em 2013.
Enfim, por ora, podemos dizer que as conexões cabeadas são mais rápidas e confiáveis, o que as torna melhores para downloads e streaming de vídeo. Contudo, a mobilidade é algo essencial, sendo obtida apenas com a tecnologia wireless. Assim, enquanto as redes Wi-Fi não evoluem, o jeito é se acostumar com os problemas e apelar para o cabo quando necessário!

FONTE: TECMUNDO

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sweet Home 3D

Planeje a casa de seus sonhos e visualize mudanças de decoração com esta ferramenta de design interno.

 

Ficar horas e horas pensando em como seria a casa de seus sonhos ou planejando uma mudança de decoração que você não teve coragem de levar em frente por medo é algo mais corriqueiro do que parece. O Sweet Home 3D é um aplicativo que permite soltar a imaginação e criar a partir do nada qualquer tipo de construção imaginável.
Muitas vezes essas mudanças não ocorrem pela simples falta de uma forma de visualizar o resultado final, tornando-as sonhos eternos. Neste programa, que tem ferramentas fáceis de dominar e uma interface totalmente traduzida para o português, bastam alguns cliques do mouse para você passar a montar verdadeiras mansões que são o sonho de consumo de qualquer um.  E o Melhor é de graça, e você não precisa pagar aquelas fortunas para alguns profissionais apenas para um projeto simples!!!


Além de determinar a área de construção e erguer paredes, o programa permite decorar os ambientes de forma totalmente livre, alterando até pequenos detalhes como a altura de um balcão ou a cor de uma luminária. Assim, você recria sua própria casa no programa e vê imagens tridimensionais de como ficaria a mudança do lugar dos móveis, por exemplo.

Projete os ambientes de seus sonhos

Para facilitar o processo de criação de ambientes e construção de casas, o Sweet Home 3D divide sua interface em quatro janelas diferentes, cada uma com função específica. A principal área de criação é a planta em duas dimensões no canto direito superior, e logo abaixo dela o resultado obtido de forma tridimensional.
Essa forma de organização facilita em muito a criação, já que não é preciso se preocupar em imaginar como os objetos adicionados ficarão dispostos.
A possibilidade de fazer uma visita virtual às criações é uma bela forma de conferir o andamento do projeto e detectar aqueles errinhos que volta e meia escapam do olhar.


Depois de terminar suas criações, o programa permite ao usuário guardar os modelos criados nos formatos OBJ, LWS e 3DS, tornando-o compatíveis com outras aplicações concorrentes. Quem deseja exibir as casas criadas para amigos dispõe de uma ferramenta que permite fazer verdadeiras sessões de fotos tridimensionais, destacando os pontos positivos e decorações de cada ambiente.