quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Como limpar um computador


Além de usar um programa para limpar um computador, para eliminar vírus ou programas desnecessários, limpar o PC, também fisicamente, é uma forma de evitar problemas. Limpar o computador impede que o PC fique sujo devido à poeira armazenada no gabinete, o compartimento que guarda todos os hardwares. Se já se passaram de 3 a 6 meses que você comprou ou fez a última limpeza interna no PC, está na hora de limpar sua máquina.
Antes de iniciarmos, entenda que a limpeza interna do computador se dá apenas para retirar o excesso de poeira e “massa suja grudada” nos fios e cabos. Se houver alguma mancha, tudo bem deixá-la por lá: não há a necessidade de que tudo fique brilhando dentro do seu computador. Ao limpar, não descole ou arranhe os papéis informativos dos hardwares, pois eles são necessários para averiguações e trocas futuras.

Passo 1. Desligue por completo seu computador: primeiro o sistema operacional e depois os fios de energia;
Passo 2. Para a limpeza, escolha um pano que não solte fiapos ou pequenas plumas, e um pincel com cerdas macias. Você pode usar também uma pequena quantidade de um líquido especial, facilmente encontrados em lojas de informática, ou ainda detergente neutro, mas tomando muito cuidado com partes mais sensíveis da máquina;
Passo 3. Desconecte os cabos das suas bases, contudo lembre-se que você deve posicioná-los no mesmo local de onde foram retirados. Para não errar, desconecte um cabo por vez e volte a conectá-lo antes de limpar o próximo cabo;
Passo 4. Umedeça o pano. Passe o cabo dentro do tecido umedecido sobre a mão fechada e deslize-o de uma ponta a outra. Não limpe as pontas conectoras com o tecido;
Passo 5. Hora de limpar a placa-mãe. Esta é a etapa que mais demanda cuidado: como há diversas ligações, conectores e dispositivos pequenos interligados, a limpeza deve ser feita com cautela. Pegue o pincel para varrer a parte externa da placa-mãe;
Passo 6. Agora, com o pano umedecido, retire a poeira do local que ela caiu. Lembre-se de não pressionar o tecido exageradamente e nem o comprimir com força sobre os componentes. Não assopre ou use ventilador para esse tipo de limpeza. Nossa sugestão é que você não use um aspirador de pó, pois a ponta do cano pode atingir acidentalmente a placa e danificar sua estrutura;


Passo 7. Vamos agora para a limpeza do cooler. Como este é o componente responsável pela refrigeração do computador, é essencial que ele esteja limpo para maximizar o seu potencial de ventilação. Para tanto, mais uma vez sugerimos o uso do pincel;
Passo 8. Vamos voltar nossa atenção para a estação de energia, responsável por filtrar e distribuir energia para os componentes do gabinete. Ela sempre estará guardada dentro de uma caixa metálica com pequenos orifícios e é justamente neste lugar que o pó mais se acumula. Utilize o pincel para retirar o excesso e com um tecido umedecido remova o restante. Nossa sugestão é que o pincel seja usado em preferência ao tecido, pois, como se trata de poeira, apenas o tecido úmido pode não ser eficaz;
Passo 9. O gabinete em si deve ser limpo por último, já que a limpeza de outros componentes pode mover a poeira para as paredes dele. Aqui, você pode usar o lenço umedecido que será passado sobre a base metálica. Mais uma vez, ressaltamos que a limpeza interna do gabinete deve ser feita com o intuito de retirar o excesso de poeira e não de uma lavagem completa. Já na parte externa, esse cuidado pode ser deixado de lado para que você deixe o seu “gabinete brilhando”.

Embaixo um vídeo meu que gravei mostrando todos os passos que acabei descrever, espero que tenham gostado! Até mais galera!!!!





terça-feira, 25 de setembro de 2012

Quer economizar bateria do seu laptop?

Quem usa um laptop sabe que dificilmente uma bateria mantém o computador ativo por mais de três horas. Quando são utilizados recursos como internet sem fio, DVD e outros, este tempo é reduzido. Logo, buscar uma maior autonomia é algo no qual muitas pessoas têm interesse.
O BatteryCare, por sua vez, é um excelente aplicativo que permite aos donos de notebook terem mais controle sobre o uso da bateria de seus portáteis e ainda ficarem cientes de outras informações importantes, como a temperatura da CPU e total da capacidade da bateria que está sendo utilizada.

Opções de otimização

Acessando as opções do programa, os usuários de sistemas como o Windows Vista e o 7 podem escolher diversas configurações para otimizar o uso da bateria. Entre elas, é possível solicitar que o Aero, tema característico dos novos sistemas da Microsoft, seja desativado quando a alimentação do computador for alterada para a bateria.
Além disso, alguns recursos mais pesados, como a transição 3D entre telas, também podem ser desativados quando a bateria estiver sendo usada. Todas estas opções podem ser encontradas na aba Opções Gerais, no menu Opções.

Contador de ciclos

Toda bateria possui um ciclo de vida, o qual é contado em número de cargas e descargas que ela sofre. Para facilitar o controle deste item por parte dos usuários, o BatteryCare traz um contador de ciclos.

Toda vez que um ciclo se completar, ou seja, que a bateria descarregar completamente e ser carregada, é somada uma unidade neste contador. Assim fica bem mais fácil controlar a vida útil da bateria. Você também pode alterar alguns dados deste contador acessando a aba “Opções Avançadas”, também presente nas opções do programa.

Informações detalhadas

 
BatteryCare disponibiliza ainda diversas outras informações sobre a bateria. Dentre elas, é possível encontrar: nome do fabricante, capacidade projetada e capacidade utilizada da bateria, tensão, nível de desgaste etc.
Tais informações são muito úteis para que você tenha consciência caso a bateria esteja sendo utilizada de maneira errada, fazendo com que haja perda de performance ou desgaste da mesma.


Conservando a vida útil do componente, você não precisa gastar dinheiro comprando outro destes tão cedo! Não deixe de conferir este excelente programa e prolongue a vida útil da bateria do seu notebook.


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Marco Civil da Internet deve ser votado amanhã

Resultado de três anos de debates, audiências com especialistas das áreas e diversas consultas públicas (a última em julho desse ano), o Marco Civil na Internet, ou Projeto de Lei 2.126/2011, finalmente será votado nessa quarta-feira pelo Congresso Nacional. Uma comissão especial deve se reunir amanhã para votar o parecer do relator do projeto, o deputado federal Alessandro Molon.
Aos leitores do TB que não lembram em julho, quando fiz um apanhado geral do que a lei trata, ela inclui diversos itens relacionados à privacidade do usuário, a neutralidade da rede e até onde vai a responsabilidade de um provedor de conteúdo. Mas também estabelece que provedores de internet devam gravar e manter armazenado os horários de conexão e o IP usado por um usuário para acessar a internet, algo que pode ser um pouco assustador de início mas tem um objetivo nobre – esses dados poderiam ser requisitados por uma investigação criminal, por exemplo.
Mesmo antes da votação acontecer, já existem problemas. Segundo a jornalista Sonia Racy, do Estadão, o Ministério Público vai sugerir alterações no texto antes que ele vire lei de fato. Segundo o MP, o texto traz alto risco aos direitos do consumidor, da criança e do adolescente, além de não ter regras duras o bastante para provedores de internet que divulgam conteúdo de terceiros – o que me faz desconfiar que alguém no MP não leu as 11 páginas da do projeto por completo, já que esses itens são bem tipificados.
A votação está agendada para amanhã as 14:30, horário de brasília. Mais detalhes serão publicados nessa página.

Em carta pública, Google, Facebook e Mercado Livre apoiam projeto

Não é surpresa que empresas que são diretamente (e positivamente) afetadas pelo Marco Civil da Internet apoiem o projeto de lei. É exatamente isso que o Facebook e Google do Brasil, junto com o Mercado Livre, estão fazendo. Na carta pública, as empresas dizem que o projeto é “resultado de riquíssimo debate” e que tem um “sólido arcabouço para fomentar uma internet livre e equilibrada”. A carta é assinada pelo Presidente do Google Brasil, Fabio Coelho, Vice-presidente do Facebook para a América Latina, Alexandre Hohagen, e pelo COO do Mercado Livre, Stello Tolda.
O Google, Facebook e Mercado Livre devem se beneficiar especificamente do aspecto da lei que as isenta de responsabilidade por conteúdos publicados pelos seus usuários – algo que todas as empresa confiam fortemente como parte dos seus planos de negócio. A carta também destaca os pontos do Marco Civil da Internet que tipificam os crimes cometidos na internet e a grande possibilidade de inovação nacional graças à proteção jurídica dos provedores.
 
Fonte: TECNOBLOG

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Brasileiros passam 8 horas por mês no Facebook


Quanto tempo por mês você passa vendo as atualizações de seus amigos no Facebook? Pois a média brasileira acabou de ultrapassar a média global, o que coloca os brasileiros em uma posição de destaque na rede social – algo que deve ser encarado de uma maneira interessante por anunciantes. Segundo um estudo do comScore, já são mais de oito horas por mês ligados nas páginas do Facebook (contra 6,3 horas da média mundial).
Assim como aconteceu com o Orkut há alguns anos, os brasileiros formam a segunda maior nação conectada ao Facebook – estando apenas atrás dos Estados Unidos –, com um total de 54 milhões de pessoas conectadas. A Folha entrou em contato com Robert D’Onofrio (diretor global de audiência) e ouviu que o Brasil está à frente do resto do mundo em um quesito: acesso ao Facebook por smartphones (em um total de 37% de adesão dos usuários).
Ainda no mesmo estudo, foi revelado que a interação do Facebook mais utilizada pelos brasileiros está no compartilhamento de fotos, o que é realizado por 82% dos entrevistados. As duas outras ações mais comuns são “curtir fotografias” (74%) e “ler atualizações de status” (73%).
Fonte: comScore e Folha

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Novo chip para o iPhone 5 ainda não está disponível no Brasil

 
Operadoras ainda não têm previsão de disponibilidade. Quem optar pela importação terá que esperar mais um pouco.
 

 
Se você está louco de vontade de ter um iPhone 5 a ponto de ir até os Estados Unidos comprar um no dia de seu lançamento, saiba de antemão que ele não funcionará aqui no Brasil. Isso porque a Apple adotou um novo formato de chip que ainda não está disponível no país.
Com redução de 44% no tamanho em relação ao micro-SIM usado nos modelos 4S, o novo nano-SIM ainda é uma exclusividade da Maçã e, por isso, não está disponível nas operadoras nacionais. Mais do que isso, ainda não há a previsão para que o novo formato esteja disponível.
Isso significa que, por mais que você consiga o novo iPhone desbloqueado antes de ele chegar oficialmente ao Brasil, ele não terá muita utilidade por algum tempo. Para piorar a situação, o gadget não é compatível com os chips micro-SIM atuais, o que vai obrigar muita gente a esperar.
A decisão de alterar o formato do chip veio exatamente como uma maneira de otimizar a utilização do espaço dentro do aparelho. Como sua área é bem menor se comparada à tecnologia anterior, a Apple pôde aproveitar essa redução para melhorar outros componentes. Além disso, a nova tecnologia também vai trazer uma economia maior de bateria.


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Duelo de gigantes!

Radeon HD 7970 VS. GeForce GTX 690


Quando o assunto é comparação de GPUs, uma enorme discussão surge quanto à superior de uma ou outra marca. NVIDIA e AMD vêm brigando ano a ano pelo posto de companhia com chip gráfico mais avançado. Neste campo de batalha, as placas de vídeo mais avançadas são a HIS Radeon HD 7970 X Turbo e a EVGA GeForce GTX 690. Veja os detalhes de cada uma:

 

 

 

 

 

HIS Radeon HD 7970 X Turbo

  • Processador: AMD Radeon HD 7970
  • Frequência: 1 GHz
  • Boost clock: 1,05 GHz
  • Memória: 3 GB GDDR5
  • Frequência da memória: 1,5 GHz
  • Interface da memória: 384-bit
  • Largura de banda da memória: 288 GB/s
  • Consumo de energia: 224 W
  • Preço: USD 609

EVGA GeForce GTX 690

  • Processador: 2 x NVIDIA GTX 680
  • Frequência: 915 MHz
  • Boost clock: 1.019 MHz
  • Memória: 4 GB GDDR5
  • Frequência da memória: 1,5 GHz
  • Interface da memória: 256-bit
  • Largura de banda da memória: 192 GB/s
  • Consumo de energia: 272 W
  • Preço: USD 1.000
Pode parecer injusto, mas nosso comparativo é entre as placas mais avançadas e, por ora, a AMD não oferece uma solução com dois processadores gráficos. Assim, colocamos o modelo mais robusto com o chip Radeon HD 7970 para competir com duas GPUs GTX 680. Apensa observando as especificações, as duas quase se igualam.
Nos testes práticos, a HIS Radeon HD 7970 X Turbo não faz feio. Para falar a verdade, em muitos testes, ela fica pouco atrás da concorrente. No geral, esse modelo turbinado da Radeon supera até mesmo placas de dois núcleos da geração anterior. Em alguns casos, ela perde para a GTX 680, mas não há como negar que ela é uma batalhadora.
Usando os testes do Guru3d como referência, fica claro que a HIS Radeon HD 7970 X Turbo aumenta seu desempenho conforme a resolução. Quanto mais pixels estiverem na tela, mais ela vai trabalhar para oferecer bons resultados. Ela faz um bom papel, mas, pelo que parece, é difícil essa placa de um núcleo competir com a EVGA GeForce GTX 690.
A placa de vídeo da EVGA demonstra ser superior a versão original da NVIDIA. O ganho de desempenho não é extraordinário, mas esta não é a placa mais avançada da EVGA. Infelizmente, por falta de reviews, não incluímos a versão Signature na comparação.

Enfim, não há como discutir muito, a EVGA GeForce GTX 690 leva vantagem na maioria dos testes. Em quase todas as verificações, ela consegue 20 ou mais frames por segundo.


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Pristine Performance Injector

 Dê uma verdadeira injeção de ânimo no seu PC e faça tudo mais rápido.

Este aplicativo é uma ferramenta extremamente leve que dá “injeções de ânimo” no seu PC.
Desse modo, quando o seu sistema estiver funcionando mal, use o Pristine Performance Injector para fazer uma limpeza rápida e acabar com tudo o que impede o bom desempenho do Windows.
Computadores mais antigos ou compartilhados por muitas pessoas tendem a ficar mais e mais lentos com o tempo. Isso acontece por causa do excesso de aplicativos instalados e dos rastros que programas e páginas da web deixam no seu PC.
Fora isso, algumas ferramentas realmente exigem bastante do sistema, deixando-o “exausto”. Sendo assim, se você quer reverter essa situação, faça um teste com o Pristine Performance Injector e esqueça os travamentos.

Novo gás para a sua máquina

O Pristine funciona basicamente a partir da limpeza de todos os arquivos temporários que programas e páginas da web que você visitou deixam no computador. Esses arquivos, além de ficarem guardados no disco rígido, também ocupam espaço na memória RAM e cache do sistema, atrapalhando o funcionamento de aplicativos que você realmente precisa usar no momento.
Sendo assim, sempre que o computador começar a apresentar sinais de lentidão, pequenos “engasgos” e travamentos mais graves, você pode “injetar” os protocolos do Pristine no sistema e fazê-lo trabalhar mais rápido. Contudo, como tudo em excesso causa danos, não é aconselhável também utilizar essa função seguidamente.
Nesses casos, quando você achar que está na hora de turbinar o PC, execute o Pristine Performance Injector e clique  em “Inject” — a grande seringa exibida na primeira guia — e confirme as caixas de diálogo que aparecem. Em poucos instantes, o seu computador já estará funcionando como se tivesse acabado de reiniciar.

Existe também a opção para dobrar a “dose de ânimo” injetada. No entanto, use essa função com cautela. Segundo os desenvolvedores, usar essa função sem muito critério pode danificar o Windows.  Ainda assim, se você achar necessário, clique em “Double dose” e confirme a operação nas janelas que forem mostradas. Fazendo isso, em segundos a sua máquina deve estar funcionando melhor.

Milagre não existe

Apesar de a ideia de uma ferramenta poder turbinar o funcionamento do Windows ser atraente, existem limitações físicas ou graves problemas de software que impedem a ação do Pristine Performance Injector. Assim, se o seu computador está rodando uma versão do SO diferente da recomendada ou funcionando em condições extremas, não há muito o que fazer para melhorar o desempenho.

Desse modo, o que o Pristine Performance Injector pode fazer por você é “descarregar” o peso inútil que o seu computador está carregando. Fora isso, por ser uma versão Beta do aplicativo, podem ocorrer alguns erros na primeira execução e até conflitos com outros programas instalados.

Fonte: BAIXAKI

terça-feira, 4 de setembro de 2012

McAfee registra o maior aumento no número de malwares na internet em 4 anos

 Relatório referente aos três primeiros meses de 2012 identificou 83 milhões de ameaças do tipo



 
Repetir o que todo mundo já sabe sobre o crescimento no número de ameaças na internet não é o suficiente para descrever os números registrados pela McAfee no primeiro trimestre deste ano. De acordo com o relatório da empresa, a marca alcançada entre janeiro e março foi a maior dos últimos quatro anos.
Foram mais de 83 milhões de versões de malwares identificados até esse período. Segundo a empresa, os falsos antivírus — os mais populares até então — perderam o posto para os Cavalos de Troia e rootkits, especializados no roubo de senhas e informações pessoais sigilosas.

Como estão agindo

Os rootkits e os Cavalos de Troia, mesmo trabalhando de forma parecida, não são exatamente a mesma coisa. O primeiro é um código que se “camufla” no sistema e envia senhas e outras informações suas para os criminosos, enquanto o Cavalo de Troia pode fornecer acesso remoto do computador infectado.
Segundo a McAfee, o sucesso recente dessas pragas se deve ao uso de assinaturas digitais falsas. Assim, os códigos maliciosos se passam por ferramentas oficiais da Microsoft ou de empresas de segurança, como a própria McAfee, burlando antivírus e passando despercebidos pelo usuários.
No período analisado, a empresa encontrou 200 mil novos tipos de malwares, o que contribuiu para a marca histórica acumulada de 83 milhões. Fora isso, a McAfee também revelou que as ameaças do gênero para sistemas operacionais móveis se multiplicaram, chegando a aumentar 1200% nos meses contabilizados.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Agora sim: Windows 7 é o sistema operacional mais usado no mundo

Levantamento revela que a versão mais atual da plataforma da Microsoft finalmente ultrapassou a quantidade de usuários do seu irmão mais velho, o Windows XP.

 Em janeiro deste ano, Publiquei que o Windows 7 estava muito perto de tomar o posto de sistema operacional mais usado no planeta do Windows XP. Embora a expectativa fosse de que a versão mais recente da plataforma assumisse o primeiro lugar desse ranking em abril, os levantamentos até julho ainda mostravam o irmão mais velho como líder.
Contudo, a mesma ferramenta usada como parâmetro nessas avaliações anteriores finalmente relatou que o Windows 7 é o SO mais popular do mundo. De acordo com a análise do Net Applications, ele está em 42,76% dos computadores (aumento de 0,55%), enquanto o Windows XP teve uma queda de 0,34% – registrando 42,52% do total de usuários.
A terceira posição permanece com o Windows Vista (6,15%), o qual é seguido pelo Mac OS (4,83%, se somadas as duas versões mais recentes) e por outros sistemas, incluindo o Linux, com 3,74%.

Mozilla pede que todos os usuários do Firefox desativem o Java

 Empresa afirmou que já está estudando soluções para bloquear o acesso a sites que se aproveitam da vulnerabilidade presente no plugin

Em resposta à revelação de que a versão atual do Java possui uma brecha de segurança grave, a Mozilla emitiu um comunicado que pede que todos os usuários do Firefox desativem o plugin. A desenvolvedora afirmou que já está estudando meios de bloquear os sites que se aproveitam da falha, porém não estipulou um prazo para que a solução seja liberada para download.
A companhia aproveitou o anúncio para avisar que mais novidades sobre a situação devem ser publicadas em breve em sua página oficial. Ela também anunciou que vai adicionar novos controles de segurança às versões Aurora e Beta de seu navegador, que vão ajudar a protegê-lo contra versões desatualizadas de plugins que apresentam alguma espécie de vulnerabilidade.
Segundo informações divulgadas pela Websense, maneiras de explorar a falha do Java já foram adicionadas ao Blackhole, uma das ferramentas mais usadas para abusar de vulnerabilidades de softwares. Até o momento, a Oracle não providenciou um meio de acabar com o problema em seu produto, cujos detalhes já eram conhecidos por especialistas em segurança desde abril deste ano.
Fontes: Mozilla, Websense