terça-feira, 28 de maio de 2013

Novo vírus brasileiro altera código de barra e desvia o pagamento online

Atenção você que faz pagamentos pela internet com boletos ou imprimi uma segunda via de vez em quando. Um novo vírus ativo na rede online nacional foi descoberto pelo site de segurança digital, Linha Defensiva, nesta segunda-feira. O vírus brasileiro altera boletos de pagamentos online transfere os pagamentos para uma conta específica.
Segundo o site de segurança que detectou o vírus, a praga virtual está ativa há três semanas no país. Não só altera o documento de débito, como é capaz de identificar quando um boleto de pagamento é acessado na rede online.
Assim que o usuário visualiza o boleto na web, o vírus modifica a chamada ‘linha digitável’ ou o código de barras, como é mais conhecido. Quando o usuário efetua o pagamento do boleto com o código de barra modificado o dinheiro vai diretamente para a conta do vírus.
É preciso ficar atento à ameaça do vírus, mesmo para os brasileiros que não costumam pagar contas direto no débito online. A impressão de qualquer boleto de pagamento pode ter o código de barras alterado pela praga virtual. Uma vez que o código foi alterado, o pagamento feito fora do mundo virtual também cai na conta errada.
Como se proteger
A dificuldade em identificar o vírus está no fato dele não alterar a data de vencimento, nem o valordo pagamento. O site Linha Defensiva, porém, chama a atenção dos internautas brasileiros para alguns aspectos que possibilitam a identificação do vírus. Entre eles o usuário pode observar o código de barras, o vírus deixa um pequeno espaço em branco no meio do código.

Outro fator importante para se defender do vírus é atentar para a logomarcas bancárias do boleto, os números do código de identificação da logo do banco não estão certos. O site Linha Defensiva informa que os boletos relacionados a energia elétrica ou telefone não são alterados pelo vírus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.