terça-feira, 9 de agosto de 2016

Saiba como salvar um celular molhado

Não importa se foi chuva, piscina ou cerveja, siga estas dicas quando seu celular tomar aquele banho inesperado.
Acontece com todo mundo: uma tempestade inesperada ou um gesto descuidado e “chuá!”, seu celular ou smartphone toma aquele banho! E a não ser que você tenha um modelo especialmente resistente a líquidos e outros acidentes, isso pode ser fatal. Mas você pode ao menos tentar salvar o aparelho seguindo os passos abaixo. E eles também podem ser úteis para outros pequenos gadgets como câmeras digitais e MP3 Players.
1) Desligue, JÁ!: Se seu celular for molhado, não importa o líquido, a primeira providência é desligá-lo. E não estou falando de “apertar o botão de força por dois segundos, esperar aparecer a janelinha, clicar em desligar e esperar”: se possível arranque a bateria o mais rápido que conseguir, cada segundo conta. Se o líquido conseguir criar um “curto” entre dois ou mais pontos da placa de circuito e ela estiver energizada, isso pode ser fatal.
2) Deixe escorrer: O celular estava sobre a mesa, com a tela para cima, e o líquido caiu sobre ele? Vire-o com o tela para baixo e deixe todo o líquido escorrer.
3) Seque bem: Pegue um pedaço de pano absorvente ou toalhas de papel e seque bem o aparelho. Seque todos os cantos que conseguir. Isso não vai eliminar a água que já está dentro dele, mas irá eliminar o excesso que ainda poderia se infiltrar.
4) Consiga um pouco de arroz: Coloque o celular em um pote e cubra-o com arroz cru. Parece besteira, mas funciona. O arroz irá absorver a umidade, ajudando a secar o aparelho mais rapidamente. Sílica gel (aqueles cristaizinhos transparentes encontrados em saquinhos dentro de eletrônicos) cumpre o mesmo papel, mas arroz é muito mais barato e fácil de encontrar. Deixe o celular dentro do arroz por 24 horas.
5) Evite o sol: Há pessoas que colocam o aparelho diretamente sob a luz do sol para secar. Isso pode piorar a situação, especialmente com o calorão do verão. Um sol de 40 graus por duas horas pode causar danos ao LCD, “estufar” a bateria e até mesmo amolecer peças plásticas ou o adesivo que as mantém no lugar. O mesmo vale para secadores de cabelo.
6) Respire fundo e... faça o teste: Depois de um dia tire o celular de dentro do arroz, limpe-o bem, verifique se todas as peças estão mesmo secas, recoloque a bateria e tente ligá-lo. Se você agiu rápido, há boas chances dele funcionar. Se não, corra pra assistência técnica mais próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.