terça-feira, 18 de outubro de 2011

Aprenda a atualizar o BIOS do computador

Primeiro o que é a bios?
Basic Input/Output System ou Sistema Básico de Entrada e Saída é o nome correto da bios,ela esta localizada em uma memoria ROM denominada EEPROM essa memoria é não-volatil ou seja, não perde seus dados com a ausencia de energia eletrica, ela é o software exencial para poder se ligar um computador pois é ela que ''lê'', que traduz as instruções passadas pelos hardware para ai passar para os softwares é ela quem realmente controla os hardwares, ela também testa(POST) e da instruções para os hardware de como operar assim como nel também pode-se configurar os hardwares para serem usados como o user queira(SETUP)

Porque atualizar a bios?

Processadores e novas peças surgem sempre, placas mãe só podem da suporte a um processador novo que seja compativel por ela com uma atualização caso contrario o novo processador ou componete não será reconhecido, também, muitas "mobos" podem apresentar problemas lógicos de fabrica na bios, que apenas uma atualização da mesma resolveria, enfim,atualizar a bios é a mesma coisa que atualizar um programa normal no SO, traz melhorias, compatibilidades com novas CPU´s, novos recursos e opções.

O que é necessário para atualiza-la?

Depende do modo como a fizer, hoje em dia todos os fabricantes possuem software adequados para isso que permitem atualiza pelo SO tranquilamente, ja placas mãe antigas é necessario criar um disco de boot e fazer isso via MS-DOS.
Bom no caso, em placas novas o software da fabricante e a bios e pode ser em formato''.bin'',''.rom'' etc
Em antigas;um disquete ou um pendriver para criar um disco de inicialização e a bios.

Então vamos atualizar!

Bom primeiro tenha muita certeza da fabricante e modelo de sua placa mãe, eu recomendo pegarem o software Everest que mostra todas as informações de seu computador, também peço que tenham um motivo realmente válido para atualizarem a bios pois pode originar problemas por pura bobeira.

Aqui vou utilizar o programa "Asus update", (Você pode fazer o download no site da asus www.asus.com) é claro que ele só vai servir para placas mães ASUS, se você tiver uma placa de outra marca pesquise no site do fabricante para baixar o programa para ela.
Baixe a bios Atualizada o programa e descompacte os dois, instale o programa e então execute-o. Como pode notar ele pode fazer tudo sozinho, tem uma opção para baixar e atualizar a bios via internet, não recomendo pois o programa pode trocar os nomes e baixar atualização errada.
Na tela inicial do Asus update selecione ''Update Bios From File'' e clique em ''Next'', para avançar para outra etapa. Aparecerá uma janela na qual você terá que selecionar o caminho de sua bios, basta abrir o arquivo onde você fez o Download, feito isso clique em ''Abrir'', espere o programa carregar a bios.
Com a bios carregada aparecerá uma outra janela, olhe bem se as informações da bios e de sua placa mãe estão corretas e clique em ''Flash''.

Espere acabar o processo de atualização, pode demorar facilmente de 5 a 10 minutos, quando acabar uma tela pedindo para reiniciar o computador aparecerá então reinicie e ajuste as configurações na bios pressionando a tecla "DEL", ajuste data, hora e a opção de boot.
Feito isso pronto, sua BIOS está atualizada, se tivesse algum problema de incompatibilidade, ele estará resolvido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.