segunda-feira, 5 de março de 2012

Aprenda a fazer e restaurar backups com o Windows 7


Fazer um backup de seus arquivos é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para salvaguardar os dados que você cria e armazena em seu computador. Por isso a Microsoft incluiu no Windows 7 um utilitário capaz de fazer e restaurar um backup completo de seu PC. Veja como ele funciona.



Fazendo o backup

Para abrir o utilitário de Backup e Restauração do Windows clique em Iniciar / Painel de Controle / Sistema e Segurança / Backup e Restauração. Se você nunca usou esta ferramenta antes, deve ver uma mensagem que diz O Backup do Windows não foi configurado. Clique no link Configurar backup logo em frente a esta mensagem.

Agora você deve escolher o local onde o backup será armazenado. O Windows não permite que você utilize o HD principal (C:) como destino para o backup, então você precisará de um outro HD interno ou externo (nossa recomendação). Selecione o disco e clique em Avançar.

Agora você precisa escolher o que incluir no backup. A opção padrão é Deixar o Windows escolher. Nesse caso o backup irá incluir o sistema operacional, arquivos da área de trabalho e os armazenados nas pastas padrão (Downloads, Imagens, Documentos, Vídeos, Músicas, Jogos Salvos) de cada usuário. Se tiver outras coisas que deseja incluir no backup marque a opção Deixar que eu escolha e indique-as manualmente.



Depois que tiver escolhido o que incluir no backup e onde armazená-lo, o programa irá mostrar um sumário com todas as opções selecionadas. Antes de clicar em Salvar configurações e executar backup confira em Agendamento a data e hora que o Windows selecionou para futuros backups: seu PC precisará estar ligado nesta hora, ou o backup não será feito. Você pode mudar o agendamento clicando na opção Alterar agendamento.

Por fim clique em Salvar configurações e executar backup. O primeiro backup será mais demorado mas os seguintes serão mais rápidos, já que apenas os arquivos que foram modificados ou criados depois do último backup serão copiados.

Restaurando a partir de um backup

Restaurar arquivos a partir de um backup é simples. Primeiro abra o Backup e Restauração do Windows e decida se você quer restaurar todos os seus arquivos ou apenas arquivos específicos que eventualmente tenham sido apagados ou danificados.

Para restaurar todos os arquivos clique em Restaurar meus arquivos e depois em Procurar pastas. Na lista na lateral esquerda da janela procure a pasta com o nome de seu backup. Clique nessa pasta e em Adicionar pasta. Depois de adicionar a pasta à lista de restauração, clique em Avançar e decida se quer que os arquivos sejam restaurados para seu local de origem ou um novo local. Por fim clique em Restaurar para trazer de volta todos os seus dados.

Para restaurar arquivos específicos clique em Restaurar meus arquivos e em Procurar arquivos. Navegue até sua pasta de backup e escolha os arquivos que deseja restaurar. O programa irá perguntar se você quer que os arquivos sejam restaurados para seu local de origem ou um novo local. Decida e clique em Restaurar para recuperar os dados que selecionou.

Não sabe o nome exato do arquivo que procura? Clique em Restaurar meus arquivos e use o botão Pesquisar... para fazer uma busca por palavras-chave. Localize os arquivos que quer nos resultados da busca e restaure-os como indicado anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.