terça-feira, 27 de março de 2012

Aprenda a limpar monitores LCD e de plasma sem estragá-los!

Essa dica foi sugerida pelo meu aluno e grande amigo Jeferson Nunes. então vai para ele os creditos!


O que pode? O que não pode? Acabe com suas dúvidas na hora de limpar a tela.


Não existe segredo para limpar monitores de LCD (Liquid Crystal Display), ou cristal líquido. Mas é importante tomar alguns cuidados simples ensinados por fabricantes para garantir a conservação do equipamento. A Philips, por exemplo, recomenda que não se use produtos à base de acetona, tolueno ou álcool para limpar a superfície da tela. Segundo a fabricante, estes produtos químicos causarão danos ao equipamento, como por exemplo, o desbotamento das cores.

Outra dica importante da Philips é, caso espirre acidentalmente algum líquido na tela, limpe-a imediatamente. Não deixe secar porque o tempo de exposição a líquidos pode causar deformações na superfície. Os fabricantes também alertam para prestar atenção a mudanças bruscas de temperatura que podem causar estragos aos monitores. O ar pode condensar na tela e umedecê-la. Isso resulta em danos como manchas ou marcas, além de prejudicar componentes elétricos.

Mais então como eu limpo a minha tela?

Limpeza básica

Para começar, é recomendável desligar o seu monitor. Assim, você pode observar a condição da tela e identificar os focos de sujeira. Se você perceber que há alguma sujeira mais sólida, remova-a antes de esfregar para evitar riscos. Use um pincel macio (cerdas duras podem danificar a tela) ou então ar comprimido para isso.

Se o monitor não apresenta manchas de dedos e gorduras, e você quer apenas se livrar da poeira que normalmente se acumula, um simples pano seco e macio deve dar conta do recado. A principal dica aqui é nunca fazer pressão sobre uma tela de LCD. Apenas passe o pano macio com movimentos leves e a poeira deve sair sem esforço.

Pingos e respingos de líquidos diretamente na tela do monitor ocorrem com certa frequência. Limpe-os imediatamente, de preferência com um pano ou algodão seco, pois, caso sequem, poderão deformar a tela.

Limpeza mais pesada

Marcas de dedo são comuns em monitores, praticamente inevitáveis. Se o pano seco não for suficiente, a melhor dica é utilizar produtos específicos para limpezas de telas desse tipo. Eles são facilmente encontrados em lojas de informática. Diversas fabricantes consagradas têm produtos específicos para limpeza de monitores. Há também soluções para limpeza de eletrônicos, também recomendadas, pois evaporam rapidamente e não grudam na tela. Nesse caso, procure por produtos que tenham componente antiestático, assim a poeira não gruda com tanta facilidade. Um solução caseira também pode ser usada, uma, apenas uma gota de detergente NEUTRO em um pouco d´agua, passe com um algodão em centido circular, e romova imadiatamente com um pano macio e SECO.

Apenas lembre-se sempre de nunca espirrar a solução de limpeza diretamente na tela, pois ele pode escorrer para os componentes internos do monitor e você vai tomar um baita choque. Use o spray no pano para, então, passá-lo na tela. Não é necessário exagerar na quantidade do produto.

Sempre que utilizar produtos líquidos para limpar uma tela, lembre-se de remover o excesso com um pano macio seco. Também não se esqueça de ligar o monitor somente quando ele estiver completamente seco.

E para limpar telas de plasma?

Os cuidados a serem tomados com monitores de plasma são os mesmo indicados para o caso de LCD, já que as duas tecnologias são similares. A diferença fundamental entre os dois tipos de tela é que as de plasma emitem luz individualmente em cada ponto da tela, graças a ?células? de gás neon e xenônio. Já o LCD depende do backlight, fonte de iluminação posicionada atrás da tela, para emitir luz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.