segunda-feira, 12 de março de 2012

Memória para netbooks: não compre gato por lebre


Memória de notebook pode ser utilizada em netbook? Vendedores online não fornecem informações precisas e co
nfundem o consumidor.


Quem não é técnico - caso da imensa maioria dos usuários de computadores - sabe como é difícil o processo de compra de componentes para fazer upgrade em um PC.

É importante ficar atento às especificações técnicas para não correr o risco de adquirir uma peça que, além de incompatível com o equipamento que se tem, pode até mesmo danificar o sistema.

Vários são os componentes que podem ser atualizados e cuja instalação melhoram consideravelmente o desempenho do PC.

Um HD mais espaçoso, uma placa de vídeo dedicada, um monitor, um drive de Blue-ray e, claro, o compomente mais comumente comprado, módulos de memória.

Se já é complexo definir que tipo de memória comprar, a crescente popularização dos netbooks só fez engrossar o caldo pois, se muitos usuários têm dificuldade para diferenciar um notebook de um netbook, que não dizer então, de seus componentes.

Quem procura a ajuda de uma loja especializada não terá dificuldadas. Entretando, é cada vez mais comum que usuários pesquizem o preço do que desejam em sites de comércio eletrônico antes de efetivar a compra, que tanto pode ser online ou realizada em lojas físicas.

Só que muitos vendedores online não oferecem informações completas sobre o componente e o pior, praticam preços bem mais altos aproveitando-se da falta de conhecimento do comprador. É o caso dos módulos de memória para netbooks.

Uma pequena explicação técnica
Na imensa maioria dos casos, o tipo de memória utilizada hoje pela indústria de netbooks é exatamente o mesmo adotado por boa parte dos notebooks, ou seja, o padrão DDR2, mais popular e, por isso mesmo, mais barata.

Alguns modelos mais recentes de notebooks adotaram o padrão de memória RAM DDR3, mais rápido e com melhor eficiência energética (menor consumo de energia, item importante em se tratando de computadores portáteis). Mas isso ainda é exceção.

Em caso de dúvida, confira o manual do seu equipamento ou verifique nas informações do sistema o tipo de memória instalada. Pode-se também contar com o apoio de aplicativos que fazem esse tipo de serviço, como o CPU-Z.

Ao deixar de passar todas as informações para o consumidor, os sites de venda pela web podem passar a falsa impressão de que a memória utilizada pelos netbooks é diferente daquele usada pela maioria dos notebooks, o que poderia justificar o preço maior.

Numa rápida busca na web encontramos diversos vendedores online que oferecem módulos de memória como sendo para netbooks - e de fato são -, mas sem dizer que o componente também serve para notebooks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.