sexta-feira, 11 de outubro de 2013

10 dicas para usar melhor o Chrome

Lançado em 2008, o navegador Google Chrome rapidamente conquistou seu espaço em um mercado que na época tinha dois fortes concorrentes, o Firefox e o Internet Explorer . Em sua estreia, os maiores diferenciais do Chrome eram a rapidez e o visual "limpo", com poucos botões e barras de ferramentas. 
Aos poucos, porém, o navegador do Google foi ganhando também recursos mais específicos e se tornou um browser versátil e poderoso. Atualmente, o navegador é o preferido entre aqueles que querem abrir muitas janelas sem travar o computador. 
A seguir, você confere dez dicas para usar melhor os recursos do Chrome.

Como ativar e desativar plug-ins
Seu Chrome está lento ou trava constantemente? Uma das causas desse comportamento pode estar nos plug-ins, programas complementares instalados no navegador. Uma forma de tentar deixar o navegador mais rápido e estável é desativar aqueles plug-ins que não são usados com frequência.
Para isso, na barra de endereços do Chrome, digite "chrome:plugins" ou "about:plugins". O Chrome exibirá uma janela com todos os plug-ins instalados e você pode escolher quais deles permanecerão ativos.
Como abrir uma janela anônima
A fim de visitar um site sem deixar rastros? A janela anônima do Chrome é a solução. Esse tipo de janela não grava endereços de sites, dados inseridos em formulários, senhas e nenhum outro dado. É uma boa opção também quando se está usando computadores de outras pessoas ou em locais públicos de acesso à internet. 
Para abrir uma janela anônima, vá ao botão de ferramentas do Chrome (três linhas horizontais no canto superior direito) e escolha "Nova janela anônima" ou use o atalho Ctrl+Shift+N. Essa janela é identificada por uma tonalidade rosa e por um ícone de espião no canto superior esquerdo.
Como reabrir uma janela fechada
Fechou uma janela sem querer? O Chrome pode recuperá-la rapidamente. Basta ir ao botão de ferramentas do Chrome (canto superior direito) e acessar o menu "Guias Recentes", ou usar o atalho Ctrl+Shift+T.
Como mudar a pasta de download
Quem baixa muitos arquivos por meio do Chrome já deve ter reparado que eles são salvos sempre dentro de uma pasta Downloads, dentro de Documentos. Mas essa pasta pode ser alterada. 
Clique no botão de ferramentas do Chrome e depois em "Configurações". Na tela seguinte, clique no texto "Mostrar configurações avançadas" (na parte inferior da tela) e procure o item "Downloads". Nesta opção é possível mudar a pasta de downloads.
Como agilizar buscas
Sempre que você usa uma busca fornecida por um site qualquer, ela é guardada numa lista de buscas do Chrome. Depois disso, é possível fazer buscas nestes sites diretamente da barra de endereços do Chrome, sem precisar acessar a home page do site.
Para fazer uma busca em um site sem entrar nele, basta digitar o endereço do site na barra do Chrome e, em vez de teclar Enter, pressionar Tab. O Chrome exibe então a opção de fazer buscas no site desejado a partir da barra de endereços. Lembre-se de que essa opção só pode ser usada após visitar o site e fazer ao menos uma busca em sua ferramenta padrão de pesquisa.
Como aumentar/diminuir tamanho de objetos
Quem usa o navegador em telas pequenas ou tem algum problema de visão pode ter uma navegação mais confortável com objetos maiores. Para aumentar o tamanho de letras, imagens e outros objetos na tela do Chrome basta acessar o botão de ferramentas e clicar no item "Zoom". Este item permite também deixar o Chrome em modo de tela cheia (sem a barra superior de abas e a barra inferior do Windows).
Outra forma de aumentar permanentemente o tamanho das letras é clicar no botão de ferramentas e depois em Configurações > Mostrar configurações avançadas. No item "Conteúdo da web" é possível modificar o tamanho da fonte de modo permanente.
Como ativar/desativar extensões
Além dos plug-ins, extensões podem interferir no funcionamento do Chrome. Esses programas normalmente são instalados apenas com permissão do usuário, mas podem ser incluídos como parte de instalação de programas no computador. 
Para ver as extensões instaladas e ativar apenas as necessárias, clique no botão de ferramentas do Chrome e depois em Ferrramentas > Extensões. O Chrome exibe a lista de extensões instaladas e permite eliminá-las de vez ou apenas desativá-las. Nessa tela o usuário pode também escolher extensões que serão habilitadas em janelas anônimas (por padrão, a janela anônima desativa todas as extensões do navegador).
Como limpar histórico de navegação
Vai vender ou emprestar o computador? Uma boa medida antes de fazer isso é limpar o histórico de navegação do Chrome. Para fazer isso, clique no ícone de ferramentas do Chrome e depois em Ferramentas > Limpar dados de navegação.
A tela seguinte permite apagar todos ou apenas uma parte dos dados coletados durante a navegação. Caso pretenda vender o computador, marque todas as caixas com a opção Desde o começo para não deixar nenhum rastro de seu uso do Chrome. 
Como agilizar buscas de palavras
Se quiser fazer uma busca usando alguma palavra encontrada em uma página da web, não é necessário copiar e colar a palavra no Google. Basta selecionar a palavra, clicar com o botão direito e selecionar a opção Pesquisar para buscar o termo marcado.
Atalhos úteis do Chrome
Os atalhos são uma forma prática de acionar recursos do Chrome. Abaixo você confere alguns dos mais usados.
Crtl+T - abrir nova aba 
Crtl+W - fechar aba atual 
Crtl+P - imprimir a página 
Ctrl+D - adicionar página a favoritos 
Ctrl+Shift+D - adicionar abas abertas a uma pasta de favoritos 
Ctrl+R - atualizar a página (também pode ser usado F5) 
Ctrl+F - buscar por palavra na página exibida 
Ctrl+J - abrir a aba de downloads 
F11 - modo tela cheia 
Ctrl+Shift+B - mostrar ou esconder barra de favoritos 

Uma lista completa de atalhos pode ser obtida na página de suporte do Google .

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog Prof. Carlos. Fui seu aluno na Microlins.
    Bom, peguei um Trojan Rootkit (aquele que bloqueia o gerenciador de tarefas e fica criando ícones de atualização ficam ocultos). Pelo que pesquisei, a solução seria formatar. É isso mesmo? Já rodei muitos anti-vírus, anti-rootikts e tudo mais.
    Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  2. Bom, esses foram alguns dos que já usei: Malwarebyts; Spy-Hunter (executei as ações); Hitman_Pro; Comboix; Sophos-antirootikit. Acabei de rodar o antivírus NOD32 (versão trial) e parece que resolveu. Não cria mais atalhos e tenho acesso ao gerenciador de tarefas.
    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.