sexta-feira, 2 de março de 2012

5 dicas para acelerar o Windows

O Windows conhecido por ficar cada vez mais lento com o tempo de uso. Isso se dá principalmente por erros de registro causados por aplicativos que são instalados e desinstalados. Mas outros fatores podem causar a lentidão, como serviços que rodam em segundo plano e excesso de efeitos visuais ativados.

O Windows 7 tem desempenho melhor do que seus antecessores (XP e Vista). E alguns ajustes podem aprimorar ainda mais sua performance. A seguir, o iG traz cinco dicas para melhorar o desempenho de qualquer versão do Windows. Confira.

1 – Desabilite efeitos visuais

Todas as versões do Windows vêm configuradas com diversos efeitos visuais ativos (esmaecer ao arrastar janela, miniaturas das tarefas abertas com pré-visualização, janelas transparentes no Vista, sombras no ponteiro do mouse e outros).

Isso tudo consome recursos do processador e, em um computador básico, pode contribuir para a lentidão do sistema. Para deixar seu Windows o mais simples possível visualmente faça o seguinte:

1. Vá ao “Painel de Controle” e clique em Sistema. No Windows Vista/7 clique em “Configurações avançadas do sistema” no menu lateral e no Windows XP vá direto ao próximo passo;

2. Selecione a aba “Avançado”;

3. Clique em “Configurações” na área Desempenho;

4. Na aba “Efeitos Visuais” selecione “Personalizar” e desmarque todas as caixas de seleção exceto “Usar estilos visuais em janelas e botões”;

5. Clique OK.

2 – Desative o som de entrada e saída do Windows

Toda vez que o Windows é iniciado ou desligado ouve-se uma melodia. Essas melodias são mais um processo a ser executado pelo sistema e atrasam o início do Windows em computadores básicos e avançados.

Resumidamente, nos PCs básicos o som é mais uma tarefa a ser realizada, e nos mais rápidos o computador fica aguardando o término da execução do som para dar continuidade ao procedimento escolhido. Para os sons, faça o seguinte:

Windows XP

1.

Vá ao “Painel de Controle”;

2. Clique em “Sons e dispositivos de áudio” e selecione a aba “Sons”;

3. Na lista de eventos do programa selecione “Iniciar o Windows”;

4. Na lista de sons selecione “(Nenhum)”;

5. Repita os passos 3 e 4 para o evento do programa “Sair do Windows”;

6. Clique em OK.

Windows Vista/7

1. Vá ao “Painel de Controle” e no canto superior direito mude “Exibir por” para ícones grandes ou pequenos caso esteja selecionado “Categoria”;

2. Clique em “Som” e selecione a aba “Sons”;

3. Desmarque a caixa de seleção “Tocar som de Inicialização do Windows”;

4. Na lista dos eventos de progrma de sons clique em “Sair do Windows”;

5. Na lista abaixo selecione “(Nenhum)”;

6. Clique em OK.

3 – Interrompa a troca rápida de usuário

Quando um computador possui dois ou mais perfis de usuário, o Windows pode alternar entre eles por dois métodos. O método de troca de usuário rápido é o que vem, geralmente, configurado por padrão nos micros.

A vantagem o próprio nome já diz. A desvantagem é que este método não finaliza programas abertos numa conta de usuário e quando se alterna para outro perfil estes aplicativos continuam consumindo recursos do sistema. Para mudar para o método de Logoff completo do Windows faça o seguinte:

Windows XP

1. Vá ao “Painel de Controle”;

2. Clique em “Contas de usuário”;

3. Clique em “Alternar a maneira como os usuários fazem logon ou logoff”

4. Desmarque a caixa de seleção “Use a Troca rápida de usuário”;

5. Clique em “Aplicar opções”.

Windows Vista/7

Infelizmente somente o Windows XP dispõe de uma maneira simples de desabilitar a troca rápida de usuário. Nos outros sistemas o procedimento é o seguinte:

1. Tecle o símbolo do Windows + R;

2. Digite gpedit.msc;

3. Navegue na coluna esquerda até chegar no diretório “Diretiva Computador Local > Configuração do Computador > Modelos administrativos > Sistema > Logon”;

4. Selecione na coluna direita com o botão direito do mouse “Ocultar pontos de entrada para troca rápida de usuário”;

5. Clique em “Editar” e selecione “Habilitado”;

6. Clique em OK.

4 – Desabilite a desfragmentação agendada

Desfragmentar o disco rígido a cada três meses é uma ótima maneira de garantir um bom desempenho do seu computador. Mas se esta tarefa for executada constantemente de forma automática na hora em que o computador está sendo usado, isso pode pode causar significativa perda de performance. Por isso, desabilite a desfragmentação agendada da seguinte maneira:

Windows XP

Não vem por padrão com este recurso ativo, mas não custa verificar se não foi habilitado por alguém.

1. Vá ao “Painel de Controle”;

2. Clique em “Tarefas Agendadas”;

3. Caso apareça na lista “Desfragmentador de disco” clique com o botão direito do mouse em cima e selecione “Excluir”.

Windows Vista/7

1. Abra o “Computador” no menu “Iniciar” ou tecle o símbolo do Windows + E;

2. Localize o disco rígido C: e clique com o botão direito do mouse;

3. Clique em “Propriedades” e selecione a aba “Ferramentas”;

4. Clique em “Desfragmentar agora”;

5. Clique em “Configurar agendamento”;

6. Desmarque a caixa de seleção “Executar Seguindo um Agendamento”;

7. Clique em OK.

5- CCleaner

Nosso computador possui uma série de arquivos que são registrados diariamente para armazenar informações de sistema, cookies de navegação, registros de programas instalados/desinstalados, dados de backup, históricos de mensageiros instantâneos etc. Portanto, é provável que uma hora o PC fique lento e demore para iniciar e/ou carregar seus softwares prediletos.

É importante ressaltar que muitos dados desnecessários são guardados em nossa máquina e isso diminui muito o desempenho dela. Haveria alguma forma de apagar esses arquivos para que o computador voltasse a sua forma original?

Mas é claro que sim, e de maneira muito mais prática e simples do que você imagina. O CCleaner é um programa totalmente gratuito que otimiza o sistema e remove os arquivos não necessários do computador, tornando o Sistema Operacional muito mais rápido; e como consequência, recuperando espaço no seu disco rígido. Ele possui suporte completo em português, e isto facilita muito o uso!

O que significa CCleaner?

O nome do programa é uma abreviação de "Crap Cleaner", ou seja, limpador de porcarias. Com ele, você efetua uma limpeza completa no seu PC, apagando arquivos desnecessários e ganhando mais privacidade ao eliminar os pacotes que armazenam suas atividades. E mais importante ainda: melhora o desempenho da sua máquina.

Como funciona?

Depois de instalado, execute-o, selecione os itens que deseja remover do computador — na opção “Limpeza” — e clique em “Analisar”. Imediatamente, o software faz uma busca por todo o sistema e retorna o que pode ser apagado, com o respectivo tamanho em disco que você pode recuperar.

Feito isso, clique em “Executar Limpeza” para que o conteúdo seja apagado definitivamente do

Windows. Lembre de efetuar esta tarefa com todos os outros programas fechados, uma vez que o CCleaner irá procurar arquivos e registros temporários (que podem estar em uso por algum dos aplicativos em execução).



Um comentário:

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.