quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Avast! chega em sua sexta versão eficiente, leve e grátis!

De cara nova, a Alwil Software apresenta a sexta versão do Avast! Free Antivirus, um dos aplicativos de segurança mais usados do mundo. Além da aparente mudança no visual, que chega em boa hora, o Avast! 6, ainda na versão Beta, ganhou melhorias na tecnologia de detecção de pragas virtuais.

Nesta versão 6.0 há uma melhora considerável na parte de proteção e visualização de estatísticas; desativação de varreduras enquanto o usuário joga e ou obtém conteúdos parciais em determinadas categorias de informação (P2P, transmissões em rede local, pastas e sites), evitando o desperdício de recursos da máquina varrendo arquivos incompletos.

Uma guia chamada ‘Proteção Adicional’ traz uma função chamada ‘Auto Sand Box’ para testar programas, sem a necessidade de instalar em sua máquina de forma efetiva. Isso evita que algum software malicioso prejudique a integridade do seu computador.

A compressão de arquivos está 20% mais leve, poupando recursos, isso sem contar na sua estabilidade e uma área virtual de segurança para transações bancárias. Você também poderá bloquear sites específicos, apenas inserindo a sua URL. Como ainda está em desenvolvimento, podemos esperar por mais novidades em breve.

Mesmo não sendo uma versão final, o Avast 6 Beta se mostra eficiente, com leve execução, e tendo a efetividade no combate às pragas da internet aperfeiçoada. Sem dúvida, uma boa opção para que está em busca de um antivírus gratuito.

Nova interface

Diferentemente da versão anterior, a interface do Avast passou por poucas modificações, de forma que se você já é usuário da ferramenta irá se identificar com facilidade. Ao acessar pela primeira vez selecione a opção para registro e insira os seus dados. O período de efetivação é válido por um ano.

Scanner


O scanner é a principal função de qualquer antivírus, junto com a proteção residente. Na guia “Escaneamento” o usuário tem acesso as mais diversas opções de varredura. Você pode optar por fazer check-ups rápidos, completos, parciais ou mesmo em discos removíveis. Você pode configurar uma opção para ativar escaneamentos ao iniciar o PC ou checar o histórico das varreduras.

É a partir desse menu que o dono do PC vai poder configurar as verificações rápida (Quick) e completa (Full) do Avast!, assim como escolher quais mídias removíveis e discos rígidos deverão ser escaneados na busca por vírus, cavalos de Troia e demais malwares.

De olho na estabilidade, a equipe de programadores da Alwil trabalhou bastante para que o Avast! utilizasse menos recursos do computador que sua versão anterior. O resultado disso é uma interface de usuário que, mesmo durante um escaneamento, pode ser consultada sem problemas.

Computador sempre protegido

Entre as melhorias presentes no Avast! Free Antivirus há uma ferramenta de heurística mais robusta. Existem dois tipos básicos de vírus: aqueles que já foram registrados e têm vacinas vacinas já determinadas e aqueles que não foram registrados pelos laboratórios da desenvolvedora do software, mas que apresentam perigo.

É importante manter as informações de vacina sempre atualizadas, mas também é importante ter uma ferramenta de heurística poderosa. É essa função que vai detectar quando um arquivo é malicioso, mesmo que ainda não exista uma vacina para ele.

No caso do Avast! a heurística foi melhorada para apresentar níveis mais altos de detecção quando se trata de malwares desconhecidos. Dessa forma, o usuário fica mais protegido e, na falta de uma vacina, pode colocar o arquivo possivelmente infectado em quarentena.

Proteção em tempo real

A proteção residente de um antivírus também é fundamental. Ela faz a verificação a todo momento dos arquivos que são solicitados pelo sistema operacional. Por exemplo, antes de abrir uma monografia de faculdade no AbiWord, a proteção em tempo real do Avast! vai fazer uma checagem rápida do arquivo para determinar se ele apresenta risco de contaminação para o computador ou não.

Caso não apresente, o usuário da máquina nem vai perceber que o arquivo foi escaneado. Se apresentar, no entanto, o Avast! vai tentar descontaminar o arquivo ou apagá-lo, caso realmente seja um risco para o PC e para o Windows.

O Avast! apresenta várias proteções em tempo real, como de redes de troca de arquivos P2P, comunicadores instantâneos e clientes de e-mail. Quanto mais proteções residentes foram ativadas, mais recursos serão utilizados. Por outro lado, é provável que o computador fique mais seguro, pois mais arquivos estarão sendo verificados simultaneamente, para que nada perigoso burle a segurança e infecte a máquina.

Modo silencioso

Esse antivírus apresenta muitos recursos, muitos dos quais dependem de decisões do usuários para funcionar corretamente sem causar danos ao sistema operacional. O resultado pode ser uma quantidade enorme de janelas de confirmação do Avast!, o que termina por diminuir a produtividade do usuário.

Mas no Avast! 2010 esse problema é diminuído graças ao Silent/Gaming Mode, ou Modo Silencioso/Jogos. Ao ativá-lo, o usuário não será mais abordado com janelas de confirmação e informação do antivírus, para que possa desempenhar sua tarefa ou jogar sem interrupções. O antivírus vai continuar rodando na máquina, com proteções residentes funcionando corretamente, porém sem os avisos que podem incomodar.

Mais

No TechTudo você pode conhecer ainda mais sobre esse antivírus gratuito. Em mais uma batalha de softwares, o artigo Avast x Avira desmembra o Avast para descobrir algumas de suas vantagens e desvantagens em relação a um de seus maiores concorrentes, o Avira AntiVir Personal Free. Assim, você poderá descobrir qual é a melhor opção para manter seu computador sempre saudável.

Novidades

  • Solucionado problema que fazia serviço do Avast desaparecer;
  • Melhorada performance e estabilidade no Windows7;
  • Melhorias na engine para detecção de exploits;
  • Resolvido problema de vulnerabilidade nos arquivos de licenças;
  • Pequenas alterações na interface gráfica;
  • Corrigido bug no qual o “File System Shield” verificava arquivos após eles serem abertos.

Avast! Professional Edition

Existe uma versão paga e muito mais robusta do aplicativo, chamada de Avast! Professional Edition. Além do antivírus, a versão Pro do Avast! ainda conta ferramentas antispyware e antirootkit.

A detecção de vírus é a principal forma de manter a segurança de uma máquina. O sistema residente do Avast! checa cada arquivo utilizado pelo sistema ou pelo usuário, em busca de possíveis contaminações. Caso encontre alguma, avisará ao usuário e pedirá que ele decida o que fazer com o arquivo malicioso.

Já a verificação completa vasculha todos os arquivos do PC, num nível de detalhamento bastante grande. Se algo estiver errado, o Avast! vai descobr

ir e tentar aplicar uma vacina para o problema. Caso não haja vacina disponível, ainda haverá a opção de enviar o arquivo infectado para a quarentena, onde irá esperar que uma solução seja criada pelos especialistas em segurança da ALWIL Software.

Os spywares são programas espiões que tentar obter informações sobre transações bancárias, senhas, hábitos de acesso à internet, entre outras coisas, para mais tarde enviar esses relatórios para cibercriminosos. Para evitar que isso aconteça o ideal é ter um bom antispyware, aplicativo que rastreia o disco rígido em busca de códigos espiões. A ferramenta antispyware do Avast! Pro faz tudo isso tão bem que é homologado pelo West Coast Labs, laboratório especializado em testes relacionados a segurança da informação.

O Avast! Professional Edition é atualizado consta

ntemente, e modo que tem sempre as vacinas mais recentes para combater malwares que se espalham pela internet. Um módulo especial de proteção é voltado apenas para comunicadores instantâneos e aplicativos de compartilhamento. Ele vai ajudar a proteger as informações que trafegam por redes como a do Live Messenger e do Kazaa.

Observação: o período de testes do Avast! Professional Edition dura 60 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.