quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Reparação do Windows XP

Pessoas que trabalham com manutenção de computadores ou suporte técnico, enfrentam diariamente problemas relacionados com o Windows XP, um dos problemas mais comuns é o windows parar de carregar, geralmente ele aparece o logotipo começa a carregar porém reinicia, isso também acontece quando tiramos o HD de um computador e colocamos em outro com o hardware diferente.
E para resolver essa situação muitas pessoas acabam reinstalando o Windows XP ou até mesmo formatando o mesmo, aumentando dessa maneira o trabalho e possibilidade de ocorrer novos problemas assim como perder arquivos importantes ou qualquer outro erro.
Muitas vezes o simples ato de reparar o windows resolve inúmeros problemas e facilita a vida de muitos usuários, analistas e técnicos
A reparação do Windows XP é mais aconselhável quando possuímos arquivos corrompidos do Windows. Isso pode ocorrer a medida que excluímos vírus que estão associados a arquivos e por isso estes são excluídos juntos. Já a instalação do Windows XP é aconselhável quando seu sistema está lento, pesado para abrir programas, quando há muitos vírus ou ele começa a apresentar muitos problemas.
O que precisaremos?

CD de instalação do Windows XP da mesma versão já instalada

Configurando o Boot

Insira o CD do Windows XP no seu leitor de CD.
Reinicie o seu computador, fique apertando DEL várias vezes para que você entre na tela da BIOS(geralmente azul)
“Ao entrar na BIOS, vá na aba Advanced Setup. Na opção 1º Boot selecione CD-ROM(vá apertando os sinais “+” e “-“). Após, aperte F10, digite Y e tecle Enter. Seu computador será reiniciado.”

Realizando a reparação do Windows XP

Após a reinicializarão aparecerá a mensagem: “Pressione uma tecla para iniciar do CD…“ então aperte ENTER rapidamente (você terá uns 3 segundos)

Aparecerá uma tela com 3 opções:

*Primeira opção: serve para realizar a instalação do Windows XP. Utilizaremos ela também para reparar o Windows XP (explicarei mais abaixo).
*Segunda opção: serve para reparar o Windows XP já instalado, muito utilizado quando ocorrer perda do arquivos do windows e os usuários não desejam perder os arquivos numa formatação.
*Terceira opção: sair do programa de instalação.

Para fazer a tentativa de reparação, copiando ou substituindo os arquivos corrompidos ou faltosos, entre na segunda opção, pressionando a letra "R". note que vai entrar em um digamos "DOS" assim que terminar de carregar, vai aparecer um cursos assim "C:\WINDOWS>" na frente dele digite o seguinte comando "CHKDSK /R" e de enter, vai começar a fazer a reparação, este processo pode demorar VÁRIOS minutos, após concluir digite o comando " EXIT" e veja se seu problema foi resolvido, se sim "PARABÉNS" se não ai vai a segunda tentativa.

Na primeira opção, apertando ENTER. Você deve estar se perguntando mas porque utilizar a primeira opção? Simples, porque a segunda opção é através do Console de Reparação do Windows XP e para isso teria que ensinar alguns comandos o que dificultaria a realização da reparação.

Após apertar ENTER aparecerá a segunda tela que é o Contrato de Licença do Windows XP, aperteF8 para prosseguir.

Selecione a instalação atual do Windows XP na próxima tela e pressione R para iniciar a reparação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.