O problema é que muitas pessoas não trocam a sua rede com cabos por um roteador sem fio porque nem sempre o sinal wireless é forte o suficiente, e você ainda acaba por ter uma perda significativa de velocidade em sua conexão.
Outro fato bastante comum é a variação de sinal, que às vezes só é forte próximo do roteador. Mas há várias maneiras de melhorar o sinal Wi-Fi. Confira as nossas dicas:
Primeiro passo: identificar o problema
Ele deve também ficar em uma altura elevada, como sobre uma estante. Preste atenção em paredes e objetos metálicos extremamente densos, pois prejudicam bastante o sinal.
Para testar o estado do sinal, utilize também outros dispositivos, como celulares e portáteis compatíveis com conexões wireless. Assim você pode saber se o problema parte do computador ou do roteador.
O problema é o PC
O seu computador também pode ter problemas no recebimento do sinal. O recomendável é que ele não fique no chão, e sim elevado em alguma superfície, pois ele precisa receber o sinal de maneira desimpedida. No caso de notebooks isso pode ser mais simples, já que ficam sobre mesas e a recepção acaba por ser melhor.
Em alguns casos, a placa de recepção Wi-Fi pode não ser boa o suficiente ou apresentar problemas. A resolução do problema pode ser comprar uma nova placa PCI ou um adaptador USB para recebimento de sinal sem fio. Verifique também se os drivers de todos os dispositivos estão atualizados.
O problema é o roteador Wi-Fi
Canal do roteador: os roteadores costumam vir com um padrão de fábrica. Pense que os eletrônicos sem fio utilizam, geralmente, a mesma frequência. Sendo assim, é necessário modificar o canal em que o roteador trabalha para não haver nenhum tipo de complicação no sinal. Para mudar o canal do roteador é possível usar o programa NetStumbler (clique aqui).
Atualize o firmware: acredite se quiser, mas atualizar o software de seu roteador pode fazer uma diferença enorme na qualidade da transmissão e recebimento de dados. Para atualizar o firmware do roteador você deve ir até o site do fabricante e procurar atualizações para o modelo que você tem.
Antenas do roteador Wi-Fi: elas são medidas em uma unidade chamada dBi que, de modo resumido, corresponde ao ganho de energia obtido nos planos vertical e horizontal. Quanto maior o dBi, maior e melhor o alcance das antenas que estão conectadas ao roteador. Assim, se você conseguir antenas mais potentes, os obstáculos e a distância tornam-se um problema menor.
Se você tiver um roteador que permite trocar as antenas, experimente fazer isso. A maioria deles vêm com antenas de 2 ou 3 dBi, então trocar por uma mais potente é uma boa resolução de problemas. As antenas com 12 dBi, por exemplo, custam menos do que 100 reais.
Direcione o sinal: quando o roteador wireless está ligado, o sinal vai para todos os lados. E você pode aumentar a intensidade dele ao direcionar exatamente para o local que você quer como receptor do Wi-Fi. Para isso, experimente fazer uma “gambiarra” utilizando uma lata de refrigerante, por exemplo, criando uma espécie de parábola na antena do roteador
Nada disso resolveu. E agora?
Se você já tentou configurar o computador, atualizou os drivers do roteador (que está colocado em um bom local), adquiriu novas antenas e mesmo assim o sinal continua muito ruim, a solução pode ser comprar um novo roteador Wi-Fi.
É possível que o modelo que você tem não seja muito bom. Logo, uma boa ideia é pesquisar os roteadores existentes no mercado e verificar quais deles têm melhores qualidades de sinal e funcionamento para os usuários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.