quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

HSBC é o quarto banco a ser alvo de hackers

O banco HSBC é o quarto alvo do grupo Anonymous nesta semana. A página na internet da instituição financeira foi retirada do ar por volta das 10h40 de hoje. A onda de ataques vem ocorrendo desde o início da semana e, de lá pra cá, os sites do Itaú, Bradesco e Banco do Brasil apresentaram instabilidade e lentidão nos sistemas. Mensagens sobre a ação já pipocavam nas redes sociais minutos antes da página eletrônica sair do ar: "Já é possível avistar o inimigo, se preparem para o ataque!, avisa o grupo no twitter.

O grupo diz que os ataques da chamada "OpWeeksPayment" - algo como "operação semana de pagamento de salários - tem como objetivo alertar a população brasileira sobre a injustiça e a corrupção no país. Em um dos vídeos postados na internet, o Anonymous afirma que é composto por sete integrantes com idade entre 20 e 30 anos e que parte deles são profissionais do setor de tecnologia. Os integrantes afirmam ainda que não contam com nenhum apoio financeiro: "Não queremos e nem precisamos". Ainda em um dos vídeos, os hackers ressaltam que o objetivo dos ataques é ′chamar a atenção da população e lutar contra a corrupção e desigualdade` e que não possuem objetivo `roubar informações ou explorar outras falhas de segurança dos sites`.

A estratégia para a invasão é conhecida como "negação de serviço". Nele, são organizados milhares de acessos simultâneos de diversos computadores espalhados pelo mundo - alguns acessos, inclusive, falsos - para um único servidor. Com a demanda muito acima do normal, a página da empresa fica indisponível ou lenta. Para as vítimas, esse tipo de ataque é difícil de contornar porque, para evitá-lo, seria necessário tirar a página do ar ou reforçar demasiadamente a capacidade de acesso por pouco tempo. A meta dos hackers é invadir um site de banco por dia nesta semana. Os próximos alvos seriam a Caixa e o Santander. Em conversa com a imprensa, o presidente do Santander, Marcial Portela, disse, ontem, que o banco vem monitorando e reforçando seu site desde a semana passada, por conta das ameaças de ataques.

Do Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.