quarta-feira, 11 de abril de 2012

Em paz com o Windows XP

O Windows XP pode ser mais estável e seguro do que seus predecessores (o que, vamos admitir, não é nada demais), mas é tão irritante quanto. Se você passa seus dias em frente ao XP, vai deparar com muitos detalhes infelizes que precisam ser corrigidos, desde iniciações lentas a ícones que brincam de esconde-esconde. Alguns problemas carecem de uma boa solução — embora se consiga contorná-los — e estão na nossa lista de pedidos para a próxima versão do Windows. Mas nem tudo está perdido: vou mostrar como você pode corrigir muitos pontos fracos do XP para deixar sua convivência com a computação mais próxima do paraíso.


Confusões do sistema

Os culpados pela lentidão: processos escondidos e programas demais em execução.

Acelere o boot

Problema – Você instalou alguns aplicativos novos e agora o Windows, alegremente, permite que eles carreguem automaticamente toda vez que o sistema operacional abre, fazendo a iniciação que era veloz se arrastar. Para piorar as coisas, os aplicativos novos não desativam esta execução automática.

Solução – Se você não conseguir encontrar as configurações de abertura de um programa (talvez porque elas não existam), use o Utilitário de Configuração do Sistema do Windows para bloquear a iniciação do programa manualmente. Escolha Iniciar/Executar, digite msconfig na caixa de texto Abrir e clique em OK. Selecione a guia Inicializar, desmarque um ou mais itens listados (para maior clareza, tente desativar apenas um item de cada vez), clique em OK e depois em Reiniciar. Quando o Windows reiniciar, o Utilitário de Configuração do Sistema vai aparecer em um modo de teste irritante. Se não surgirem problemas sérios, marque Não Mostrar Esta Mensagem ou Iniciar o Utilitário de Configuração do Sistema ao Iniciar o Windows e clique em OK.

Backup para a versão home

Problema –
O Windows XP Professional vem com o Backup, um utilitário de cópia de segurança básico, mas acessível (está em Iniciar/Todos os Programas/ Acessórios/Ferramentas do Sistema), que você usa no computador do escritório. Você procura incessantemente o mesmo programa de backup no sistema XP Home Edition que tem em casa. Onde a Microsoft o escondeu?

Solução – Por felicidade, o CD de instalação do Windows XP Home contém o Backup. Para instalálo, vá até a pasta valueadd\msft\ntbackup do CD, clique com o botão direito em ntbackup.msi e escolha Instalar. Se você teve a infelicidade de receber um disco de restauração de sistema com seu computador em vez de um disco real de instalação do XP, talvez tenha de caçar os arquivos do Backup necessários. Encontre a pasta valueadd\msft\ntbackup no disco rígido sob a pasta Windows. Se você tiver ativado a gravação de pacotes no seu sistema (conforme está descrito na dica Grave Agora adiante, o Backup vai funcionar até com seu drive de CD-R/RW.

Extermine arquivos temporários

Problema –
Atividades como navegar na web ou instalar utilitários podem acumular muitos arquivos inúteis na pasta Temp, que é de difícil localização (normalmente, ela fica em Documents and Settings\nome_ do_usuário\Configuraçoes Locais\Temp). Pior ainda, o Windows pula esta pasta quando você o instrui a remover arquivos temporários.

Solução – No Windows Explorer, clique com o botão direito no drive C: (ou outra unidade, se for o ca-so), selecione a opção Propriedades, abra a guia Geral e clique no botão Limpeza de Disco. Embora esta ferramenta remova arquivos inúteis e, portanto, libere espaço, nem sempre elimina todo o lixo na pasta de arquivos Temp sob Configurações Locais. Você pode ser obrigado a excluir estes arquivos órfãos manualmente: para fazer isso, feche todos os programas, vá até a pasta, pressione as teclas Ctrl e A para selecionar todos os arquivos e pressione Delete.

Revele extensões e arquivos ocultos

Problema –
O Windows XP acha que você não precisa ver as extensões de nomes de arquivos e os arquivos ocultos, mas você discorda. Além de ser uma boa informação quando pesquisa suas coisas (por exemplo, você quer saber se algumas imagens são JPG ou BMP), os autores de vírus usam a configuração padrão de ocultação para tentar fazer com que você ative o código deles. Sem as extensões de arquivo, você pode ativar SafePic.jpg.exe porque tudo o que vê no seu programa de e-mail é o ícone SafePic.jpg.

Solução – Para exibir todas as extensões de nomes de arquivos, abra o Windows Explorer, selecione Ferramentas/Opções de Pasta/Modo de Exibição, desmarque Ocultar as Extensões dos Tipos de Arquivos Conhecidos, marque Mostrar Pastas e Arquivos Ocultos e clique em OK.

Detenha usurpadores de CPU

Problema –
Você fechou todos os aplicativos, menos um, para dedicar todos os recursos do sistema a uma tarefa, mas o Windows continua lento. O que se passa?

Solução – O provável culpado é um programa ou serviço que apresentou mau funcionamento e continua rodando, embora talvez não tenha uma janela ou ícone na barra de tarefas que você possa usar para fechá-lo. Para encontrar e fechar esses programas que se apoderam da CPU, primeiro feche todos os aplicativos que estão em execução, pressione as teclas Ctrl, Alt e Delete para ativar o Gerenciador de Tarefas e selecione a guia Processos. Role a lista de processos até achar aquele que está devorando os recursos. Selecione-o e clique em Finalizar Processo. Não se preocupe com a opção Tempo Ocioso do Sistema — ela apenas mostra a porcentagem de recursos do processador que continua sem uso.

Ative a hibernação
Problema – Você quer iniciar seu notebook rapidamente. Por padrão, ele desliga totalmente ou entra em um modo de espera que consome em pouco tempo toda a bateria do equipamento.

Solução – Existe uma terceira opção, a hibernação. O Windows grava o estado atual do computador no disco rígido antes de desligar. Você obtém um boot mais rápido com a hibernação do que com o desligamento normal, sem desperdício de bateria. Mas você tem de ativar este recurso. No Painel de Controle, dê um duplo clique sobre o ícone Opções de Energia (no modo de visualização por categoria, clique em Desempenho e Manutenção e abra Opções de Energia), selecione a guia Hibernar e marque Ativar Hibernação.

Para ativar a hibernação, você precisa de três coisas: ter um volume suficiente de espaço livre em disco (recomendamos 1,5 vez o tamanho da RAM); fazer o login como Administrador ou Usuário Avançado; e instalar as atualizações mais recentes para o Windows, seus aplicativos e seus drivers. O Windows XP Service Pack 2 corrige um problema de hibernação em computadores que usam 1 GB de memória; entretanto, persistem relatos de problemas com hibernação em sistemas SP2 equipados com 1,5 GB de memória ou mais. A Microsoft admitiu o problema e informou que vai buscar uma solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.