segunda-feira, 2 de abril de 2012

Veja como testar um notebook na loja!

Você está procurando um notebook novo, encontrou três modelos que lhe agradam mas não sabe qual escolher? Faça estes testes rápidos ainda na loja para encontrar o melhor



Imagine o cenário: você precisa de um novo notebook, visita algumas lojas e encontra três modelos que lhe agradam, mas não sabe qual deles escolher. Nessa hora os testes simples abaixo, que podem ser feitos na própria loja, podem ajudá-lo a se decidir.

Note que eles fornecem apenas parte da informação de que você precisa para se decidir pela compra. Obviamente há características como o preço, design e confiança na marca, que você também tem de levar em conta e que não cobrimos aqui. Encare nossas dicas como um “critério de desempate”.

O número de testes que você poderá realizar varia de loja para loja. Em algumas você irá encontrar máquinas funcionando e prontas para o uso (e teste), enquanto em outras verá máquinas “trancadas” (protegidas com senha, ou atrás de um painel de acrílico) ou sequer ligadas.

Meu Conselho? Compre nas lojas que permitem que você experimente o produto. E evite aquelas que insistem em manter nas mesas e prateleiras computadores sujos, com teclas faltando ou telas rachadas (acredite, já vi isso!): se elas mal se preocupam em atrair o consumidor, imagine como é o pós-venda!

1. Meça o tempo de boot

Usando um cronômetro no seu relógio ou smartphone, meça o tempo que a máquina leva entre você apertar o botão de força para ligá-la e o desktop do Windows surgir na tela. Quanto menor, melhor. Demora no boot pode significar um disco rígido lento ou pouca memória, e isso irá se traduzir em mais tempo na hora de abrir aplicativos (veja o item 5), o que acaba causando irritação e frustração no dia-a-dia.





2. Confira o ângulo de visão

Olhe para o monitor de diferentes ângulos, vertical e horizontalmente. Sente-se em frente à máquina e ajuste o ângulo do monitor. Se as cores mudam com o menor movimento, a imagem fica rapidamente lavada ou perde o brilho, evite. Ela não vai ser uma boa opção na hora de ver fotos ou vídeos.

3. Fique de olho na tela

Visite um site com padrões de teste para monitores (como este) e observe a imagem sob vários níveis de brilho. As fontes pequenas são legíveis? É possível distinguir entre os tons mais escuros da escala de cinza? O tom de pele no retrato é natural? É fácil distinguir entre todas as 24 cores no canto inferior esquerdo? Tudo isso é importante se você pretende assistir filmes em seu notebook, ou mesmo retocar as fotos da viagem de férias com a família.

Veja também se o monitor não sofre com reflexos excessivos, e confira o brilho máximo (se possível, com as máquinas lado-a-lado). Embora ninguém vá usar um LCD com brilho máximo dentro de casa, isso é importante se você pretende usar o notebook ao ar livre. Quanto mais brilhante a tela, mais fácil será para ver a imagem.





4. Experimente o teclado

Este é um ponto subjetivo: pessoas diferentes gostam de teclados diferentes. O ponto chave aqui é ter certeza de que você se sente confortável com ele. Abra o bloco de notas e digite um ou dois parágrafos. Você consegue digitar rapidamente e com precisão? Ou cometeu muito mais erros do que de costume? Nesse caso, você pode estar diante de um teclado ruim.

Se a máquina estiver conectada à internet, faça um teste gratuito de digitação (leva só um minuto) em www.typingtest.com e compare sua pontuação entre várias máquinas.

5. Abra alguns aplicativos

Abra alguns dos programas pré-instalados e veja o quão rápida é a máquina nessa tarefa. Dê preferência a programas instalados em todas as máquinas que você está considerando (como o Word, por exemplo) para que você possa comparar diretamente a velocidade entre elas. Não use navegadores nesse teste, já que o tempo para “abrir uma página” depende mais da conexão de rede na loja do que do desempenho do hardware em si.

6. Analise o touchpad

Abra alguns sites e documentos e tente rolar a tela usando o touchpad. Veja se ele responde rapidamente aos seus gestos. Se for um touchpad “multitoque” abra uma imagem e experimente aproximá-la ou afastá-la (usando o gesto de pinça como em um tablet) e veja como a máquina responde. Ao fazer o teste de digitação (veja o item 4) fique atento à posição dos pulsos: a máquina ignora quando eles esbarram no touchpad (o correto), ou registra um toque e tira o cursor da posição, “bagunçando” o texto?


7. Preste atenção ao peso e à bateria

Não dá pra testar a autonomia de bateria de um notebook na loja, mas dá para tirar algumas conclusões baseadas no que os fabricantes informam: baterias são compostas por múltiplas células que armazenam energia. Se você tem duas máquinas com processador e tela similares (ex: dois Core i5 com tela de 15”) um modelo com uma bateria de “seis células” provavelmente irá durar mais que um com bateria de “três células”.

Não confie cegamente nos números de autonomia mencionados pelos fabricantes. Eles são obtidos com a máquina sob condições ideais, longe do que acontece durante o uso normal. Ao longo de anos de testes, chegei à conclusão de que você pode tirar 30% do tempo anunciado para chegar a uma estimativa de autonomia mais realista. Ou seja, uma máquina que o fabricante anuncia como tendo “5 horas” de bateria na prática deve aguentar três horas e meia sob uso típico.

Por fim, não desconsidere o peso da máquina, especialmente se você pretende carregá-la durante o dia inteiro. 300 gramas a mais podem não parecer muito no papel, mas sua coluna com certeza irá sentir a diferença no final do dia. Quanto mais leve, melhor.

FONTE: PCWORD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.