segunda-feira, 16 de abril de 2012

Veja como “ejetar” um pendrive ou HD externo teimoso


Às vezes o Windows não deixa você remover um drive “com segurança”. Aprenda o que fazer nesses casos.

Ao terminar de usar um pendrive ou HD externo num PC com Windows, o correto é clicar sobre seu ícone com o botão direito do mouse e escolher a opção “Ejetar” antes de simplesmente desplugar o acessório da máquina. Assim você dá ao sistema a chance de fechar quaisquer arquivos no drive que ainda estejam sendo acessados, e evita a corrupção de dados.

Mas às vezes parece que o Windows “se apega” ao drive e, em vez de dizer que “O hardware pode ser removido com segurança” ele diz que “Este dispositivo está sendo usado no momento. Feche os programas ou janelas que possam estar usando o dispositivo e tente novamente”. Ou seja, o sistema se recusa a ejetar o dispositivo.

A primeira coisa que você deve fazer é seguir a sugestão do sistema. Dê uma olhada na barra de tarefas ou na bandeja do sistema (a área ao lado do relógio) e veja se não há nenhum arquivo do pendrive aberto em algum programa. Fechar o arquivo geralmente resolve o problema.

Se não houver nenhum arquivo ainda aberto, tente fechar programas que já acessaram algum arquivo do pendrive, mesmo que não estejam acessando mais. Por exemplo, uma vez eu estava editando um documento do Word armazenado em um pendrive, e tive de fechar o Word inteiro, e não só o arquivo, para poder ejetar o pendrive. Fechar janelas do Windows Explorer também pode ajudar.

Se nenhuma destas dicas funcionar, o jeito é apelar para o processo mais demorado: desligue o PC, desconecte o pendrive e ligue o PC de novo.

Mas se o problema acontece com frequência, tente baixar e instalar o Unlocker, disponível gratuitamente em versões para sistemas de 32 ou 64 Bits. Preste atenção ao instalá-lo e rejeite as ofertas de software extra que vem junto, como a Bing Bar.

O programa foi projetado para auxiliar na exclusão de arquivos que o Windows não permite que sejam apagados porque estão em uso, mas também ajuda na remoção de drives. Se o Windows não lhe disser que o hardware pode ser removido com segurança, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do drive na janela Computador e escolha a opção Unlocker no menu. Ele vai mostrar uma janela com todos os programas e processos em andamento que estão acessando o drive.

O Unlocker tem botões como Kill Process e Unlock, que permitem forçar o encerramento de um programa ou processo e então “liberar” o arquivo para exclusão. Mas não precisa ser bruto: simplesmente anote o nome do programa que está acessando o drive e feche-o normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.