terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Como prevenir que seu computador Fique Lento com o Passar do Tempo!


Se você é usuário do Windows, é bem possível que em algum momento tenha reclamado que o PC estava mais lerdo do que uma tartaruga. Esse sentimento é compartilhado entre muitos adeptos do sistema operacional da Microsoft e, por consequência, é um dos argumentos mais usados por quem apoia os softwares livres para convencer outras pessoas a seguir essa filosofia de “vida virtual”.

Deixados os diferentes pontos de vista de lado, depois que a explosão de raiva passa (e a máquina consegue finalmente rodar o programa executado), surge a curiosidade Mas como prevenir que isso aconteça com a sua máquina?

Basicamente, é preciso mudar alguns "comportamentos" e fazer limpezas frequentes no computador.

Conforme as sutis dicas deixadas ao abaixo do texto, você deve ficar atento para:

  • Eliminar o carregamento de programas desnecessários com o Windows;
  • Evitar a execução de softwares em segundo plano que você não esteja utilizando;
  • Procurar diminuir a incidência de instalação e desinstalação de programas apenas por curiosidade; e
  • Realizar a desfragmentação dos discos e a limpeza de arquivos temporários com frequência.

O Baixaki conta com uma ampla variedade de softwares que facilitam essa faxina no computador. Por exemplo, o CCleaner e o Advanced SystemCare são ótimas ferramentas para a limpeza de dados desnecessários e a correção de entradas inválidas no Registro do Windows.

O Auslogics Disk Defrag possui recursos poderosos para uma desfragmentação eficiente do seu disco de armazenamento. Para finalizar, o Revo Uninstaller oferece mecanismos que eliminam completamente softwares do seu computador.

Mais uma dica pode ser de bastante relevancia, no desempenho inicial do seu computador, e é rápido e facil de fazer.

Alguns programas que iniciam com o Windows são de extrema importância, no entanto à medida que instalamos novos programas é possível que esses também queiram se iniciar juntamente com os arquivos do Windows.

O excesso de programas “disputando” espaço na inicialização faz com que o Windows processe mais devagar a inicialização, prejudicando e muito o desempenho do computador.

O MS Config é um comando que já vem com o Windows, ele é responsável pelos programas, serviços e configurações que inicializam junto com o Windows.

Mãos à obra!

Para abrir o Utilitário de Configuração do Sistema (MS Config), clique em Iniciar e depois em Executar.

Na caixa que aparecer digite: msconfig e tecle ENTER.

Aparecerá uma tela, clique na aba Inicializar.

Dentro da aba Inicializar, desmarque as opções que você não deseja e deixe marcada as que você deseja. Recomendo marcar apenas as que você conhece e sabe que não afetarão o Windows, sempre confira a localização do arquivo.

Nunca desabilite as opções do sistema, cujo Local está em C:WINDOWS, também evite desabilitar arquivos cuja identifação é desconhecida por você.

Caso tenha algum arquivo que você desconfia de ser algum tipo de vírus, peça ajuda em um fórum especializado. Eles geralmente pediram que você poste um log do HijackThis.







Um comentário:

  1. Tem um programa chamado PC Faster que otimiza as configurações de sistema e diminui o tempo de resposta de componentes como placa de vídeo e disco rígido, altera efeitos visuais do Windows que consomem muita memória, e ainda tem ferramentas que ajudam a melhorar o desempenho da internet. Quem não conhece, deveria experimentar. O link é esse: http://www.pcfaster.com/pt/?opblg=1

    ResponderExcluir

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.