segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Suas informações nas mãos de estranhos

Um dos riscos mais comuns que os usuários correm, em especial quando utilizam máquinas em locais públicos, é o da cópia de informações privadas. Você pode não perceber, mas sempre que você utiliza um arquivo a partir de um pendrive, diversos tipos de informação são trocados entre o dispositivo portátil e o PC.

É bem provável que um desses arquivos de sistema fique gravado no computador, mesmo após a retirada do dispositivo USB, e é aí que mora o perigo. Eventualmente, dados que você não gostaria de compartilhar podem ficar disponíveis na máquina e, nas mãos de pessoas mal-intencionadas, podem causar diversos tipo de problemas para o usuário.

Uma das maneiras de se descobrir quais foram os arquivos de sistema que ficaram armazenados é utilizando o aplicativo USB Dumper. Sua missão é informar ao usuário exatamente onde eles ficaram armazenados para que você possa removê-los.No entanto, como se tratam de arquivos de sistema, é possível que muitas vezes você não tenha acesso a possibilidade de apagá-los. Nesse ponto o programa também pode lhe auxiliar, já que conta com uma função que permite criptografar os dados gravados.

Se você quer garantir a segurança completa na criptografia, outra boa alternativa é recorrer ao poderoso TrueCrypt. O aplicativo ficou conhecido no Brasil em 2008, durante uma operação da Polícia Federal. À época foram apreendidos cinco discos rígidos do banqueiro Daniel Dantas, acusado de crimes financeiros.

Todos os drives haviam sido criptografados utilizando o TrueCrypt. A eficácia do software é tamanha que, dois anos depois do ocorrido, ainda não se conseguiu ter acesso aos dados gravados e nem mesmo o FBI e a CIA foram capaz de violar o código.

Além deles outro aplicativo do gênero bastante eficaz é o Bitlocker To Go Reader. Ele não só criptografa os dados como também protege os arquivos presentes no dispositivo USB com senha, garantindo assim que somente você tenha acesso ao conteúdo, mesmo que o pendrive seja perdido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.