sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Claro inaugura 3G+ no Brasil inteiro

A Claro anunciou nesta quinta-feira (15) a disponibilidade imediata de sua rede HSPA+ em todo o Brasil. De acordo com a operadora, inicialmente, em caráter promocional, todos os clientes de planos com 3G terão direito ao acesso mais rápido por meio da banda larga móvel. Para desfrutar totalmente o HSPA+, no entanto, é preciso ter um dispositivo móvel compatível com a tecnologia.

Embora o nome técnico seja HSPA+, a Claro optou por chamar a tecnologia comercialmente de 3G+. Depois de realizar upgrade tanto no hardware como no software, a operadora informa que a tecnologia foi liberada para o Brasil inteiro; mais de 700 municípios têm cobertura, portanto. A velocidade média prevista pela operadora ficará em torno dos 3 Mbps, mas os consumidores poderão vivenciar picos de conexão na casa dos 6 Mbps.

Diferentemente da Vivo, que anunciou a rede
HSPA+ em novembro, a Claro optou por liberar as velocidades mais elevadas para todos os clientes de planos 3G de banda larga móvel. A empresa frisa que se trata de uma oferta promocional devido à inauguração da rede atualizada, mas não diz quando a oferta expira (ou mesmo se vai expirar).

Segundo o comunicado enviado por eles, a Claro vai investir sozinha R$ 3.5 bilhões em melhorias de produtos, serviços e infraestrutura até o ano que vem. Para o HSPA+, a operadora diz que está construindo uma rede IP com mais de 8 mil roteadores. A Claro aposta na fibra ótica como meio de transporte prioritário para a rede.

Há quem classifique o HSPA+ como 3.5G, uma tecnologia intermediária entre o outrora almejado 3G e o aguardado 4G. Em comunicado, a Claro afirma ser a operadora mais bem preparada para implementar o 4G no país. Mas por enquanto eles ficam no HSPA+ mesmo.


2 comentários:

  1. O 3g na minha cidade cambui mg apesar de já existir não funciona tenho um galaxys ace e tô esperando pelo 3g será que dá pra ser?

    ResponderExcluir
  2. O 3g na minha cidade cambui mg apesar de já existir não funciona tenho um galaxys ace e tô esperando pelo 3g será que dá pra ser?

    ResponderExcluir

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.